As empresas chinesas já não são tão mal vistas como em algum tempo atrás, exemplo: Dizer que se adquiriu um produto ou serviço chinês tem hoje um significado diferente do que tinha alguns anos atrás. Grandes empresas do setor de tecnologia e de serviços digitais são as principais rações por essa mudança de percepção, que associa as marcas chinesas com novos e mais positivos conceitos, como inovação, velocidade, qualidade e o mais importante para os consumidores: Custo x benefício.
Dentre as 30 principais marcas chinesas com maior presença global estão a Lenovo, Huawei e Alibaba. São elas que estão ajudando a promover essa nova ideia, figurando nas três primeiras posições do ranking BrandZ. Dentre as empresas listadas no ranking, é importante destacar que 40% do poder dessas marcas provém dos setores de eletrônicos de consumo – com a Lenovo (1º lugar), Huawei (2º) e Xiaomi (5º) – demonstrando a força das marcas chinesas no mercado de eletrônicos globais.
De acordo com as últimas pesquisas realizadas pelo Kantar, foi possível perceber que os consumidores estão reconhecendo que a qualidade dos produtos chineses tem aumentado significativamente, o que faz com que eles passem a considerar mais as marcas baseadas em relação custo-benefício que elas trazem, ao invés de qualquer fama ou tradição associada à marca.
É notável que nos últimos meses houve um aumento significativo da presença de marcas chinesas no mercado global, especialmente depois que surgiram lojas online que facilitam a importação de produtos originados do país, o que facilita também a expansão do mercado desses produtos. Talvez essa possa ser uma grande oportunidade essas marcas apostarem em expansão para mercados globais, especialmente se houver comunicação que destaque as qualidades e a relevância dos seus produtos.
Se você fazer uma breve comparação com outras marcas globais ou locais, as marcas chinesas estão sendo cada vez mais reconhecidas pelo consumidor, o que facilita a aquisição de seus produtos. De modo geral, vemos que, aos poucos as marcas vem transformando essa percepção do público, demonstrando que seus produtos podem oferecer as melhores relações custo-benefício para o consumidor final.
14 Comentários
Em 1900 e alguma coisa corria de produtos paraguaios (chineses) e hoje muitos produtos chineses me encantam.
O mundo muda….
Lenovo Vibe K6 950 reais e é melhor que muito celular de 1500. To muito satisfeito com esse aparelho.
Até o Sulfeice Phone vai ser feito na China.
Obg Chineses por reproduzirem em grande escala. seu trabalho escravo ajuda e muito o meu bolso
Amigo, nos anos 80 e antes, o salario mínimo era de 60 dolares. Nem por isso nos tornamos uma potencia mundial. Não existe mão-de-obra mais barato que na África, mas não produzem nada…. então, não caia no conto da mão-de-obra escrava. Essa é a conversa da Tv e dos politicos para justificar porque o Brasil não consegue crescer industrialmente. A razao dos precos baixos é em primeiro lugar, zero imposto para produtos exportados. Zero imposto na cadeia produtiva. ( No Brasil, cada transacao entre duas empresas é taxada. Ex. Compra de mat. prima, beneficiamentos, etc) . Zero encargos sociais. Infraestrutura ( No Brasil , pra transportar algo, custa seguro altissimo, prejuizo nas estradas esburacadas, combustivel super-taxado) Energia elétrica sem alta carga de impostos. Mão -de-obra qualificada e bem educada, juros baixos para o financiamento do empresario. Alto indice de automacao na industria e por fim, moeda nacional desvalorizada.
Com tudo isso, um produto fabricado na China pode custar a metade do preco de um produto fabricado no Brasil. Por fim, o produto dá a volta ao mundo, frete, chega aqui , é taxado na estratosfera e mesmo assim ainda é mais barato que o brasileiro… Tá certo que a protecao social na China é menor, como é menor nos Estados Unidos, mas eu nunca vi americano querer vir pro Brasil pra ser empregado.. nem chines… o chines vem pro Brasil pra ter seu pequeno negócio ou ser empregado de outro chines. Esses sim sao uns coitados pois a maioria vem do interiorzão da China pra ser explorado por seus compatriotas … não vem os educados nem os que trabalham em cidades industriais.
Sempre torce o nariz sobre esses produtos chineses, mas não dá mais pra fugir. Como comprei um celular da Xiaomi a poucos dias, e estou aguardando a entrega, tenho acompanhado muitos fóruns e grupos sobre esse produto (inclusive já te vi no grupo do Facebook) e vejo que a galera tá apostando muito nessas marcas chinesas, aqui no brasil acho que a mais forte é a Xiaomi. Acho uma baita cagada eles saírem do Brasil oficialmente, mas vejo que o povo continua apostando na marca mesmo assim. Se eu aprovar a qualidade do meu aparelho, me arriscar a nunca mais comprar aparelhos aqui, tava com um Galaxy S7 e acabei vendendo, peguei um Zenfone 2 Laser e tô me virando com ele até meu redmi Note 4 chegar, minha mulher tá com outro galaxy S7, mas ela tem o dom de quebras um celular a cada seis meses, na assistência de um amigo meu fica quase 800 reais pra arrumar, e o cara disse que me dá mil reais do jeito que ele tá, tô só esperando o meu chegar e vou pedir um pra ela também, mas tô pensando no Redmi Pro.
Mas assim, se ela quebra um a cada seis meses ficará difícil ter um xiaomi, já que não temos assistência, infelizmente.
Muito pelo contrário, assistência tem, não tem garantia ne. Tem uma rede de assistência técnica que atende aparelhos da Xiaomi, inclusive onde moro tem essa empresa. O nome e Conserta Smart, é uma franquia e tem em todo Brasil.
Ah, bom então. Tô esperando o meu chegar, mas por aqui ainda nem procurei saber sobre assistência, espero não precisar.
Pois é, eles dão assistência para aparelhos da Xiaomi. Então menos mal.
Para eles terem saído deve existir uma boa razão, como eles praticam preço menor, aqui, evidentemente eles não iriam conseguir isso.
Sim, aqui tem q se pagar altas taxas de imposto$$$$$$$$$!!!
Uanderson faz uma materia alertando aos usarios de Mi Band 2 para não atualizarem o firmware delas para a versão 1.0.0.53 (a partir dessa versão o sensor de batimentos cardiacos não funciona nos usuarios de pele escura).
Já temos um artigo aqui sobre esse problema man.