Nosso grupo de ajuda no Facebook, Meu Xiaomi Brasil, agrega um grande número de usuários da marca chinesa e consequentemente reune muitas informações sobre os mesmos. Dito isso, um dos membros do grupo tentou comprar um POCO X5 Pro 5G recentmente e nos contou detalhes de um problema que ele teve na compra.
Ultimamente, temos recebido muitos relatos de problemas ao comprar em específico celulares no Aliexpress, no qual muitas unidades chegam a voltar para o remetente e em alguns casos as unidades nem chegam sair da China por causa de problemas alfândegário.
O usuário em questão nos conta que seu X5 Pro chegou a ser comprado, mas não foi enviado antes dele receber a seguinte notificação do vendedor. Confira também a descrição do comprador que diz: “Olá, comprei um POCO X5 PRO 5G, e o vendedor me enviou isso. Sabendo do que tem acontecido na alfândega, peço a ajuda de vocês de como eu devo proceder para que reduza a chance de ser barrado.”
A carta anexada acima tem alguns erros de tradução, mas em resumo diz quais tipos de informações o comprador deseja que seja descriminado na declaração do pacote, uma vez que quando o produto chega na alfândega brasileira ele pode ser barrado e retornado ao remetente caso haja algum erro na descriminação do mesmo. Como se já sabe, muitos dos que importam no Aliexpress não deixa claro aquilo que é descrito no pacote, se de fato é um “celular” bem como o real valor do produto.
A nossa recomendação atual é para evitar a compra de celulares na China nos próximos dias até que se normalize a situação fiscalizadora pela Receita Federal. Afinal, não é a primeira vez que esse processo de malha fina acontece em Curitiba. A última vez que vimos problemas como este ocorrer foi no inicio de 2022.
Post completo com comentários de outros usuários: Meu Xiaomi Brasil