Quando foi adquirida pelo Google, a divisão Motorola contava com 20.000 funcionários. Três anos depois, no ato da venda para a Lenovo o quadro já havia sido reduzido para apenas 3.500. Hoje, os chineses mantém apenas 1.200 desse quadro. Pouco demais não é? Pois bem, esse número vai encolher ainda mais.
De acordo com um comunicado oficial por parte da Lenovo, a empresa pretende reduzir mais funcionários dos seus 700 que se encontram em atividade na fabrica de Chicago, deixando apenas quinhentos colaboradores. Isso se deve pelo fato de que a central nos EUA será definitivamente fechada e a Lenovo deve manter apenas a linha Moto e seus assets, transferindo toda a produção para a China para manter contratos de produção somente com a Foxconn, o que fica bem mais em conta do que empregar mais funcionários.
As demissões citadas acima, é apenas uma parte do que a Lenovo declara em seu comunicado oficial:
“A Lenovo anunciou hoje uma ação de recursos que impacta menos de dois por cento de seus aproximadamente 55 mil empregados em todo o mundo. A maioria das posições que estão sendo eliminadas fazem parte da estratégia de integração entre a Lenovo e seus negócios de smartphone da Motorola, enquanto a companhia alinha sua organização e agiliza seu catálogo para competir de uma melhor maneira no mercado global de smartphones.
A Lenovo está também realizando ajustes em outras áreas de negócios como parte de seu contínuo esforço em gerenciar custos, melhorar a eficiência e apoiar a melhoria contínua no desempenho financeiro global. Essas ações nunca são fáceis, mas são parte necessária de nosso esforço contínuo para garantir crescimento rentável a longo prazo em todos os nossos negócios.
A Lenovo está absolutamente comprometida com Chicago e planejamos manter nossa sede da Motorola Mobility lá. A cidade possui uma merecida reputação por excelência técnica e esperamos aproveitar o talento local para continuar a desenvolver os produtos Moto na região.”
Nos últimos tempos temos visto diversas empresa realizando mudanças drásticas em seus setores, mudanças globais por sinal. Ao que parece, todas essas mudanças de estratégia se deve pelo fato de que a competição está cada vez mais acirrada entre elas e, sendo assim, todo tipo de economia se deve por em prática.
19 Comentários
Lenovo esta afundando a Motorola
A Motorola quando foi adquirida pela Google tinha 20.000 funcionários, demitiu 16.500 funcionários, a Lenovo pegou a Motorola reduziu para apenas 1.200 funcionários e ainda vai reduzir mais, e ninguém fala nada (incrível isso), a MS fala que vai reduzir o quadro e é o fim do mundo, que o sistema acabou, que faliu. Bem, a restruturação das empresas começa sempre pelo corte de gastos e otimizações dos processos, onde se tinha 4 pessoas hoje apenas uma supre o serviço, ou aliás, dependendo da automatização não precisa nem de uma pessoa sequer.
O fato é que a MS sempre pública seus movimentos em tudo ao contrário da Google e outras empresas, aí alguém me vem e fala que a MS desrespeita o cliente porque não atualiza seu sistema: caramba, que m**** é essa? Parem e observem quantas atualizações quem tem Android e iOS recebem, a quer mais atualização, entra no programa “insider”, é legal, claro que tu vai ter alguns bugs e tal, mas veja que as vezes a MS lança 2 atualizações em uma semana, sabe o que é isso, chama-se comprometimento com o desenvolvimento do OS.
Não quero e nem devo comparar um sistema com outro, mas temos um sistema da MS muito mais leve, roda com memória atolada em quanto o Android “buga” sem nem zerar o espaço, um iOS que até roda, mas vez ou outra “buga” também, sem sermos hipócritas vamos parar e pensar com o bom senso, aqui em casa tenho um aparelho Android (da minha filha, já minha esposa e filho prefere WM da MS) e um MS para efeitos comparativos, sinceramente, em muita coisa o WM10 da uma lavada terrível no Android do Z1 de minha filha, sempre tem algo que não funciona perfeito, tanto em Android e também no WM10. Vem outra pessoa e me fala “a não quero um lumia ououtro aparelho com Windows porque não tem Pokemon Go”… pelo amor de Deus, se a finalidade do cara é jogar Pokemon, e se só isso, estamos em um mundo com a máxima falta de senso, ou a alienação mental tão grande de modo que se você tem um “lanterninha” e não pode comprar algo melhor o resto é ruim, se você tem um Android e não tem WM o que presta é Android e vice e versa, o cara tem WM e já julga o Android como uma m****, não é assim, todos tem as devidas qualidades, todos tem suas vantagens e desvantagens, bem, há quem tenha o Android apenas porque tem SnapChat, pô, beleza, mas só por isso o cara descasca o outro sistema, da vontade até de morrer de rir com isso.
