Nos últimos eventos da Microsoft, o que mais temos visto são declarações dos maiores nomes a frente a empresa enfatizando que o Continuum é a peça chave para trazer destaque e diferenciação à versão móvel do Windows, e nele se aposta as maiores fichas sobre os futuros planos da empresa em relação ao OS.
Ainda que o sistema Universal de apps continue forte e a vigorar, segundo a sempre certeira em informações internas sobre a Microsoft, Mary Jo Foley, a companhia esta prestes a incluir um emulador de programas x86 ao sistema operacional para dispositivos ARM64 no update Redstone 3, previsto para o fim de 2017.
Dito isso, ainda ontem, a Qualcomm e a Microsoft anunciaram que estão trabalhando conjuntamente para tornar o Windows 10 compatível com os processadores móveis, ou seja com os processadores da Qualcomm Snapdragon. Com isso, os processadores Snapdragon da Qualcomm serão os primeiros baseados na arquitetura ARM para aproveitar o suporte completo do Windows 10.
Frente a isso, o renomado desenvolvedor de Apps, Rudy Huyn, colocou pra fora algumas previsões que teve sobre o futuro dos smartphones. Segundo ele, todas as plataformas móveis estão condenadas à morte, por isso a visão do desenvolvedor faz todo sentido, uma vez que vemos a Microsoft nos últimos tempos parar de investir no Windows mobile para criar algum tipo de “smartphone killer”, ou seja, mudar o conceito de um smartphone e apresentar algo que torne a experiência do usuário mais avançada dentro do Windows 10 – não exatamente SO móvel, mas sim “algo diferente, não uma grande tela retangular sensível ao toque, não um ‘phone’ mas algo sem nome porque ainda não foi inventado”.
Abaixo está alguns tweets do Rudy:
W10m is dying? Yes, but it’s not alone. ALL smartphones are dying. Feature phones were killed by smartphones some years ago, it will.. (1/x)
— Rudy Huyn (@RudyHuyn) 9 de dezembro de 2016
Windows 10 Mobile está morrendo? Sim, mas não apenas ele. TODOS os smartphones estão morrendo. Feature phones foram enterrados pelos smartphones há alguns anos…
be the same with smartphones, a new kind of devices will replace them in 2-3 years (glass?lense?other?). This is why Msft stops to… (2/x)
— Rudy Huyn (@RudyHuyn) 9 de dezembro de 2016
invest into w10m, to create a smartphone killer, running a new version of w10, not especially w10m, you will be able to call… (3/x)
— Rudy Huyn (@RudyHuyn) 9 de dezembro de 2016
with it, but it will be sth different, not a big rectangular touch screen, not a “phone” but a thing without name cause not invented (4/x)
— Rudy Huyn (@RudyHuyn) 9 de dezembro de 2016
Tradução aos tweets acima: …e ocorrerá o mesmo com smartphones, um novo tipo de dispositivo os substituirá em 2-3 anos (óculos? lentes? outro?). Por isso a Microsoft parou de investir no Windows 10 Mobile para criar um “smartphone killer”, rodando uma nova versão do Windows 10, não especificamente Windows 10 Mobile, você será capaz de fazer chamadas, mas será algo diferente, não uma grande tela retangular sensível ao toque, não um “phone”, mas uma coisa sem nome porque não foi inventado ainda.
the moment. W10/UWP/winrt will be the central part of this product. Don’t ask Msft to ship a new phone but ask it to kill all of them (5/5)
— Rudy Huyn (@RudyHuyn) 9 de dezembro de 2016
Windows 10/UWP/Windows RT será parte central desse produto. Ele finaliza ainda com “não peça à Microsoft para entregar um novo phone, mas peça para ela matar todos eles”.
