Nas últimas semanas vimos a Motorola apresentar o seu melhor e mais caro smartphone de 2022, o Moto EDGE 30 Ultra, que traz destaques como a câmera principal de 200MP, display pOLED super brilhante de 144Hz, 12GB de RAM e até um carregador na caixa de 125W de potência. Mas existe uma característica essencial para um celular desse nível e que o modelo em questão não traz: resistência a água e poeira.
No mercado brasileiro existem diversas opções de aparelhos com uma média de valor semelhante e que traz a caractéristica acima citada, onde para muitos é um detalhe muito importante, não pelo fato de que todos ficam aleatoriamente molhando o smartphone, mas sim pelo fato de que com essa caractéristica torna o aparelho mais seguro.
O EDGE 30 Ultra custa hoje cerca de R$ 5.500,00 em média no mercado nacional. Mas um outro dado interessante que o aparelho talvez deixe a desejar é a proteção contra impactos e riscos, onde não é oferecida a última geração, Victus, da Gorilla Glass. Ao invés disso, temos aqui a geração anterior a esta, a 5.
Um ponto que merece destaque para um smartphone tão caro é o fato de sua câmera princiapal fazer vídeo em absurdos 8k a 30fps, algo ao meu ver desnecessário nos dias atuais pelo fato de consumir exageradamente muita memória, energia e não no mercado dispositivos populares e acessíveis para reproduzir vídeos neste aspecto. Por outro lado, o aparelho não consegue fazer vídeos em 4k a 60fps na frontal, mesmo sabendo nós, que o chipset Snapdragon 8+ Gen 1 o suporta.
Estes foram alguns detalhes interessante que achamos merecer destaque sobre um dos aparelhos mais caros lançados até hoje pela fabricante americana, mas administrada pela chinesa Lenovo.