Samsung e Google aderem ao “Right to Repair” e irão vender baterias, câmeras e telas entre outras peças originais aos consumidores

Na última semana de março a Samsung veio a público informar que, em parceria a iFixit, iniciaria a venda de peças originais para reparo diretamente à seus consumidores. Poucos dias após o anúncio da sul-coreana, foi a vez da Google informar que seguiria o mesmo caminho.

O anúncio das duas gigantes vem em paralelo com Apple e Microsoft, por exemplo, que já haviam anunciado a adesão ao movimento.

Google

Segundo a Google, o programa de autoreparo da empresa irá ofertar componentes como baterias, câmeras e telas para todas as gerações da linha Google Pixel, exceto a primeira. Vale ressaltar que o programa estará disponível apenas nos países onde a empresa americana comercializa os aparelhos.

Em comunicado oficial, o Google diz:

Queremos que você tenha uma ótima experiência com seu smartphone Pixel, e isso inclui acesso fácil a reparos de dispositivos seguros e de alta qualidade, caso seu smartphone seja danificado. É por isso que estamos trabalhando com o iFixit para facilitar o acesso de profissionais de reparo independentes e consumidores qualificados com experiência técnica relevante às peças genuínas do Google necessárias para reparar telefones Pixel.

A Google ainda informa que as peças estarão disponíveis a partir do final deste ano no site ifixit.com com a possibilidade de ser adquirido também algumas ferramentas essenciais para o reparo como pontas de chave de fenda e espátulas.

Samsung

Por sua vez, a sul-coreana iniciará o programa no meio do ano fornecendo algumas peças de reparo, como tela, bateria, vidro traseiro e portas de recarga. De início, os aparelhos legíveis ao programa são modelos da linha: S20 e S21 além do Galaxy Tab S7+.

A tendência é que após um determinado período, sejam adicionados mais componentes e mais aparelhos listados ao catálogo inicial.

Mas e aí, será que o Right to Repair irá revolucionar o mercado mobile? Nos acompanhe para mais informações!

Via / Fonte

Loading spinner

Sobre Gerpherson Avelino

Redator e fotógrafo mobile.