Voltado ao setor empresarial, o Nokia N800 é um dispositivo lançado em 2007 pela fabricante finlandesa que traz um sistema desenvolvido pela mesma, o Internet Tablet OS 2007. Por se tratar de um Tablet, o aparelho não oferecia slot para cartão SIM de operadora. Contudo, nesta matéria descreveremos pelo menos 12 fatos sobre o primeiro dispositivo com uma câmera giratória usada na época para video conferências.
- Sistema Internet Tablet OS 2007
O aparelho rodava o sistema desenvolvido pela própria Nokia, capaz de executar diversos aplicativos e jogos criados por desenvolvedores terceiros. Esse mesmo sistema executa diversos aplicativos simultaneamente, graças ao multitarefas e sem problemas de lentidão, mesmo com apenas 128MB de memória RAM.
- Câmera giratória 0.1MP
O maior destaque do aparelho é a câmera giratória que te permitia usá-la tanto como frontal quanto principal. Mas tinha um problema, você não conseguia fazer fotos nem gravar vídeos, pois essa câmera era apenas para usar em chamadas de vídeo. A propósito, esta é a proposta do dispositivo, voltado para conferências e reuniões empresariais.
- Tecla dedicada para melhor aproveitamento
Com apenas um clique você aciona um botão para preenchimento da tela e melhor aproveitamento dela. Levando-se em conta que o aparelho já tinha um display grande para a época, ele ainda permitia realizar este feito. Assim existe também uma tecla para permitir acesso a multitarefas.
- Bateria duradoura
Estes aparelhos antigos fabricados pela Nokia eram grande referência em termos de autonomia de bateria, chegando a durar tranquilamente por três dias seguidos.
- Canetinha
Quase que ela passa despercebida aqui, mas esta canetinha vem incorporada ao aparelho e te permite fazer o uso mais intuitivo do dispositivo, já que a tela dele ainda não suportava o multi toque. Com ela você conseguia fazer desenhos e assinaturas com mais facilidade do que usando os dedos.
- Dois Slot para Cartão de memória
Limitado a 256MB de memória interna, o Nokia 800 tinha absurdos dois slots para cartão de memória, uma forma de não faltar espaço para os empresários da época que precisavam guardar muitos documentos e atividades importantes.
- Acesso a internet por redes sem fio
Para tantos recursos assim, é necessário uma boa conexão com a internet e o tablet da Nokia permitia acesso WLAN, ainda com algumas limitações, mas com estabilidade suficiente para realizar as tarefas necessárias, como vídeo conferências.
- Extensão de memória RAM
Muitos devem achar que o recurso de extensão de memória RAM chegou recentemente aos celulares modernos, mas esse recurso existe desde 2007 no Nokia 800. Acessando o painel de controle você conseguia dobrar o tamanho da memória RAM, passando de 128MB para até 256MB. Isso permitia aumentar significativamente o desempenho do aparelho em abertura de vários apps simultâneos.
- Reprodução de Vídeos em alta qualidade
Para uma tela tão grande não se pode faltar suporte a reprodução de vídeos em vários formatos e isso o Nokia 800 faz.
- Suporte para inclinar o dispositivo em posição para consumo de conteúdo
Um aparelho realmente muito completo que até oferece um suporte para incliná-lo em 2 posições e conseguir fazer vídeo chamadas e assistir a vídeos com as mãos livres.
- Alto falantes estéreo
Um recurso que a Nokia não deixava faltar em seus aparelhos topos de linha da época era a reprodução estéreo de som e ambos os lados do Nokia 800 tinha um alto falante, entregando uma melhor qualidade de áudio em conteúdo multimídia.
- LED de notificações
Chamadas e mensagens perdidas eram transmitidas por um LED de notificações do aparelho que piscava a cada 5 segundos.