Já que a Google insiste em não produzir um app oficial do YouTube pra Windows Phone, e já que a Google boicotou o app “oficial” que foi feito pela Microsoft, então outras desenvolvedoras criaram apps que chegam até a serem melhores que o app oficial para outras plataformas, como por exemplo o Tubecast e o MyTube, que são os mais conhecidos.
Mas como se não bastasse não criar o app oficial, a Google anunciou uma atualização de API que vai dificultar ainda mais as coisas para o nosso lado. A API que está na versão 2 será descontinuada no dia 20 de Abril, e a partir dessa data, provavelmente todos os desenvolvedores devem atualizar seus clientes do YouTube para a versão 3 da API, que traz várias limitações, dentre elas:
- A nova API não suportará a aba “Minhas inscrições”. Ou seja, você estará restrito à página inicial do YouTube que mostra apenas vídeos recomendados pra você, que podem ou não ser de canais em que você se inscreveu.
- Não será possível mostrar na pesquisa de vídeo o tempo dos vídeos, nem quantas visualizações cada vídeo tem. Isso serve também para os vídeos recomendados que aparecem geralmente acima ou abaixo dos comentários de um vídeo.
Agora a pergunta é: Porquê? Será que é mais uma forma de boicotar os usuários do Windows Phone, pra que eles desistam do sistema e se voltem para o Android? Pode ser. Mas sempre haverá o site mobile do YouTube que tem tudo o que a Google quer tirar dos clientes para Windows Phone.
Fonte: Windows Central