O desenvolver deixa claro que, acredita que as medidas adotadas pela empresa hoje visam uma próxima grande revolução no mercado, extinguindo os smartphones assim como foram os feature phones e dando lugar a um ainda desconhecido sucessor. Rudy aposta suas fichas que as decisões da Microsoft hoje apontam para a busca da nova tendência que está por vir, ainda que isso signifique praticamente uma desistência da empresa no modelo atual de Smartphones.
Para que a Microsoft consiga atingir os consumidores e pequenos negócios, será necessário encontrar um modelo mais atrativo e sustentável. É importante lembrar que a habilidade de rodar programas clássicos em um smartphone é o pilar do conceito do tão sonhado Surface Phone, que segundo rumores, deverá chegar junto ao terceiro update do Redstone.
Enfim, a Microsoft parece ter finalmente encontrado uma forma de fornecer a solução há muito tempo desejada por empresas e usuários – o mesmo sistema em todos os dispositivos rodando as mesmas aplicações, porém, com diferentes tecnologias. Isso serve também como um alerta para que o Google e Apple abram os olhos para o futuro.
O que os leitores pensam a respeito? Será que daqui a uns 2 ou 3 anos smartphone será coisa do passado mesmo?
65 Comentários
Agora imagina isso acontecer com o lançamentos de aparelhos usando o chipset snapdragon e com o lançamento do Surface Phone.Sei que muitos de nós usuarios vamos ficar na mão em vários quesitos…
Isso vai ser uma grande “revolução” sim acredito eu mas,meu medo e imagino que o de muitos é que a Microsoft “deixe de lado” os smartphones atuais dela como aconteceu no lançamento do Windows 10,muitas pessoas ficaram na mao pelo fato de o aparelho delas conter apenas 512MB de memória RAM.
Boa. Kkkkkkk
Isso já era esperado.
Eu lembro do primeiro “tijolão” da Nokia que era top pra [epoca e jogar snake naquilo era demais. A tecnologia foi avançando e os celulares ficaram melhores e mais funcionais até que, “BOOM”, mataram os celulares tradicionais e chegaram os de tela colorida, com suporte a videos 3gp, reprodução de mp3, jogos em java, teclado qwerty, etc. Em poucos anos começaram a aparecer celulares com menos botões e tela touch com caneta(essa época foi incrível) pois foi o começo de uma nova cadeia de celulares que perderia esse nome pois mais alguns anos depois surgiu o “SMARTPHONE” que deixou o antigo e velho celular pra traz e, agora, nos tempos atuais, estamos vivendo o ultimo suspiro dos smartphones onde a Microsoft está prestes a criar algo totalmente novo que já é esperado por muitos. Foi tipo:
-“Já que entramos no ramo de smartphones tarde, vamos matar essa merda e inovar. Criaremos algo que seja muito mais funcional e que todos irão querer. Tecnologia de ponta em tamanho reduzido na palma da sua mão e que caiba no seu bolso. Nós seremos o futuro.”
O Windows Phone já faz tempo kkkkk
Sobre Surface PC-Fone eu acho o seguinte… Resumidamente:
De 1991 a 1997 existiu a era dos dumb phones (em português “telefones burros”).
De 1997 a 2007 existiu a era dos features phones (telefones com recursos).
De 2007 a 2017 existiu a era dos smartphones (“smart”, esperto, “phone”, telefone)
De 2017 a 2027 existirá a era…??? Pensar que o mundo parou da ultima vez que ouve uma grande mudança é se limitar de mais!
Pra onde será que vamos evoluir agora não sei? mas historicamente falando com certeza já passou da hora de haver uma grande mudança no setor, e sem duvida (naturalmente) vai haver, se é isso que microsoft esta oferecendo não sei, mas que o seto esta prestes a ter outra revirada vai!
