Nokia acaba de anunciar o fechamento de negócio entre a HMD, FIH e Microsoft – o que significa que os telefones Nokia estão definitivamente de volta ao site oficial da Nokia. No entanto, vale a pena mencionar que, os dispositivos Lumia continuam sob comando da Microsoft.
Na nova página lançada pela Nokia em seu site oficial, a empresa está abrindo espaço para falar sobre seus Celulares e Smartphones. Isso acontece dias depois da Nokia se pronunciar oficialmente sobre sua volta na produção de telefones, uma vez que a empresa planeja apresentar alguns dos primeiros produtos já no inicio de 2017, durante o Mobile World Congress 2017, que ocorrerá em fevereiro.
Nós relatamos anteriormente sobre dois dispositivos high-end da Nokia com Android Nougat, onde duas renderizações de imagens foram vazadas mostrando os modelos com características de um high-end e acabamento metálico. Portanto, esses podem ser um dos primeiros smartphones apresentados pela empresa após aquisição de sua divisão pela Microsoft.
Leia o comunicado completo:
Espoo, Finlândia – A Nokia confirma que o acordo estratégico abrangendo direitos de marca e propriedade intelectual de licenciamento com HMD global Oy (HMD), originalmente anunciada em 18 de maio de 2016.
HMD anuncia a conclusão das transações entre HMD, FIH Mobile Limited (uma subsidiária da Hon Hai Precision Industries negociação como Foxconn Technology Group) e Microsoft, o que significa que HMD pode iniciar as operações com telefones Nokia, sob uma exclusiva licença de utilização da marca para os próximos dez anos.
Com este acordo, a Nokia irá receber pagamentos de royalties da HMD por vendas de todos os celulares e tablets com a marca Nokia, abrangendo tanto a marca quanto direitos de propriedade intelectual. Nokia não é um investidor ou acionista, na HMD.
Assim como está previsto para a empresa voltar a produzir smartphones, só que desta vez com Android, o acordo entre as empresas também nos concederá a oportunidade de ver a produção de telefones de baixo-custo, ou seja, os Feature Phones.
25 Comentários
Fui olhar agora e olha,atualização ae pra nós 🙂
https://uploads.disquscdn.com/images/b0d982782559021c7163323bee513a7936b0f3973f5d5943d827a9f716f14c08.png
Vejo que a Nokia colocou seus antigos gestores da área de telefonia HMD, as patentes são dela, as fábricas eram dela e a Foxconn não comprou por serem ruins.
O que mais o pessoal quer além de implicar?
Não sei porque essa implicância com a Nokia, só porque ela vai terceirizar a produção dos telefones para outra empresa, se a Apple sempre fez isso com o iPhone e o povo passa 1 semana na porta da loja pra comprar um… A Microsoft também vai terceirizar a produção do Surface Phone provavelmente, como saiu essa semana um rumor, e agora a Nokia. Qual o problema? Diante da crise financeira atual no mercado, é mais econômico terceirizar do que manter seu próprio parque fabril, com milhares de funcionários, gastos com instalações etc… Tenho certeza que a Nokia não vai deixar qualquer porcaria chegar na prateleira com seu nome.
O motivo é simples. A Nokia sempre foi famosa pela boa qualidade dos seus processos de produção em massa que resultavam em aparelhos impecáveis que pareciam ter sido produzidos completamente manualmente. Só pra facilitar Imagina se a BMW fosse produzir carros em massa na China, fora de suas fábricas, e apenas colocar a logomarca neles. Quem iria comprar esse carro?
Acredito que as mesmas pessoas que compram iPhone pela qualidade de seus produtos.
O problema não é onde é feito, mas os processos que este possui de fabricação.
A terceirização existe e pronto.
Exatamente o que o Alan Alves disse. Pessoal vende rim pra comprar iPhone, e a Apple nem produz ele, são os mesmos chineses ou terceirizados que poderão fabricar os Nokias agora. E aí?
