Desde que a Lenovo passou a comandar o desenvolvimento e produção de aparelhos da Motorola, a marca nunca mais foi a mesma. Na verdade, a Motorola era bastante reconhecida por trazer atualizações de forma rápida e eficiente para seus smartphones e isso acabou desde a linha Moto G4. Recentemente, muitos usuários começaram a reclamar o fato do Moto G200 não receber ao menos duas grandes atualizações, levando-se em conta do aparelho ser um top de linha.
Quando lançado, tanto o Moto G100 quanto o Moto G200 recebeu uma previsão de receber apenas uma grande atualização do sistema, isso é, os aparelhos saem de fábrica com Android 11 e até já receberam há alguns meses sua única e última atualização para o Android 12, incluindo também atualizações de segurança.
O que parece inadmissível para os usuários, é o fato do Moto G200 ter sido lançado como um smartphone top de linha, com hardware de ponta, custando acima de R$3.900,00 e ainda assim receber apenas um ano de suporte no quesito software. Parece um tiro no pé da própria fabricante, mas a companhia não parece estar preocupada com isso.
Questionando a Motorola:
Li que o Moto G200 (Android 11) recém lançado, top de linha familia GXXX com SOC mais atual (888+) so perdendo para o Edge X30 (8Gen 1) , mas que só teria uma atualização do Android que no caso irá morrer no Android 12 como o moto G100, mas pelos valores e serem smartphones tops e caros no padrão brasileiro não seria correto a Motorola dar 2 atualizações do Android pelo menos até o Android 13, já que vi que a linha Edge terá 2 atualizações. Não achei justo essa politica de atualizações, pois tem hardware que suportaria. A Motorola/Lenovo teria como estar abrindo uma exceção nesse aparelhos (G100, G200)?
Resposta:
Obrigado por compartilhar a sua opinião conosco. Não recebemos informações referente à previsão ou quantidade de atualizações do Android que o Moto G200 receberá, de uma forma geral, você pode acompanhar os principais detalhes sobre a atualização mais recente para o seu smartphone Nesse Link. A Motorola costuma informar aos consumidores do modelo sempre que há uma atualização próxima de ser lançada, é só ativar as notificações do aplicativo Hello You para não perder nenhum detalhe.
Por outro lado, acredito que os usuários não deveriam se preocupar tanto com o update do Android 13, especialmente nos aparelhos Motorola. Basicamente, é uma atualização incremental. Não há nenhuma alteração na interface e nenhum recurso inédito. A mudança do Android 11 para o 12 já foi muito significativa e por isso não deve haver novos recursos a curto prazo. Diante disso, não se vê motivos para querer atualização do Android 13 a todo custo ou criar discussões sobre o assunto.