A quatro anos atrás o mundo conhecia os primeiros detalhes sobre o primeiro sistema operacional produzido pela Mozilla, o Firefox OS. Com uma estranha proposta, o sistema open source baseado no Android apostava nos impopulares web apps, o que certamente não agradou muito aos consumidores. Após permanecer completamente apagado nos anos seguintes, a Mozilla finalmente anunciou a finalização do desenvolvimento do sistema móvel, mas a raposa continuou viva ao alimentar outros tipos de dispositivo.
O sistema baseado essencialmente em HTML, CSS e JavaScript era extremamente leve, resultando em um ótimo desempenho em dispositivos de entrada, até mesmo com 128MB de RAM. Isto tornava a solução ideal para gadgets vestíveis e IoT, mesmo que o esbarrasse no eventual problema de sistemas novatos: aplicações. Desta forma, o potencial da sua construção não foi o suficiente para fazer com que o Firefox OS fizesse frente a soluções Web OS, Tizen e Android Wear nestes segmentos, afundando ainda mais esta divisão da Mozilla.
Assumindo a derrota
Finalmente a companhia desistiu da disputa e anunciou o fim do desenvolvimento do sistema em todos os seus núcleos, abandonando completamente estes mercados. Atualmente, o único dispositivo comercializado a rodar a raposa é o Televisor Panasonic 4K, que utiliza uma versão customizada do sistema.
Após demitir todo o time de produção composto por aproximadamente 50 funcionários, a empresa oficializa o fim do Firefox OS através de um depoimento que fala explica qual era a visão da companhia para a proposta frustada:
“Nós mudamos a nossa abordagem interna para a oportunidade da internet-de-coisas ao recuar de um foco no lançamento e dimensionamento de produtos comerciais para focar em pesquisa e desenvolvimento avançado, dissolvendo nossa iniciativa de dispositivos conectados e incorporando nossas explorações de IoT em um foco ampliado em tecnologias emergentes. “
Ainda que os consumidores brasileiros não tenham tido a oportunidade de conhecer profundamente o sistema da Mozilla, é triste ver mais uma ideia interessante morrer na praia. A competição no mercado é sempre saudável, principalmente quando as opções a cada dia se tornam mais escassas.
36 Comentários
Toda a linha de Smart TV da Panasonic usa o Firefox OS e não apenas Smart TV da Panasonic 4K, quem comprou uma smart tv da panasonic agora se ferrou!!
É uma pena, muito difícil um novo sistema operacional se destacar em smartphones e os consumidores ficando cada vez com menos opções ( de software obviamente) lembro uma vez que lendo uma matéria um cara da Nokia disse que O mundo não poderia estar dividido entre Android e ios e por isso que deveria haver uma terceira opção no mercado, na época eu não intendia bem o que isso queria dizer achei que era bobagem, mas hoje eu intendo bem o que ele quis dizer
Esse sempre pareceu fraco. Quem parece bom é o ubuntu e o sailfish
Há uns anos a Vivo chegou a disponibilizar um aparelho com Firefox OS. E fazia até um razoável marketing sobre. Mas o problema dele era com certeza a questão de apps. E quem já tem um iPhone e Android já estão acostumados a ter uma grande gama de bons apps pra usar. Então, fica difícil a pessoa trocar por SO que (se não me engano) tinha uns apps muito básicos e ainda por cima eram webapps q num geral não agrada tanto. Enfim, a proposta era boa, mas não convenceu os usuários. Uma pena.
Infelizmente… https://uploads.disquscdn.com/images/0678757d7703e0eaeea82959390f4607fff1f2d39a8ae504ef98b3ab3dada650.jpg
Daqui a pouco vai ser o W10 Mobile
https://uploads.disquscdn.com/images/9047d21ab88a25aed705e6e492a0649916d239812ff949be1cfb9315d59472b9.gif
Existe windows 10 Mobile?
Aaa.. mais nao vai mesmo amigo… Nem q ele fique de morto vivo, mais morrer por completo nao..
