Acredito que muitos dos nossos leitores aqui chegaram a alcançar a época em que ter um computadorzinho de bolso era o maior charme, pois cada um era completamente diferente do outro. Não é como hoje que todo mundo tem celular e que são extremamente parecidos um com o outro.
Engana-se quem acha que os celulares mais modernos são os mais vendidos do que modelos mais antigos, talvez pelo fato dos atuais terem muito mais concorrência que antes. Por isso, trouxemos aqui uma lista dos modelos mais vendidos de todos os tempos e que foram lançados há pelo menos 10, 15 ou 20 anos atrás.
06 – Motorola RAZR V3 (130 milhões)
Em 2004, a Motorola lançou um aparelho que se tornou sonho de consumo. O RAZR V3 era um sucesso devido ao seu design extremamente fino. Além de fino, ele possuía duas telas coloridas e um teclado prateado (aço escovado). O display também chamava atenção com o principal de 2,2 polegadas com resolução de 176 x 220 pixels e o visor frontal de 96 x 80 pixels. O sucesso se tornou ainda maior com o lançamento do modelo com suporte a cartão de memória (Razr V3i).
05 – Nokia 5230/ / 5233 (150 milhões)
Em 2010, a Nokia lançou seu modelo 5230, que popularizou os celulares com tela touch screen, isso por conta do baixo custo. Apresentava uma estética mais moderna e com qualidades multimídia, além de ter conectividade 3G. Vendeu 150 milhões de unidades. Esta série de aparelhos também trouxe um grande sucesso para a Nokia antes do seu declinio no mercado de celulares.
04 – Nokia 6600 (150 milhões)
O sucesso do Nokia 6600 foi tão grande que o modelo chegou a ser exibido em diversos filmes nos EUA, não só porque se tratava de um mero objeto para fazer ligações, mas também porque trazia um sistema operacional mais avançado (SymbianOS 7.0S), permitindo realizar muitas atividades em um só lugar com recursos até de multitarefas.
Ele tinha uma câmara de 0,3 MP com Zoom Digital de 2X e uma tela de 176X208 com 2,1 polegadas, além de contar com um processador ARM9 de 104 MHz. Mas, sinceramente, o seu design era muito estiloso para aquele tempo.
03 – iPhone 6 e 6 Plus (220 milhões)
Em 2014 com o grande sucesso dos celulares Android e até mesmo com o Windows Phone da Microsoft, a Apple fez um grande feito apresentando um celular que saiu da famigerada tela de 4 polegadas e trouxe uma tela maior HD de 4,7 polegadas e resolução 1334 x 750 pixels.
O modelo 6 Plus conta com tela FULL HD de 5,5 polegadas e resolução 1080 x 1920. Especialistas dizem que o aumento do tamanho da tela foi um dos grandes responsáveis pelo seu sucesso de venda. Esse é o único modelo com design moderno presente nessa lista.
02 – Nokia 1110 (250 milhões)
Sucesso no Brasil por causa do seu baixo custo e também por trazer uma função bem curiosa, onde o celular falava a hora por meio de voz virtual, este conhecido celular pode ter sido o primeiro dispositivo de muita gente, e, por isso é tão lembrado. Ainda com tela monocromática, famoso “jogo da cobrinha” Snake e custando em torno de R$299 reais, ele cativou os usuários da época, tornando – se assim o segundo celular mais vendido de todos os tempos.
01 – Nokia 1100 (250 milhões)
Até o atual momento nenhum celular do mundo superou o 1100 em quantidades vendidas. Este simples celular que foi muito apelidado de celular lanterninha, traz também um teclado de silicone, tela monocromática (96 x 65 pixels) e toques monofônicos que marcou sua geração.
O celular que foi lançado em 2003, quando os celulares ainda não suportavam cartão de memória, músicas em MP3 e as câmeras eram em sua maioria VGA.
O causador de toda sua fama foi com certeza os joguinhos como o clássico Snake II e o Space Impact. Mas sua sacada mesmo era a possibilidade de mudar a cover frontal e traseira muito facilmente. Mais três fatores o tornou tão popular: custava apenas R$299 reais, tinha desing moderno e não era um tijolão.
Dentro de aproximadamente cinco anos o Nokia 1100 se tornou o celular mais vendido de todos os tempos com cerca de 250 milhões de unidades comercializadas, se tornando o melhor dispositivo eletrônico de venda de consumo do planeta.
Resumo
Dentre os dez mais vendidos de todos os tempos pelo menos sete modelos era da fabricante Nokia e isso mostra como a marca era forte no ramo de celulares naquela época. Um verdadeiro domínio em relação a qualquer outra marca. Tudo por conta do seu sistema operacional Symbian, que era o que se tinha de mais avançado até chegar o Android do Google e o iOS da Apple.