Se você pudesse alterar algo em seu smartphone, o que seria? aposto que a resposta de 9 entre 10 usuários seria a bateria. A cada ano que passa observamos os smartphones evoluírem de forma constante, mas o pequeno acessório que lhe oferece energia continua ultrapassado e mal condiz com as novidades que estas tecnologias adquiriram. Deste modo, o tempo todo ouvimos falar sobre novos projetos que para desenvolver um componente mais evoluído, mesmo sabendo que ainda estamos longe de um estágio final destas soluções.
O diferencial desta vez é que quem esta desenvolvendo uma nova solução é John Goodenough, pai da bateria de lítio que usamos atualmente. Aos 94 anos, o renomado físico mantém-se determinado nas pesquisas para substituir sua primeira descoberta, tendo recentemente desenvolvido uma nova e promissora bateria.
O truque por aqui é simples: a equipe de Goodenough passou a usar um eletrólito sólido de vidro, que evita a formação de detritos e projeções metálicas que atualmente causa o curto-circuito nas baterias que hoje utilizam o eletrólito líquido. Além disso, a triplo de densidade de energia que baterias comuns, suportando mais ciclos de carga e oferecendo maior vida útil ao componente, assim como permitindo uma recarga em questão de minutos.
Atualmente em desenvolvimento por uma equipe de engenheiros na Universidade do Texas, em Austin, a nova bateria também se traz o benefício de ter um custo menor, graças ao uso de ânodo de sódio, extraído da água do mar e com grande disponibilidade na natureza. Além disso, a bateria resolve um dos maiores problemas recentes: ela não explode.
Ainda que esta pareça mais um projeto entre tantos, o know-how de John aliado a promissora composição da bateria faz com que esta seja uma das mais prováveis soluções para energizar tablets e smartphones no futuro. Este futuro ainda deve ser visto como algo distante, já que o desenvolvimento destes projetos costumam levar de 7 a 15 anos.
10 Comentários
Se o projeto dura de 7 a 15 anos, o velhote já esta com 94 anos em 2017, digamos que ele chegue a estar vivo em 2023 com 100 anos, ele vai morrer mas o projeto ainda vai continuar, penso eu.
Atualmente, as baterias ja não aguentam mais esses aparelhos cada vez mais cheios de funções, processadores com cada vez mais clocks e núcleos, memorias RAM cada vez maiores, sistemas operacionais mobile cada vez mais cheio de funções, sei lá, se o mercado móvel atual, vai aguentar mais uns 7 ou 15 anos, tem aparelho hoje em dia, que tem bateria de 3000mAh e só consegue durar um dia e meio no maximo, imagina daqui uns 2 ou 3 anos, com os componentes e os sistemas mobile cada vez evoluindo mais.
Se não fosse Pedro A.Cabral o brasil seria uma terra virgem com tupinicns fazendo colher de madeira com lasca de pedra. infelismente somo bons apreciadores da tecnologia e usuarios meio que experimental de tudo que vem la de fora somos cobai refem dos cranios desenvolvidos desses seres formidaveis e inteligente cientitas japoneses chineses americanos alemaes e por ai vai
brasileiro é muito incopetente adimito isso … só olhar nossa politica atual sofremos porque um quer comer o outro, canibais da atualidade que não come gente mas come a vida que todos temos direito
Comece por você também e vá estudar pra ajudar no desenvolvimento de tecnologia nacional. Cara, olha esses erros gramaticais, infeliSmente? Puta merda.
Não adianta nada a pessoa reclamar da situação da educação no país se o cara não pega um mísero livro pra ler.
KKKK educação não tem nada ver com carater jovem tem ladrão que são até educados para roubar mas o carater fica onde mesmo
Mas você não estava reclamando justamente da incompetência dos nossos cientistas? Falando que os cientistas dos outros países possuem “crânios desenvolvidos” e os nossos não?
Não se constrói ciência com caráter, mas com pesquisa, com investimento, com universidades, enfim.
Ou você acha mesmo que todos os grandes cientistas da história eram “bom caráter”?
Joseph Mengele e Wernher von Braun que o digam.
Calma só estava querendo dizer que tudo que temos hj de mais tecnologico se não viesse de outros países de primeiro mundo só saberíamos a cor da luz do dia e do fogo
Temos belas invenções e algumas descobertas importantes feitas no Brasil ou por brasileiros sim, principalmente na área da saúde.
Sabia que o walkman foi inventado por um germano-brasileiro? A transmissão automática do seu carro (como ela é hoje) também foi inventada por um brasileiro.
E não se esqueça, na próxima vez que voar de avião, agradeça a um certo brasileiro também. 🙂
Deposite sua piada pronta sobre a Samsung, sobre o Note 7 e afins aqui:
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
não sou capaz de opinar