Depois da divulgação dos resultados financeiros do quarto trimestre de 2015, a comunidade WIndows se viu novamente em colapso, mas isso não era de se esperar?
Da “glória” e à “desgraça”
O ano de 2015 sem dúvidas foi bastante conturbado para o setor móvel da Microsoft. Com o animador estagio inicial do desenvolvimento do Windows 10 Mobile o sistema da empresa para dispositivos móveis – que já vinha mostrando um certo crescimento desde o fim do ano anterior – parecia ter um futuro bastante promissor. Com a chegada timida de novos aplicativos com a proposta universal, um interesse em massa no rumo que a nova versão iria tomar o programa insider se tornou um sucesso absoluto. A cada build a comunidade entrava em festa e o clima positivo com o lançamento bem sucedido da versão para PC’s um pouco mais a frente só ajudou nisso. Haviam promessas de apps grandes, reafirmação da empresa quanto ao compromisso com a plataforma, mas então, ai os problemas começaram…
A progressão do sistema não foi tão rápida quanto os fãs esperavam, e isso ficava claro quando comparada ao desenvolvimento da versão para desktops. Isso acabou criando uma das dúvidas mais recorrentes do ano : “o quão importante é para a Microsoft o setor mobile?”. Essa dúvida dividiu e ainda divide opiniões, afinal, existem muitos pontos de insatisfação estão ligados a ela.
Ao firmar uma presença muito mais intensa nas plataformas rivais, a empresa de Redmond acabou por ferir o orgulho dos seus usuários retirando tudo aquilo que há de “exclusivo” da sua propria plataforma em prol de alcançar um publico muito maior. Com a Cortana , a nova suíte Office antes mesmo do próprio Windows Phone (de forma oficial pelo menos), os aplicativo do Outlook e Skype com mais novidades até mesmo que para versão do sistema para PC’s da empresa e agora o ótimo teclado Wordflow (que aparentemente terá uma função nova não presente no Windows) chegando ao Android e iOS a insatisfação dos fãs parece bem justa. Ainda mais se aliarmos isso aos novos e não tão animadores tops de linha, o não cumprimento das promessas e prazos estipulados e principalmente a grande demora para a tão aguardada finalização e distribuição do software.
Só para se ter noção, desde que o Windows 10 Mobile começou a ganhar vida a Google lançou o Android 5.1.1, o programa de testes do Android M, as versões, 6.0 e 6.0.1, isso sem falar nas diversas variações do iOS 8 e 9 que chegaram aos seus usuários.
Sem duvidas houve um grande impacto sobre as vendas dos dispositivos. Com a grande incerteza gerada, a debandada dos usuários e dos desenvolvedores fez com que a plataforma perdesse bastante do que foi conquistado por todo esse tempo, agora com pouco mais que 1% da participação no mercado e o abandono do desenvolvimento de diversos apps, criando um cenário bastante obscuro. Então é a hora levantar a bandeira branca e entregar os pontos? não temos como saber. Sim, o futuro da plataforma da Microsoft está totalmente incerto.
Nunca presenciamos tanto silencio da empresa quanto os seus planos, os seus motivadores, as suas ambições quanto ao setor móvel, então nos apegamos a tudo o que nos foi dito até agora. “O Windows nos celulares é importante para nos“, “Se nenhuma OEM, criar dispositivos com Windows, nós iremos construí-los e assim haverá dispositivos Lumias“, sim, o Windows Phone não vai simplesmente morrer ou sumir do mercado. Assim como eu disse no editorial passado “A morte do Windows Phone” o setor móvel é vital para a relevância da Microsoft no futuro, seja ele dominado por wearables, realidades alternativas ou algo ainda não apresentado, a tecnologia móvel será sem dúvidas a porta para o sucesso nessa nova proposta, que é onde a Microsoft já está de olho.
Então o que esperar a partir de agora?
Como eu disse acima, o futuro do OS da Microsoft estará incerto até descobrirmos como a empresa planeja apostar nele, mas a unica certeza que temos é que o Windows nos Smartphones não morrerá. A “Batalha dos Smartphones” de certa forma já foi ganha pela Google e Apple mas a Microsoft continuará ali para quem quiser, preparando-se para a proxima grande aposta do mercado. Contudo, tenham noção de que isso não é um estado definitivo. Com grandes apostas como o Continuum e os aplicativos universais, o futuro poderá reservar surpresas positivas e até uma grande virada no jogo, assim como poderá não altera muito o cenário atual. Apenas deixe acontecer.