Verdade só vai apenas usar o nome da NOKIA pra ganhar credibilidade e aceitação no mercado.
Exatamente.
Licença HMD, fabricante Foxconn, Android e nome licenciado. Um Frankstein da tecnologia
Nokiastein…
Bom saber que a Nokia está voltando!!!
iPhone são fabricados pela Foxcoon, por exemplo, os processadores dos iPhones já foram produzidos pela Samsung, outro exemplo.
Tá, mas a antiga Nokia não!
Antiga Nokia morreu! Agora são novos tempos. Várias empresas hoje em dia trabalham com a questão de terceirizar as fabricações… Apple sempre fez isso, não produz uma agulha, Microsoft também vendeu a divisão da Nokia e agora vai terceirizar sua produção de hardware, provavelmente do Surface Phone (como saiu essa semana) e agora a Nokia (que na verdade, vai terceirizar para a Foxconn que comprou o parque fabril da Microsoft, que a mesma adquiriu da Nokia). Não vejo problema nisso.
Eu vejo problemas nisso sim. Olha o que aconteceu com a Sangue suga, celulares explodindo pelo mundo afora! Chineses escravizados pra dar conta da demanda do mundo inteiro.
Isso é um risco que pode acontecer até mesmo se a produção das baterias fosse dela. Eu não vejo tantos problemas porque essa empresa foi criada por ex-funcionários da Nokia justamente interessados em devolver ao mercado e aos consumidores fãs, os ótimos telefones que a marca lançava. Entendo eu que isso traz uma responsabilidade enorme nas costas desse pessoal, e que com certeza tão dando passos muito bem pensados.
Já a questão dos chineses, realmente… não sei opinar.
Nokia…de volta ao início…quem sabe agora aprenda com seus erros…no aguardo
Como eu queria ver uma remasterização da série Xpress Music ou N-serie, mas essas marcas provavelmente fazem parte do sistema Symbian.
Pior não é fazer parte do Symbian, mas é a MS ter comprado essas marcas também pelo que parece, mas não tenho certeza nessa questão específica. O que sei é que seria muito, mas muito nostálgico e louco ver essas marcas novamente em algum aparelho Nokia. Até hoje os N-Series e XpressMusic dão banho em muito celular novo.
Nokia 5130, X3, 5800 e 5530 que o diga, a qualidade de áudio é incrível e até mesmo no auto-falante.
Eu ainda tenho meu 5200 que também é Xpress Music!! Ele realmente tem uma qualidade de som otima, e olhe que é um aparelho que tem 10 anos de lançamento!
Nokia sendo Nokia
Por mais que digam que não é a Nokia, em partes e em uma boa parte, é a Nokia.
Seria bom demais relançarem novamente as linhas XpressMusic, N-Series e E-Series de acordo com a tecnologia e o mercado atual. Pena que essas marcas a Microsoft comprou.
E ela até pode não ser acionista ou investidora, mas que deu uma ajuda para os seus ex-funcionários para que isso se torne realidade, ela deu. Vide a Jolla (pena que essa não vingou muito).
Em uma minúscula parte é Nokia.
A empresa mágica, suas patentes e funcionários pertencem a Microsoft. Essa é um setor abandonado, que apos a separação vai suprir outros setores da Nok.
Patentes são da Nokia ainda.
A MS comprou a licença das patentes por 10 anos e apenas a MS e a Nokia pode usar em seus dispositivos.
Certo. Ok
Mas, se ela quer inovar, vc acha que um Clearblack e Pureview vai fazer ela se destacar ?
Isso não funcionou no Symbian, no MeeGo e nem no Windows. Agora que é tudo terceirizado, em um sistema saturado, o resultado não deve ser melhor
É aí que tá, essas patentes várias empresas copiaram e deu certo, quando não dá pra inovar muito, melhora o que já tem de bom.
E nisso a Nokia tem um bom histórico.