Ou sera que o ápice e limite da humanidade foi atingido em 2007 com a chegada do primeiro iPhone rs… https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1f/2007Computex_e21Forum-MartinCooper.jpg
Nos anos setenta também pensávamos que os automóveis no ano 2000+iriam voar e coisa género, mas basicamente estão iguais. Com os smartphones vai ser igual, cosmética, consumo, e mais algumas coisas mas tudo tem um limite, a não ser que integramos um chip no nosso cérebro, ligado a uma lente virtual ou coisa que o valha
Os carros não tem histórico de evolução como os telefones tiveram.
e na verdade como mostrei acima a evolução e bem rápida cerca de 10 anos que já se passaram desde a chegada do iPhone para que uma grande mudança aconteça, então pode ter certeza que esta era já esta no fim e algo novo vira, não to confirmando que é isso que a microsoft esta propondo, mas que algo nessa industria.
Mas sinceramente o que te faz pensar tao limitadamente assim que você consegue ver que chegou ao limite da evolução essa industria ?
Não é chegar ao limite, é pura e simplesmente não acreditar que as coisas se desenvolvam com a mesma rapidez, por exemplo os processadores já atingiram quase o limite molecular do silício não podem reduzir muito mais os nanometros,em relação aos telefones móveis não estou a ver nada prático, porque as coisas têm também que ser usaveis, que possa acontecer massivamente nos próximos anos.
por falar nisso todos esperavam que AMD conseguisse derrubar a intel dos PCs um dia, mas acho que isso pode acabar acontecendo é pelas mãos da Qualcomm, agora poderemos ter Tablets, Notebooks, Híbridos muito mais finos e leves com autonomia muito superior
Na verdade, a evolução dos automóveis é mais diluída na história, e não é fracionada como dos telefones. Desde o Motorwagen de três rodas e sem volante (usava-se manivela) até o carro elétrico autônomo, eles são considerados carros. Os telefones não: a gente não conta a história dos celulares atuais desde Graham Bell ou Antonio Meucci. É como se fosse algo totalmente sem ligação aos telefones sem fio ou via satélite que antecederam os celulares em larga escala.
Aliás, se for considerar a evolução dos celulares, tudo se baseia em um telefone foi recebendo mais e mais recursos, assim tornando desnecessária a utilização de outras máquinas. Foi deixando de lado o despertador, o tocador de músicas, a câmera digital, os palmtops, mais recentemente tem deixado os PCs e tablets (ainda mais com os phablets). Mas o princípio é sempre o mesmo: um telefone móvel!
O iPhone foi considerado revolucionário porque mudou o conceito dos celulares até então fabricados, incluindo o conceito de smartphone que estava sendo desenvolvido. Um celular com poucos botões, tela capacitiva multitoque por dedos, navegação como nos desktops, teclado virtual. Bem diferente do que os features phones apresentaram em relação aos dumbphones (tanto que o mercado demorou um tempo para diferenciá-los).
A pergunta é: o que a Microsoft vai apresentar para “matar” o smartphone que não seja um novo smartphone? Porque revolucionar, somente o iPhone fez até agora (ou seja: os celulares teriam dois períodos diferentes). E mesmo considerando três eras, o que ela vai apresentar que não esteja incluído no conceito de smartphones, a ponto de ditar os rumos do mercado? No que os smartphones que conhecemos não serão mais úteis? Em tudo o que ela tem apresentado, embora seja evolução em alguns pontos, nada faria com que um aparelho da Microsoft deixasse de ser um smartphone!
Concordo com o Paulo por causa disto. E acho uma especulação sem sentido falar de 2017 como se fosse uma nova era. Acho até que o Hudy Ruyn está mais querendo se referir à ideia do PC de bolso, de “tudo a mesma coisa” em telas diferentes e todo o blá-blá-blá que já estamos escutando há um ano…
Interessante notar que o artigo foi publicado dia 7
Microsoft e Qualcomm anunciaram dia 8
Entendo completamente seu posicionamento, entretanto acho interessante pensarmos que em meio a esta “briga” evolutiva e inovadora, há também a “briga” capitalista onde a filosofia de qualquer empresa cai por terra se não gerar lucros. Digo isto, pois nesta era de inovação que vivemos, vejo algumas empresas caminhando para a uniformização (Microsoft e Apple), outras para criação de novo dispositivos e interfaces (Google, Lenovo, LG) e outras apenas copiando ou colocando alguma função a mais no que já existe (Samsung e outros fabricantes chineses) e ainda outras que já foram gigantes mas não sabem mais onde estão (Sony, Nokia…), ou seja, cada uma procurando seu lugar ao sol e gerar lucro para o seu conselho e acionistas.
