Após o encerramento total do investimento no setor de smartphones, a Microsoft vem focando em novos horizontes mais promissores. Um exemplo disto, é o anuncio do interessante Surface Laptop, que conhecemos a poucos dias atrás, e mostra que a empresa não está de olhos fechados para o que está em sua volta. Ao contrário do que você pode pensar, nem mesmo para o mercado móvel.
Possuindo um pouco menos que 1% de participação e com sua última receita apresentando apenas 5 milhões, podemos ter certeza que, caso a Microsoft volte a produzir um novo smartphone, não será como os Lumias que conhecemos. Isto ficou bem explicito nas palavras do CEO Satya Nadella: “certamente vamos fazer mais telefones, mas eles não serão com os telefones que estão disponíveis hoje.”, assim como na entrevista ao Bloomberg oferecida pelo vice presidente corporativo Yusuf Mehdi, onde ele completou com a frase: “Não lançaremos outro dispositivo que alguém já fez“.
Redirecionando o foco para os serviços e produtos que tem lhe dado maior oportunidade de crescimento no meio móvel, a Microsoft vem focando os seus esforços nas suas áreas bem sucedidas, enquanto tenta desenvolver uma proposta nova e valiosa, assim como o HoloLens. Certamente existe um grande investimento para o futuro da tecnologia, mas parece que a gigante de Redmond não acredita que ela esteja ligada aos dispositivos que conhecemos hoje. Isso é o que indica as palavras de Alex Kipman, brasileiro por trás do óculos de processamento AR da empresa.
“Os smartphones estão mortos, as pessoas apenas não notaram isso.“
Assim como vem sido debatido ao longo dos últimos meses, a Microsoft parece estar totalmente confiante de que os smartphones não serão o alvo dos holofotes no futuro próximo da tecnologia. Kipman acredita que eles deverão ser deixados de lado assim que os dispositivos de realidade mixa ganharem força, repousando no passado, como os dumb phone. Isso não quer dizer que o tão sonhado Surface Phone não chegue a existir, já que um smartphone que apresente estes conceitos pode ser uma boa ponte para a realização do futuro idealizado pela empresa.
Nem mesmo uma bola de cristal poderia dizer o que a companhia vem guardando para o futuro. A única coisa que podemos ter certeza é que não deveremos esperar novos smartphones demonstrando a marca tão cedo.
48 Comentários
Pra mim, o smartphone foi a melhor invenção que a humanidade teve nos últimos anos. É um mini-computador super portátil, que dá pra jogar, comunicar-se com as pessoas, tirar fotos, gravar vídeos, ler livros, revistas, quadrinhos, páginas da web e textões do facebook, ver vídeos e ouvir música. Como não amar algo assim?
os smartphones android, ios e windows sao ‘paliativos de pc de bolso’. mas oq a MS qr fazer ai sim seria um mini pc portatil rodando w10. so resta esperar se mais essa tentativa dará certo ou nao. e se substituira os smartphones atuais ou ficará atuando paralelamente.
Eu gosto bastante do Android. Pode continuar assim sem problemas. Se a MS criar algo melhor, daí posso migrar e escolher esta melhor opção.
Já faz tempo que comprei um Android e dei meu Lumia 925 (que já morreu e virou zumbi com Windows 8.1) pra um amigo que está iniciando nas redes sociais, mas ele vive me dizendo que dei uma bosta pra ele. E ele nem entende de muita tecnologia em smartphone.
Kkkkkkk
“Os smartphones estão mortos.” Diz isso pra Apple e pra Samsung.
Então quer dizer que o Marcelo estava certo esse tempo todo?? OMFG!!!
Tudo o que o Marcelo Pacheco faz é traduzir o que esses executivos falam. Mas é lógico que um executivo da Microsoft vai afirmar que o segmento de mercado onde eles falharam está morto.
Se ele está falando dos celulares com Windows Phone ele tem toda razão….
Me dá sono essas declarações.
Pera aí… estão mortos, só que as pessoas não notaram? Como assim filho? Quem diz se um produto está ou não está morto no mercado são… as pessoas! Se elas não “notaram” que está morto, é porque não está, caceta!
Além disso, diziam que o PC ia morrer e nunca morreu. Claro que caiu, mas na verdade dividiu espaço com os telefones. E o novo dispositivo que vai vir no futuro será igual, vai no máximo dividir espaço com PC e telefone. Cada um na sua. Nenhum destes dispositivos é substituível, todos tem suas utilidades e aplicações.
De certa forma ele está certo afinal não vemos nada de novo apenas mais do mesmo e atualização de hardware.
Continuam a empurrar as coisas com a barriga,perderam,porque quiseram,tiveram a chance de ter uma parte do bolo,mas não queriam repartir esse bolo com mais ninguém,como fazem com os PCs.
Os 20%que podiam ter ficou reduzido a 0.2%,e agora só lhes resta estar à espreita de algo que possa ser o passo seguinte na evolução dos meios de comunicação,mas não vão ser eles a decidir isso.
O que morreu foi a porcaria do Windows Phone e ponto.
