Um Redmi Note 11 de um usuário (Wendel Jonathan) em nosso grupo de ajuda no Facebok acabou explodindo ao ser colocado para carregar durante a noite. Não é algo recorrente, mas acontece com qualquer celular de qualquer marca sempre que o usuário negligência alguns cuidados ao por o celular para recarregar.
Neste caso, o erro do usuário foi utilizar um carregador que nas palavras dele não era o original do aparelho e muito menos era um carregador certificado de alguma marca registrada, mas ao que parece se tratava de um acessório genérico vendido em feirinhas de bairro.
Importante observar que carregadores de má qualidade e marca duvidosa pode fazer com que a bateria superaqueça e exploda. Carregador certificado e de qualidade possui tecnologia que corta a passagem de energia quando o celular atinge 100%.
Um carregador genérico pode não ter essa tecnologia e continuar mandando a mesma energia como se o celular ainda não estivesse com a carga completa. Por conta disso que as explosões geralmente ocorrem a noite quando o aparelho passa um bom tempo na tomada.