Desde que o novo CEO assumiu a frente da Microsoft, o Windows para smartphones deixou de receber atenção/foco até que fosse anunciada sua suposta morte. Mas parece que o sistema reluta a morrer, visto que muitos desenvolvedores de uma forma ou de outra encontram uma forma de “revive-lo”.
Aproveitando o trabalho que a Microsoft fez ao otimizar o Windows ARM, um grupo de desenvolvedores desenvolveram um inicializador que faz com que antigos smartphones Windows Mobile rode o sistema, que foi otimizado para laptops Qualcomm Snapdragon.
O grupo de desenvolvedores do WOA-Project lançou um software que permite aos usuários instalar o Windows 10 em um Nokia Lumia 950 XL com proteção do SecureBoot em menos de 5 minutos, por exemplo. Para complementar esses esforços, o desenvolvedor ADeltaX lançou um shell personalizado, apropriadamente intitulado Mobile Shell, que executa o Windows 10 em chips ARM. O resultado é uma intuitiva interface de usuário, como se vê nos prints.
Para alcançar tudo isso, a ADeltaX manipulou alguns elementos da interface do usuário para tornar a interface mais amigável ao toque, útil até para smartphones com telas menores.
Embora seja uma conquista interessante, o Mobile Shell ainda é um trabalho em andamento. Falta fazer funcionar recursos importantes como rotação de tela e alteração de resolução, por exemplo.
Se você estiver interessado em experimentar o Mobile Shell, poderá encontrar o repositório do GitHub aqui . Como alternativa, está disponível também na Microsoft Store .
1 comentário
Interessante! queria eu que voltasse o Windows pra mobile de novo…