Ruim demais notícias assim, faz as outras S.O se acomodarem
Um SO q parecia legal era o ubuntu
https://uploads.disquscdn.com/images/59209218aad77628e585bedbd325d5344e6ce9f0f6d61ada7bdc28bf36b5c060.jpg
Sailfish
https://uploads.disquscdn.com/images/d43f733f549ae4df84933b506f5f3b5c752dce2c2c616ea0c535d7f406d8646d.jpg
próximo é o 10 mobile kkk
https://uploads.disquscdn.com/images/32285da244fc42a8e5c2bdf33f19c11297b4f19a714259278194b548a586fb50.gif
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk..
Jaja vai ser o 10 mobile kkk
https://uploads.disquscdn.com/images/3d7a29d3d898c195bd2d4a445730e7496a6de1b8f6dd0e8b14f66dffbf532aa5.gif
Realmente uma pena.
Tinha tudo para ser um ótimo sistema. Talvez o único a realmente se importar com a segurança e privacidade do usuário.
E ainda há pessoas que acham que Apple, Google e Microsoft são muito diferentes nesse sentido. Pura ilusão.
Android é o melhor sistema do mundo e tem apps….. agora vejamos se esse comentario sera removido
Nesse site são dez mortes ou mais todos os dias
A competição de mercado é saudável, mas enquanto os consumidores forem acomodados e tiverem medo de mudar e experimentar o novo, esse tipo de noticia sempre vai rolar. Muito triste, eu tive muito desejo de experimentar esse OS
A questão é: estarem com medo ou estarem satisfeitos com o SO que estão usando?
Provavelmente satisfeitos mesmo.
Quem tem um iPhone, não tem do que reclamar.
Quem tem um Android e é leigo, não tem do que reclamar, afinal, o sistema hoje é maduro o suficiente para bater com o iOS de frente.
Quem tem um Android e é um usuário mais avançado, tem um prato cheio para brincar.
Quem tem um Windows Phone, provavelmente é um fã da plataforma, portanto também deve estar satisfeito.
Tem para todos os gostos e bolsos, o resto é choro de fanático.
Isso mesmo. A maioria esmagadora dos usuários não quer saber de sistema operacional nem nada desses termos, apenas querem os aplicativos que estão na moda, e isso é uma coisa que Android e iOS disponibilizam pros usuários.
Quem tem Windows Phone provavelmente é um fã ou uma vítima do Nadella.
Talvez um pouco dos dois, mas mesmo nao estando satisfeitos, as pessoas tem medo de mudar
Em time que está ganhando não se mexe
Eu gosto dos 3 e queria mais um, mercado é igual a coração de mãe, sempre cabe mais um ainda mais eu que desenvolvo apps
O problema é que são poucos aparelhos com outros SO’s, e em poucos mercados. Então fica difícil até mesmo experimentar.
Sim, isso complica ainda mais. As fabricantes também nao querem sair da zona de conforto e nem correr o risco de perder dinheiro
Sim, mas não querer correr esse risco é meio que óbvio, até porque todas elas já tem risco de prejuízo com uma plataforma consolidada (refiro-me ao Android nos dias atuais). Imagina elas adotando um novo SO, tendo que convencer os consumidores à adotá-lo, tendo a necessidade de elevar o marketshare para que os desenvolvedores passem a fazer aplicativos para ele, e, como consequência disto, haver o risco de usuários abandonarem a plataforma justamente pela ausência de aplicativos. Não faz sentido correr esse risco! Hoje um novo SO só vai se destacar se surgir uma nova demanda no mercado que somente este consiga entregar. E nada indica uma nova demanda para os próximos anos…
Acomodados e preguiçosos sim, medo eu não diria com tanta convicção
As empresas nao tem ousadia para “bancar” um sistema novo. A Microsoft tinha a faca o queijo o doce de leite e a goiabada na mao e arregou.
Rapaz, eu tive a oportunidade de usar, achei o Firefox OS Androidizado!
As pessoas consomem oq é melhor pra elas. Não sabia q existiam cotas de vendas pra igualar o poder de todos os sistemas. Perdão Firefox OS