Os fabricantes de telefones inteligentes tem se mostrado crianças de escola – eles vêem um amigo popular usando um Boné da “modinha” e corre logo para a loja para comprar um semelhante, pois isso é mais fácil do que desenvolver seu próprio estilo. A Apple tem sido tão formadora de moda que depois de radicalmente remover o conector P2 para fones de ouvido, agora é responsável pela explosão do noth (entalhes) em displays.
Porém os entalhes da tela não se originaram com a Apple – visto que o ex-designer da Motorola registrou no Twitter, que o MOTOFONE F3 lançado em 2006, não conseguiu servir de inspiração para outras marcas, embora não tenha recebido UI moderna. O Motorola WILDER tinha uma tela extra – sem entalhe e ainda havia espaço suficiente para as bordas. Mas, posteriormente, o LG V10 e o V20 usaram um arranjo similar com painéis secundários – você pode pensar nisso como um entalhe discreto.
Depois disso, surgiu o Essential Phone, que foi desenvolvido por Andy Rubin (criador do Android), um inovador smartphone que trouxe um detalhe interessante: a câmera frontal fica em um pequeno módulo que invade a área do display. Em maio do ano passado, já se falava em levar a ideia para o atual iPhone X.
No entanto, o iPhone X da Apple se destaca porque todos eles trataram esse detalhe extra da tela como uma parte separada do display. O iPhone X tenta fluir a interface do usuário ao redor do entalhe e simplesmente faz preenchimento quando necessário, uma solução fraca, mas que deve-se por conta das bordas reduzidas. E agora ouvimos que o Google está pensando em adicionar suporte de software para entalhes no Android P, dando a entender que eles chegaram para ficar.
Nós não gostamos necessariamente deles, isso porque não é algo útil, e uma vez que a MWC mostrou muitos exemplos de telas recortadas, buscamos citar aqui os melhores e piores exemplos.
Asus adotou o entalhe para o Zenfone 5 e Zenfone 5z, se orgulhando de que seu recorte seja menor que o da Apple (zombando do iPhone X ao copiá-lo). No entanto, devemos considerar a quantidade de sensores que o iPhone X possui, e como o Zenfone 5 contém menor quantidade de sensores, não há necessidade de ter um recorde do mesmo tamanho ou até maior que o do iPhone X, se fosse o caso. Dito isso, percebe-se que a empresa apenas optou por usar um detalhe de moda e não por necessidade.
Muitas outras empresas estão seguindo essa “tendência” e elas precisam perceber que o sucesso da Apple veio antes do entalhe, bem como outros recursos nos iPhones. Projetar um telefone com parte recortada na tela não fará com que seu telefone seja um sucesso. Além disso, os analistas definem o iPhone X como uma decepção.
17 Comentários
preguiça
Ficou muito lindo mesmo, não vejo a hora chegar para comprar um
Para as fabricantes isso é ótimo. Todo mundo corre atrás de comprar os novos aparelhos “sem bordas” e assim que saturar o mercado, eles lançam novos modeloso sem o notch, ou seja; sem bordas realmente. A indústria se esbalda no consumismo e no modismo.
Inutil é esse site que traduz todos os posts do phonearena.com e n cita nem fonte.
Moda mesmo são as telas ocupando praticamente a frente do aparelho toda.
Essa orelha ridícula apenas a Apple e agora a Asus tem. E a Asus fez isso somente para ter marketing gratuito. E está funcionando.
Coisa mais estranha . . . esse povo tbm, e capaz de inventarem um celular triangular e esse povo achar graça ‘-‘
Como se não bastasse tela em proporção 4:3 no iPad e Galaxy Tab S3 os cara inventam essa outra aberração, tela em 18:9 também não gosto, apesar de ter um S8+.
Macaco vê, macaco faz.
Eu sinceramente não entendo o pq todo esse ódio com o Notch.
Eu vejo com ótimos olhos é talvez nesse momento a melhor forma de praticamente não ter uma borda superior. Aproveitando o espaço desnecessário que fica sobrando. Deixa só o necessário para os sensores, câmeras e alto falantes. Ficando o restante pra tela.
Eu não vejo como inútil. Muitíssimo pelo contrário.
E queiram ou não, gostem ou odeiem a “moda” notch aparentemente veio pra ficar
Vai me dizer que não é horrível assistir um vídeo e um dos lados da tela ficar arrendondadas e o outro lado reto pelo recorte das bordas preta?
tive pouco tempo na mão com iPhone X. A princípio a experiência não foi nem um pouco ruim. E pelos vídeos que vi até agora do Zenfone 5 não achei que seja algo ruim. Talvez seja um pouco estranho no início? Pode até ser, mas é questão de costume. Foi inclusive isso que o cara do Canal Loop Infinito disse. Num primeiro momento ele cria estranheza, mas depois vc leva de boas. Mas gosto é igual a bunda. Cada um tem a sua. rsrs
E outra coisa. Quem não gosta é só não comprar. Simples.
Já segurou lado a lado um Galaxy S8 e um iPhone X? No S8 caberiam a mesma quantidade de sensores que no notch e tem até menos bezel na área total da frente, parece muito mais natural… Achei uma péssima decisão de design, sinceramente.
Colocar lado a lado infelizmente não. Mas já pude pegar, mesmo q rapidamente, os dois e os vejo como ótimas propostas. Cada um ao seu jeito. Um, digamos, mais ousado e outro bastante conservador. Eu achei o iPhone X pessoalmente muito bonito. Pelas imagens de internet eu tbm não tinha gostado.
Bom, como sua proposta de lado a lado pessoalmente não pude fazer resolvi usar uma ferramenta do site Tudo Celular que coloca imagens em tamanho real dos dispositivos lada a lado podendo assim comparar os dois e forma bem realista.
O que eu vi que é o S8 é bem maior que o iPhone X. Com duas bordas inferior e superior bem espessas. Com isso o iPhone X mesmo com um corpo menor tem uma tela, no olhômetro (preferi nem olhar as especificações), maior que a do S8 de uns 0.2″. ou pelo menos acaba sendo a sensação.
Sendo que o iPhone X tem uma borda mínima na parta inferior e superior. Contando com o notch como uma alternativa, na minha visão, pratica e interessante. Mas isso é questão de gosto pessoal na verdade. Não um designer pra dizer se isso é ou não uma péssima decisão.
Mas pra mim o que mais importa é que os dois são ótimos e lindos com suas propostas. Se eu tivesse grana pra torrar nos dois eu ficaria feliz com qualquer um dos dois. Apesar eu na minha escolha final eu acabaria ficando com o S8, não por causa do amado/odiado notch, mas sim por preferir o Android como Sistema e tbm pelo custo x benefício oferecido pelo S8.
Desculpa pelo textão, mas prefiro escrever tudo logo de uma vez que ficar de pinga-pinga. rsrs
Boa, Breno! Bem resumido, obrigado por dispender tempo de responder.
Essa “moda” tem origem na “moda do Iphone”. Tudo que vem da Apple é “glamurado” !!! Inclusive os preços !! Ele só não é “sucesso” pelo preço. Se tivesse a metade do valor cobrado…
Espere por isso no Oneplus 6 e no LG g7 neo…