Resumindo, mudanças teremos isto é fato, mas não devemos esquecer a força que o capitalismo vai exercer sobre estas mudanças, então ainda é muito cedo para falar que uma plataforma ou outra vai sumir.
Tirando umas apps alternativas aos que não quiseram por na loja Windows esse senhor tem algum crédito ou é só mais um a vaticionar algo que será óbvio num futuro mais ou menos distante?
Uanderson, vc poderia me dar uma força já que que é parceiro da banggood? Fiz a compra de um redmi 4 prime(pré-venda) e era para ser enviado no dia 30/11 e ate agora nenhuma posição da loja, dizem que estão esperando um novo estoque só que estão vendendo esse aparelho no site informando até o numero de peças restantes.
Valeu e se puder me ajudar ficarei muito agradecido! https://uploads.disquscdn.com/images/6a6dc598bbd0035eca0a07b76ed127bd787132e2ed986440f74f6e6f2d023e1f.jpg
Você já falou com eles? optou pelo envio onde você receber o rastreamento? Eles tem perfil no Facebook também “Banggood Brasil”.
Falei e tem outras pessoas que estão na mesma situação. O problema é que venderam ser ter estoque e estão fazendo novamente, continuam vendendo e o site informa que tem as peças mas quem comprou e pagou no mês passado não é enviado o produto. Se puder dar um toque neles, esse tipo de procedimento não é bom pra loja mas vou tentar no Facebook.
Kkkkkkkk boa boa…
Pois é, a microsoft não esta conseguindo fazer o que jé existe.Imagine o que ainda não foi inventado.
Se fosse pra pensar assim a gente ainda estava no Windows 98, no mundo da tecnologia quem traz as novidades primeiro é quem dita as regras do mercado.
Com certeza não. Smartphones ainda sobreviverão por muitos anos.
O Android sozinho você quis dizer… A primeira que vai entrar na onda se realmente sair um “Smart PC” vai ser a Apple e a Google se não acompanhar e deixar pra entrar tarde vai acabar como o Windows Phone. Parece que o jogo vai virar…
Esse vai ser o empurrãozinho que a Microsoft vai dar para Apple e Google não ficar parado e sair da cama: “Se vocês ficarem parados, vou comer vocês vivos.”
Que vendas? Não tem mais smartphones vendendo, como vai ter queda.
O que precisam mesmo é de Marketing.
Todo mundo que conhece o Continuum acha incrível a ideia de ter um celular que serve para tudo (pois a maioria das pessoas que conheço tem um PC apenas para usar a internet em uma tela grande e fazer apresentações ou relatórios).
Acho que apesar de estarem ocorrendo mudanças não creio que em apenas 3 anos irá ocorrer algo tão revolucionário a ponto de nal ser mais um Smartphone, e não acho que os comuns perderão seu lugar tão rápido porque principalmente no brasil (isso quando sair) não é qualquer um que vai ter dinheiro.
Eu sempre usei WP e Android e acabo de comprar um xiaomi, sempre visando custo beneficio, os meus amigos androidanos já trocaram de telefone 2 vezes e o meu nokia L730 está fluidissimo, gosto dos dois sistemas mas prefiro wp por conta da vida util, meu sogo ainda tem um L520 custou 250,00 e roda blz para o uso dele a 3 anos e meio se não me engano, espero q venha coisa boa e temos q encarar essa concorrência como boa pq monopolio não é bom pra ninguem.
