Este para mim foi o sistema com a melhor e mais personalizável interface de todos os tempos, apesar de suas diversas falhas. A possibilidade de personalizar e organizar os bloquinhos era maneiro demais, coisa que nem o Android nem o iOS oferecia. Era totalmente diferente dos sistemas concorrentes.
Na verdade, o fato do sistema não ter dado certo foi a falta de suporte dos apps oficiais do Google, que não tinha por causa de uma rixa antiga entre o Google e a Microsoft. Isso impediu de existir um diálogo entre as empresas para parcerias necessárias para o crescimento da Microsoft no setor de celulares.
A Microsoft precisava dos apps oficiais do Google para alavancar o Windows Phone, mas o Google simplesmente não queria desenvolver apps para o sistema da Microsoft e até fez chacota ao disponibilizar apenas um app oficial que servia apenas para fazer pesquisas do Google.
Grande parte do problema veio também da própria Microsoft, que mudou por duas vezes a arquitetura do sistema, impedindo os usuários de receberem novas atualizações em seus aparelhos e dificultando todo o trabalho dos desenvolvedores de aplicativos, que eram obrigados iniciar seus projetos do zero.