Satya Nadella substituiu o ex-CEO Steve Ballmer em 2014 e, logo depois fez a aquisição da divisão móvel da Nokia, mas em seguida acabou desistindo de tudo para focar em setores mais lucrativos para a empresa.
Em entrevista ao Business Insider, Nadella foi questionado sobre um erro estratégico ou uma decisão errada tomada da qual possa se arrepender, Nadella responde:
A decisão sobre a qual muitas pessoas falam – e uma das decisões mais difíceis que tomei quando me tornei CEO – foi a saída do que chamarei de telefone celular, conforme definido na época. Em retrospecto, acho que poderia ter havido maneiras de fazer isso funcionar, talvez reinventando a categoria de computação entre PCs, tablets e telefones.
Por volta do ano de 2016 e 2017 a Microsoft oficializou a morte do Windows Phone quando muitos presenciavam a falta de novos harware embarcando o sistema operacional e atualizações medíocres sem correções reais e sem novos recursos. Desde então, a Microsoft fez parceria com a Samsung, vendendo dispositivos da marca e incluindo apps nativamente neles. A Microsoft também lançou dispositivos com o sistema Android, como o Surface Duo e Surface Duo 2.
Resumidamente, tanto o atual CEO da Microsoft como os anteriores já chegaram a admitir que a empresa cometeu um erro grave em não se concentrar nos celulares no tempo oportuno antes do boom entre 2008 e 2010. O cofundador e ex-CEO da Microsoft, Bill Gates, disse que seu “maior erro de todos os tempos” foi a Microsoft perder para o Android.
Steve Ballmer também admitiu em 2013 que se arrependia de não ter se concentrado nos setor móvel antecipadamente: “Lamento que tenha havido um período no início dos anos 2000 em que estávamos tão concentrados no que tínhamos que fazer em torno do Windows [Vista] que não fomos capazes de realocar talentos para o novo dispositivo chamado telefone”. “Essa é a coisa de que mais me arrependo.”
Atualmente, a empresa está constantemente atualizando seus aplicativos oficiais na Play Store e App Store para conectar aparelhos Android e iPhone ao Windows.