O que era perfeito nos Lumias é a integração de Hardware com o software(Coisa que também vemos em Iphones). Nenhum Android no mesmo top(e alguns com hardware melhor) consegue lamber os pés de um Lumia em desempenho. Uma pena q a Microsoft não achou esse modelo de vendas lucrativo e prefere que o W10 seja algo parecido com o Android que é vendido por OEMs.
Vida útil é uma coisa que os lumias tem, o meu 535 tem 2 anos e meio, e ainda esta funcionando muito bem, tenho um android mas ainda prefiro o W10, mas to ansioso por um novo conceito de móvel o continuum já parece muito bom, seria muito útil para min, pena não ter smartphone compatíveis no país.
Claro que o WP é fluído, nao tem app pra forçar ele
Sim verdade q não tem app, não entendo bem mas no wp ao meu ver os apps rodam de forma organizada aproveitando melhor sua memoria ram, e no android ele quer rodar todos ao mesmo tempo.
“Matar” as outras plataformas, não vai. Porque nem todo mundo vai poder adquirir. Agora, se funcionar direitinho, a Apple vai perder todos os usuários de produtividade dela pra essa novidade
A única verdade é que a “mico”soft cagou gostoso quando comprou a Nokia e foi um fracasso total e agora vai tentar fazer algo novo porque não sabe fazer algo melhor do que temos hoje e o pior é que eu fui usado como cobaia e alguns até hoje não se tocam que estão sendo apenas usados na esperança de que seus aparelhos de 700/1000 reis comprados a 2 anos a trás se tornem um verdadeiro smarthfodão!
Meus irmãos abram seus olhos, comprem logo um Lenovo Vibe e sejam felizes!
App “tela” atualizou pra design do. W10
Meu tb atualizou!
Manda print de como ficou pk o meu aqui não atualiza nem como a zorra
Agora o app de chama perfil de cor.
https://uploads.disquscdn.com/images/7e0a51d5b84865791e0db8c809d5969086ea3721f23123ad42fd2e5e666e7145.png
https://uploads.disquscdn.com/images/d4a03eda40e3dcd5a8eccc9a98ec02b61da9e5ce7106a1a36021cd4204c38e6f.png
https://uploads.disquscdn.com/images/02985396018a94c8198386b1ee04f6910446123f53ed1eadb8f3f7df700a8394.png
valeu mano!
https://uploads.disquscdn.com/images/9ab9d31a38af0304f73fa8576f2885a4f6aef34f29c160d65ebdb27328a441b8.png https://uploads.disquscdn.com/images/d0a90d34a35908e8bf1ee5e88ba4bd6e6d2d6ccd86c2c48e3599ea938c69f6da.png https://uploads.disquscdn.com/images/b6559249ea0413ef073816b8d4af2a93e241f541a644ee6b9cfdd2861 https://uploads.disquscdn.com/images/b6559249ea0413ef073816b8d4af2a93e241f541a644ee6b9cfdd286148aa495.pn
Obrigado queridão
Demorou mais veio.
Com certeza isso vai acontecer, mas primeiramente não vai estar acessível a todos, vejam o Surface ou o recém Studim, algum de nós aqui tem? Não!
Em segundo lugar, o tempo passa rápido sim, mas isso depois que olhamos para trás, o fato é que até tudo se consolidar amigo, e até eu e vc termos um aparelho do futuro vai uns 10 anos, então vamos ficar sussas e aproveitar oque temos em mãos.
Se o Nintendo Switch fazer ligações meu adeus Apple e Samsung, etc.
Se a bateria aguentar mas de duas horas, já é uma opção.
Pois é é é… Eu lembro quando minha mãe usava aquele Motorola que parecia um tijolo preto,depois foi pra um da Nokia vulgo Oi Xuxa,aí veio o Motorola Z3,depois aqueles nokia fodão que só tinha da cor vermelha ou azul,o Ericsson e boom,os Smartphones,e isso tudo em poucos anos.
