Um dos principais assuntos dos últimos tempos está relacionado à privacidade nos mensageiros, que a propósito tem gerado grande polêmica nos grandes sites de notícias. Em meio a tantos assuntos sérios de casos jurídicos envolvendo, por exemplo, o Whatsapp, o Bundestag (Parlamento alemão) acaba de aprovar uma lei, no qual as autoridades poderão interceptar todo e qualquer tipo de conteúdo compartilhado relacionado à mensagens, fotos, vídeos, músicas entre outros, via serviço de mensagens instantâneas.
Em meio a críticas da oposição, o Parlamento alemão é quem está abrindo a porta para os demais países implementarem novas leis. Neste caso, o parlamento do país em questão aprovou nesta quinta-feira (22/06) uma lei que permite a agentes de segurança interceptar o conteúdo de comunicações privadas em serviços de mensagem, como o WhatsApp.
Para ter acesso a esses dados, à justiça irá autorizar à seus agentes instalarem até mesmo um software de espionagem no celular do suspeito. O programa instalado possibilita que as mensagens sejam lidas antes mesmo de serem criptografadas. Além disso, a legislação irá proibir que os serviços de mensagem impeçam esta ação de monitoramento.
“Observamos com cada vez mais frequência que criminosos se comunicam de maneira criptografada. Assim fica cada vez mais difícil para as autoridades esclarecerem crimes”, disse o ministro do Interior, Thomas Maiziére, defendendo a nova legislação.
Em termos leigos, tudo isso se deve pelo fato de que mensageiros como esses, fortificam a criptografia de ponta a ponta para seus utilizadores, onde ninguém poderá ter acesso às conversas além do remetente e destinatário. Ao passo que organizações criminosas poderiam se aproveitar dessa brecha para cometer crimes e espionar pessoas de grande poder.
8 Comentários
Na Alemanha a internet do usuário é monitorada (espionada) para impedir e multar quem distribui conteúdo pirata. E mesmo assim muitos brasileiros querem morar lá. Quer privacidade? não utilize a internet nem para pegar receita de bolo.
Verdade!privacidade onde vende isso?acordem já acabo faz tempo
Parece que no Brasil não existe o direito à privacidade individual de cada cidadão. Definitivamente não é digno de um estado liberal.
O brasil tem umas das internets mais liberais do mundo. Exemplo: Canadá não tem internet sem franquia, compra-se um pacote de dados (claro, por um preço bem camarada). Na Alemanha a internet do usuário é monitorada (espionada) para impedir e multar quem distribui conteúdo pirata. E mesmo assim muitos brasileiros querem morar lá. Quer privacidade? não utilize a internet nem para pegar receita de bolo. Quando o Brasil saiu do regime militar para a democracia houve muitos direitos ao cidadão e poucas responsabilidades. Países berços da democracia a situação não é bem assim.
No exemplo que dei, a Alemanha é muito mais liberal que o Brasil e mais aberto que o nosso, mesmo assim, o Estado Alemão monitora seus cidadãos.
O google já monitora meu e-mail. Fiz um orçamento de parafusos parabolt e recebi respostas por e-mail. Quando abri o youtube havia vários videos recomendados com tutorial sobre esse tipo de parafuso. COINCIDÊNCIA?
Como disse, privacidade não combina atualmente com a internet.
Como eles vão conseguir isso?
Quem não deve não teme. Isso não vai mudar em nada na vida do cidadão de bem.
Hora de jogar fora as cortinas de casa.
Ta igual no brasil,bando de hipócritas,e mais fácil banir os mensageiros ai acaba a criminalidade.jogar a culpa nesse ou naquele é fácil, assumir a própria culpa ninguém quer