Hoje em dia se tornou usual as compras do exterior através da internet, mas ainda obtemos déficit para o recebimento dessas encomendas. Já é de costume ver os nossos produtos parados na alfândega por conta de processos ineficazes da Receita Federal e dos Correios.
Nesta semana foi publicado no Diário Oficial da União o início de operações de um novo sistema de T.I. para a Receita Federal, juntamente com as normas integrativas aos Correios. O governo federal relata que em breve essa espera demasiada por uma encomenda do exterior possa reduzir em até 10 dias, isso é, somente pela modernização dos sistemas, pois auxiliaria no processo de pagamento e recebimento de impostos.
“Atualmente, o comprador recebe uma correspondência em casa avisando para pagar o imposto em dinheiro em alguma agência dos Correios e retirar a mercadoria. Daqui a um mês, o processo será automatizado. O comprador receberá uma correspondência para cadastrar-se num Portal do Importador mantido pelos Correios, onde poderá imprimir o boleto e pagar o imposto”, explica a Agência Brasil. Após o pagamento, a mercadoria será entregue na casa do comprador, sem que ele precise se deslocar até uma agência dos Correios para retirar sua encomenda.
Espera-se que mesmo com toda modernização e otimização, as taxas de impostos não sofram mudanças. Para compras de pessoa jurídica para pessoa física, a taxa é em média 60% de imposto de importação, e mais o ICMS(Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), que possui valores diversificados de acordo com cada região do Brasil. Ficam isentas dessas taxas as compras abaixo de U$50.
11 Comentários
Isso parece não ser bom…
Funciona assim.. você paga o produto la fora , depois paga o imposto aqui antecipado e depois fica na agonia esperando na sua casa sabe-se quanto tempo…e se extraviarem ou roubarem o seu produto durante o transporte azar o seu …
Foi minha mesma pensasão. Na minha mente imaginei que as encomenda importada vai sumi tudo nas entrega. E ainda vamo de te de paga o imposto seim recebe os produto.
Falta algo nessa matéria, ela não está bem explicada. Eu li em dois sites diferentes, que na verdade não se trata só da cobrança que sera diferente. Quem lê vai pensar que ainda vai existir a “seleção premiada”, onde alguns pagam imposto e outros não, mudando só a forma como é cobrado!
Mas não é bem assim!!!
De acordo com o que eu li, as lojas estrangeiras ficaram responsáveis em já passar todas as informações sobre a encomenda assim que ela chegar no Brasil, e o Correio ficara a encargo de efetuar a cobrança!
Dessa forma, se você comprar qualquer coisa no exterior, assim que a compra for postada na transportadora lá na China (ou qualquer outro lugar), os Correios aqui no Brasil já devem receber no novo sistema informações como o valor que você pagou (em dólar) e o que exatamente você adquiriu. Facilitando a cobrança quando o produto já estiver aqui.
Eu interpretei, das duas notícias que eu li, que o processo que era feito manualmente até agora, sera totalmente digital a partir do próximo mês, então NINGUÉM mais vai escapar dos 60% das taxas de importação, e assim os Correios esperam lucrar vários bilhões e amenizar sua enorme dívida.
Mais e se eu compro no eBay eim? Lá num é loja
Da na mesma, porque quem manda essa informação para os Correios é a distribuidora. Qualquer vendedor que vá exportar um produto para fora do país é obrigado a declarar o valor e o tipo do produto na hora de entregar para a transportadora.
O que deve dar pra fazer é pedir para o vendedor declarar que custou menos de 50 dólares. Assim fica isento de imposto. Muita gente vai pedir para os vendedores fazerem isso e eu não sei como os Correios vão lidar isso.
Tá, beleza, mas e quanto a demora que acontece em Curitiba? Será que esse novo sistema vai automatizar tudo e assim vai diminuir de verdade a demora?
A matéria fala justamente disso, basta ler cara
Acho que o que ele quis dizer, é sobre a demora em produtos serem liberados de Curitiba.
Você nunca deve ter comprado no exterior, ou se comprou deu muita sorte, mas esse prazo de “40 dias” que o correio da é totalmente mentira. Muitos produtos ficam presos em Curitiba por MESES, coisa de 60 a 90 dias ou até mais. Já recebi produtos com 9 meses de espera. É ridículo.
Mas os produtos não ficam em Curitiba, eles saem de lá cerca de dois dias após a receita liberar. O problema é quando chega nos cdds locais. Aí demora um século pra eles atualizarem o rastreio e movimentarem as encomendas.
Isso faz sentido, o status sempre demora pra atualizar. Eu já comprei, no mínimo, uns 20 produtos nesses últimos dois anos. Eu recebo a notificação de que o produto não foi tributado, mas depois fica uma eternidade no mesmo status, em Curitiba. Já cheguei a receber o produto em casa, e o rastreamento nem atualizado foi.