6 Comentários
Sinceramente não dá pra entender o que a Microsoft quer da vida, para ela interessa tudo quanto é coisa, menos o setor mobile, eu amo o Windows Phone 8.1 e mais ainda o Windows Phone 8 (sim, muito antigo eu sei, mas amo aquele visual) , e sinceramente, detestei o Windows 10 Mobile, achei feio demais (sem falar nos bugs), onde está aquele design diferenciado, aquelas Live Tiles lindas e aquelas fontes grandes? Cadê aquele visual magnifico do Windows Phone 8? Eu sei que muita gente aqui vai ficar irritada comigo, desde já me desculpe, mas é uma coisa que preciso dizer, eu amava os Lumias, e agora ver que não terá mais Lumias a venda, e esse visual do sistema (na minha opnião) feio, é de lamentar! Espero que um dia a Microsoft volte a ser o que era antes, quando trabalhava junto com a Nokia…
Eu achava um sistema muito bom, era muito legal, mas veja toda hora tinha um problema que vc claramente via que era problema não em si no sistema mas de quem foi, as pessoas alertavam e eu avisava… era a mesma coisa que nada, nunca consegui colocar uma pasta de música sem dar problemas, nunca conseguia organizar direito os icones, sempre catei e garimpei jogos em busca de algo legal, ele morreu por ignorância e arrogancia de algumas pessoas da própria divisão de celular da Microsoft a verdade é essa! 1º o Windows é um SO com ícones não blocos era p Microsoft dar aula de ícones e podiam ter esmagado a concorrência, se rodassem as coisas do pc! baixava da internet ou da loja e fim do IOS, android etc…mas não e Não! 2º quando pegaram a Nokia era para desenvolver e não usar como eterno log, nada foi aprimorado e desenvolvido o player, câmera, carcaça etc… da Nokia ficaram até a morte dele! não desenvolveram não acompanharam 1000 coisa podiam ter evoluído a um nível maravilhoso; 3º um rival está na cola não é para esperar e lançar! já lança e detona o cara! ficavam esperando! e pior colocaram metas: tirar a Blackbarry era o objetivo! grande objetivo! e depois Cérebro? Pink sei lá! … tudo a mesma coisa, as baterias já não agradavam mais, as câmeras com lentes de outro mundo mas estabilizador e auto foco Nokia sem evoluir! de 10 apenas 4 fotos boas! tava tudo indo p esse caminho mesmo! a gota d’agua com certeza foi o upgrade para o 10 matou rádio fm, wi-fi, etc… deu muita dor de cabeça não tinha solução e ainda por cima tiraram as lojas, fecharam e ai todos com medo disseram tchau. Eu fiquei com meu 830 até o dia da morte dele! muito triste e lamentável. mas …é a vida…. te digo de coração cara, como mandei e usei o contatos deles, vc não faz idéia. não adiantou nada minhas sugestões. só sei que a luta foi covarde, mas só comprarei um aparelho com sistema WindowsPhone ou o que tiver se for com Windows mesmo continuação do 6.5 ou outros do HTC, Samsung Omnia 6.5 etc…e que rode de pc.
O único modo da Microsoft vencer ou sair da M… será lançar um windows phone mesmo! que seja a extensão do PC de casa! parecido com o Switch! não só de jogos vive um smartphone, mas de aplicativos também e seria interatividade total! agora ter que catar na loja e perder um tempo em meio a jogos de 80 ou 90 cópias de outros eu prefiro tacar do meu pc p smartphone. Bom como nunca vão seguri isso, melhor fechar a divisão ou tentar de novo e de novo e de novo!
A Samsung lançou o Ativ S com windows 8.0, um dos celulares mais lindos que já vi, até hoje! bateria parecia que não tinha fim! camera a melhor já feita!!! tela Amoled, som delicioso, tudo maravilhoso…mas o paraíso da Samsung não combinou c o da Microsoft e ai quem pagou foram os usuários…morreu no 8.0 não podem usar alguns jogos, não sei se funciona o zap, morreu atualizações etc… tem um monte de gente querendo vender no ML, 1500,00 ou 1700,00 quem comprar sabe que não atualiza e nunca irá! nem p 10 poderá. Lamento! ai pergunto que confiança vc tem na marca ou produto?
É sim. Agora temos o Windows 10. Adeus WP 8.1 e bem-vindo seja o Windows 10‼
Acho que não ainda há muita coisa pela frente!