Não acredito que algo tão revolucionário a ponto de ser considerada outra coisa que não um smartphone venha a surgir em tão pouco tempo. Em essência ainda será um dispositivo móvel, capaz de realizar chamadas, tirar fotografias, gravar videos e rodar aplicativos. Ainda que hajam mudanças substanciais quanto à forma e a interação, possivelmente com amplo uso de IA e realidade aumentada, como poderíamos dizer que tal coisa não é apenas um smartphone com upgrades? Precisaria de algo muito mais revolucionário do que isso, algo como lentes de realidade aumentada, leves, discretas em que pudéssemos interagir por comando de voz ou algum tipo de dispositivo de entrada vestivel. Aí sim poderíamos dizer que não é mais um smartphone. Mas algo assim virá em tão pouco tempo? E a lei de Moore?
Concordo plenamente com vc.
Também concordo. Não vai ser com tanta facilidade que esse dispositivo vá acabar com as outras plataformas. No máximo, vai ganhar os consumidores Premium (os que usam iPhone e tops de linha). Logicamente nem todo mundo vai ter dinheiro pra adquirir a novidade.
Acho que o Rudy se empolgou um pouquinho.
[OFF] Galera do Windows Team ta se movimentando no site deles pra ficar fazendo birrinha aki nos comentários. É uma atitude ridícula, desprezível e infantil. Sejam aquilo que vcs dizem ser e parem com essa viadagem. Sim, pessoas que foram banidas do seu site estão seguindo este site aki. Mas sabe pq? Pq aki se fala de todas as plataformas de forma imparcial e comentários que ressaltam pontos ruins das plataformas não são apagados.
Imparcial? Não mesmo.
Imparcial? Você deve estar brincando ne.
Eu respeito os dois sites, mas algumas vezes os dois falam com parcialidade. Aqui mais que lá. Nota-se em quase todas as postagens sobre Microsoft um sentimento de raiva por causa da Nokia. Esse site deveria se chamar “Meu Nokia”.
O site desde o início o único foco era no Windows Phone, de um tempo pra cá que começaram a falar de Android e iOS também já que não é “Meu Lumia” nem “Meu Nokia” e sim Meu Smartphone. É normal que o site que cresceu focada só no Windows pelo menos dar um pouco mais de atenção do que aos demais temas já o que não falta é fórum de Android e iOS.
O cara veio reclamar do site aqui, e ainda ficou citando nome, se fosse você o moderador do site você faria o que? Ele so veio responder.
Finalmente tiraram o teclado da nao da Portella…
Estava garimpando noticias da Microsoft e soltando cagadas…
Uanderson ainda tem uma quedinha pelo WP… Kkkkk
CARA, NO QUESITO INTERFACE O WP É O QUE EU MAIS ME IDENTIFICO.
Kkkkk por isso que disse da quedinha…
kkkk
Só no aguardo… https://uploads.disquscdn.com/images/dde4c7fd6379e1a8be80ec462a5b5b5419b4b3c609f06f09fae487a41dd64f5c.jpg
A sacada da Microsoft foi bem inteligente. Agora cabe a ela saber fazer a transição gradativa. Pq se fizer q nem fez no Windows 7 pro 8/8.1 vão cagar o pau outra vez. A Google aparentemente vai seguir a estratégia revivendo os planos do Wine, pra não ficar pra trás. A Apple também está se movimentando para fazer tal transição. Ao que parece teremos o fim dos smartphones e um novo BOOM.
Faz parte da natural evolução das coisas.
Que venha as mudanças.
italo?
É como anda a carruagem, um dia celulares comuns quase sumiram, a hora do smartphone um dia chegará, e deve ser isso mesmo entre 2 ou 3 anos…
Ano que vem a indústria vai ter muitas novidades, tomara. 🙂