Até acredito q o num futuro esses óculos de realidade mixta poderão “substituir” os smartphones. Mas eles tem q evoluir tanto ainda que acredito q esse futuro ainda está muito distante do q esses visionários da MS e seus fanboys estão acreditando. Pra um ‘smartglasses’ conseguir ser o substituto total dos smartphones no dia a dia das pessoas eles terá q ser no mínimo do tamanho e peso dos atuais óculos normais. PQ enquanto contiuarem esses trambolhos de hoje só irão servir pra entretenimento ocasional. E isso demando um bom tempo. Até isso acontecer e se isso acontecer os smartphones continuarão reinando absolutos. Fora que tbm acredito q eles irão acabar sendo usados em conjunto, uma dupla. Smartphones + óculos
podemos dizer q celular comum tb morreu. mas nem por isso pararam de serem fabricados e usados. o mesmo será com smartphone msm q ‘celular PC’ se popularize.
Não é porque o Windows mobile não deu certo que os smartphones estão mortos. Eu em. Pelo contrario, difícil encontrar alguém atualmente que não precise de um. Então, menas, fofa, seje menas.
versoes moveis do windows (chamados de windows mobile e windows phone) nao deram mt certo mas isso n qr dizer q ‘windows no mobile’ n deu nem dará. isso sim tem td p dar certo. caso seja explorado de forma certa. por exemplo fazer cel com w10 ARM so com hardware caro ai sim pode nunca dar certo.
Porque a MS só contrata visionario com problemas psiquiátrico
Falou o cara que não conseguiu alavancar o setor mobile da Microsoft. Se ele entendesse tanto assim de mercado de smartphones a Microsoft estaria no páreo com Android e iOS.
1,5 bilhões de smartphones vendidos em 2016, e ele me fala que o smartphone está morto. Uma Índia esperando a experiência com smartphones, mas este está morto. Viva está a Microsoft, com seu wishful thinking de que pessoas preferem usar óculos ao invés de um smartphone, muito embora essa experiência já tenha dado errado com outra gigante do setor.
Claro, Google e Apple tem investido em carros autônomos, em centrais multimídias, em interações entre smartphones e coisas do dia-a-dia das pessoas. Mas elas nem notaram que o smartphone morreu. Burras elas…
Não dá para levar a sério declarações como esta…
Que felicidade de ver alguém usando essa expressão”wishful thinking” kkkk
Se vivêssemos em um mundo bruxo como o universo de Harry Potter, smartphones hoje são como varinhas, indispensáveis e todos possui um ou dois ou três…. Kkk
Mercado de smartphones está estagnado, assim como o de PC. O que isso significa? Que todo mundo já tem esses dispositivos e que a partir de agora são só atualizações e troca de aparelhos velhos.
Os smartphones estão longe de morrer, e se um dia acontecer, só será por um dispositivo melhor. E não creio que vai ser com a realidade aumentada.
Ainda há mercado em potencial para o crescimento de smartphones: a Índia. Se considerar o número de pessoas que usam feature phones e que nem celular usam, há possibilidade de venda de smartphones para meio bilhão de pessoas naquele país. E China ainda tende a crescer mais. Essa estagnação no mercado mobile é temporária.
A praticar os preços da linha surface, se vier um “smartphone” da mesma linha preparem os rins, e com certeza será destinado ao tão amado público corporativo que a Microsoft tanto ama.
Pô, logo agora que comprei meu WhartonBrooks.
Rsrsrsrsrs
Não pode,ninguém comprou o Barton Woks.
A Microsoft é engraçada falho no mobile,agora ta querendo influenciar a galera com esse papinho de que os smarts ja eram rsrsrsrs.comentei aqui e vou falar de novo,duvido que venha algo pra substituir ou matar os smartphones.realidade virtual imagina todo mundo andando nas ruas com um óculos ou com aquele capacete espacial kkkkk,tenha paciência né gente
Diferença básica! Microsoft e seus engenheiros falam e não fazem! Steve Jobs não falou nada e apresentou ao mundo o revolucionário iPhone!
Noça, pisa mais!!
O título devia ser “os smartphone da M$ estão mortos, todos notaram isso, menos nós da M$”
Já podem ir pesquisando qual será seu novo smartphone android ou iphone galera… o sonho acabou.
Puristas vão me puxar os pés mas tenho que dizer…lança um múmia com android e pacotes da ms embutidos (office, Skype, mortana, hotmail, etc e tualizações ctes) kkkk Paz!
7,2 milhões de Galaxy’s S7 vendidos e os smartphones estão mortos…. Estou vendo como vou me desfazer do meu Lumia 730 pra poder retornar infelizmente ao Android.
Acredite, deixei meu L930 como mascote por gostar muito dele e voltei pro Android, o robozinho tem evoluído bastante, raramente encontro travamento entre transições do sistema e troca entre um aplicativo ou outro, os apps são bonitos e realmente funcionam sem fechar na sua cara. Eu estou satisfeito, só não gosto desse arco íris de cor no sistema.
Ele esqueceu de dizer que comer formiga faz bem para os olhos! (Cuidem de seus olhos)abs
Realmente, nunca vi uma formiga cega…
Microsoft parece aqela criança de castigo qe fica maldizendo as outras só pq nao pode brincar.
Poder ela pode só não está afim.
Aham
Conversa de perdedor, google e linux dominando tudo.
Papo furado. Essa eh a desculpa pro fracasso.
Para Microsoft que tá feio, no futuro com novas tecnologias que sejam meus baratas mas atualmente os smartphones estão com tudo. Fracassou lindamente no mobile
No creio
Ele tá na dele né?A empresa que ele trabalha fracassou no mobile e ele tem que desmerecer e ao mesmo tempo fazer uma propaganda do dispositivo “bombástico” que eles pretendem lançar um dia……em breve…..no momento certo…………
Uai mais ele não foi o primeiro bem o único a dizer isso.
ka ka ka ka ka
aram, estão…. kkkkkkkk