Vale salientar que muitas novidades que chegam ao Android chegaram primeiro no Windows Phone/Mobile assim como novidades como as duas câmeras (não é novidade no mercado mobile) que chegaram no iPhone chegaram antes am aparelhos Android, assim vai se criando, inventando, reinventando, copiando e fazendo algo sempre melhor em busca de ganhar usuários e aumentar o “marketshare” no mercado assim aumentando o faturamento das empresas, a, demitindo também, enxugando seus quadros automaticamente o lucro aumenta, então, se MS demite, o que tem haver com estão abandonando o sistema? Todas as empresas enxugam até onde pode, depois se necessitar são feitos ajustes.
Só concluindo, pensemos em quais finalidades são desenvolvidos os sistemas, eu não uso nem 100 aplicativos, para que 1,5 milhão? Uso mais para serviço? Uso mais para jogos? Uso mais para só me comunicar? Uso mais para fotos? Uso determinado sistema porque me propicia mais integração? Uso mais determinado sistema porque me propicia mais segurança?
Bem, pensemos antes de criticar qual seja, tem muito comentário odioso por nada, até parece que foi demitido da empresa ou recebe da concorrente para largar o pau nas outras.
Fica para reflexão e posteriores análises, abraço a todos.
https://uploads.disquscdn.com/images/0298ba96f616ae3d1ee58fae2bf3110f46f11fbcbdde9d653ea8e67338ea9430.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/c61b7182b383bdd99889ffdc92ccf695ba300fa566e145d7205c10925829e678.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/ad37f6e1b593bb88927657a1e9a6d517d8b5d6feb7e8f94294dd31ef04e843df.jpg
“A lenovo/motorola ja era ta tudo morrendo mesmo, tb com esses hardware fracos que so trava não ia acontecer outra coisa”
att. Hater hateando
Aliais, cadê a imparcialidade deste site, quando acontecia de ter informações ruins sobre o mundo Microsoft, publicava até dizer chega, esta pipocando notícias sobre o Samsung Note 7 explodindo e nada sendo arduamente abordado, aliais, saiu mais notícias que agora são os donos do Note 7 na China que estão tendo seus aparelhos explodindo, onde a Samsung afirmou que a China estava fora da zona de explosão…rs
Perfeito a irônia…rs
Será que a Lenovo esta falindo também, pois quando foi a Microsoft, afirmaram que a Microsoft estava falindo, Windows Phone morrendo.
Só pegaram o útil da nokia e Motorola e demitiram os antigos funcionarios? Me parece bem normal
Esperta foi a Google que ficou com a melhor parte, as patentes, já que a Motorola foi quem fez o primeiro celular!
Sim, não é só a MS, tá certo. Mas vai comparar o número de vendas da linha Vibe com qualquer outro lumia pra ver…
Eu mesmo larguei mão do meu 830 pra apostar num Vibe k5 e tô mega satisfeito.
E olha que já usava Lumia a 3 anos, vindo de um 620 e um 730.
Aprenda que as vendas conjunta da Lenovo + Motorola chega em torno de 10 milhões por trimestre, e além do mais, a Microsoft só fez 3 Lumia da série x50, ela nem lançou um intermediário, e focou as vendas em poucos países.
E daí? Não tô falando da submarca motorola nem de foco de venda, tô falando de Lenovo. De uma linha, pra ser mais exato.
Depois de anos usando o WIndows Phone, acabei trocando o meu L830 por um Vibe K5 e estou gostando muito do celular, comprei pelo preço!
Melhor custo x benefício dessa linha de preço. Inclusive o TudoCelular dá nota 10 pra essa categoria.
Isso se chama crise econômica….ninguém escapa!! Celulares cada vez mais caros e o consumidor sem poder de compra….
Cara sao duas empresas em uma, acho que apenas unificaram algumas funções e descartaram o excesso…
Desculpe mas vc está pegando o que está acontecendo no Brasil e colocando em um contexto mundial. Não misture as coisas… o Brasil está passando pela pior crise econômica da nossa historia, com 3 anos de recessão seguidos, juros mais caros do mundo, nível de desemprego que passa de insustentáveis 11% (oficialmente, na verdade é bem maior), e as maiores empresas do país virando sucatas. O resto do mundo NÃO está assim não.
Celulares caros? A linha Vibe da Lenovo é sucesso de vendas.
E é caro um aparelho com tela Full HD 5”, Octa-core 1,5GHZ e 2GB de RAM, que sai pela bagatela de 700 e poucos reais? Eu não acho! (Lenovo VIbe K5)
A questão aqui não é crise econômica (que vide, é crise econômica nacional e não mundial). O x da questão aqui é o que o Paulo falou aí embaixo. Pra que três pessoas para produzir e cortar o papel, sendo que duas dão conta do serviço?!
A linha Vibe esta barata em vista dos concorrentes, porém ao mesmo tempo, é uma linha problemática, conhece gente que tem…rs
Gente, eu tenho, e nao tenho problemas. Lenovo vibe k5