A nova tecnologia VoLTE está gradualmente chegando ao Brasil. Como já falamos aqui anteriormente, a nova tecnologia é oferecida por meio das operadoras locais e tem como objetivo oferecer suporte de ligação VoIP via conexão 4G. Quando disponível, o VoLTE elimina a necessidade da operadora alternar a sua conexão para 2G ou 3G assim que você recebe uma chamada. Além disso, a qualidade de áudio fica drasticamente melhor: a TIM é uma das primeiras operadoras a oferecer isso no Brasil.
De acordo com uma entrevista dada ao portal Tecnoblog, representantes da TIM afirmaram que o VoLTE será liberado inicialmente em planos pós-pagos, seguido dos planos pré-pago. Isso se deve pelo fato de que a base de pós é menor, pois 74% dos celulares da TIM são pré-pagos.
Uma das primeiras cidades a receber o VoLTE é Brasília. O recurso será lançado ainda em julho nas cidades do Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Natal, Maceió e Uberlândia. A previsão é liberar o VoLTE até o final de 2017 em todas as cidades onde a TIM já opera com 4G de 700 MHz.
Como checar se meu smartphone suporta o VoLTE?
O VoLTE será ativado automaticamente em smartphones compatíveis. Claro, não haverá cobranças adicionais. No seu smartphone, acesse as configurações de rede de dados da operadora, e procure se há alguma opção para ativar uma especie de 4G LTE avançado.
E as ligações por Wi-fi?
A TIM afirma também que as ligações por Wi-Fi estão inclusas nos planos da TIM, mas não há prazo para ser implementada, mas lembre você que este é apenas um complemento ao VoLTE. A propósito, essa tecnologia irá funcionar com base no padrão 3GPP, ou seja, as chamadas vão alternar entre LTE e Wi-Fi (e vice-versa).
7 Comentários
“Nova” aqui né, já que lá fora as operadoras já usam há um certo tempo
Afi so a tim eu num tenho tim mais a interneti fica mais tamem? Sinao num mi servi num vejo vantaje
Será que todas as operadoras vão liberar o VoLTE somente nos 700mhz?
A Tim já tem rede 700mhz?! Mas esse espectro ainda não está travado com a TV?
Não eles bota algumas tecnologias !
A TV tá usando outra frequência agora
Mas são pouquíssimas cidades que já estão com a TV analógica desligada