Já falamos aqui dos MotoSnaps que fazem parte dos novos aparelhos da linha Moto Z da Motorola/Lenovo, esses MotoSnaps são módulos que podem turbinar seu telefone, fazer com que ele seja um projetor de imagens, caixa de som ou aumentar a bateria.
Dentre os mais famosos, houveram alguns conceitos de Snaps em exposição pouco mostrados, um destes conceitos é o chamado OneCompute. Nós vamos ver a Motorola fazer algo com o Android que somente a Microsoft tinha conseguido com o Windows 10 Mobile.
Esse MotoSnap carrega o conceito por trás do recurso do Continuum do Windows 10 – a capacidade de projetar um telefone Windows em um PC — dessa vez usando o Android. Mostrado na exposição Tech World empresa-mãe da Lenovo nesta quinta-feira em San Francisco, OneCompute poderia unificar ainda mais os smartphones e desktops. Veja:
Assim como os outros Snaps, o OneCompute é encaixado na parte de trás do smartphone. No entanto, isso não é a única peça do modulo. Depois que o Snap é anexado, o telefone é colocado em um dock que está conectado a um hub que tem três slots USB 3.0, uma porta HDMI e um slot de alimentação.
À primeira vista, parece que o dock não tem qualquer finalidade especial, mas a combinação do MotoSnap e o dock faz com que os dados sejam enviados. Além disso, ele também carrega seu celular enquanto estiver ligado.
Obviamente, a versão “desktop” não é idêntica à UI móvel original. De acordo com Xiaobing Guo, o líder do projeto OneCompute, os desenvolvedores fizeram alterações no programa do lançador. O resultado é que a interface do usuário de desktop se adapta bem para a grande tela do computador.
Suporte periférico
Você terá que usar um teclado e mouse para navegar pela tela inicial e cada programa navegará de forma adaptada. Na demo, Guo conectou ambos os periféricos no telefone via Bluetooth, e surpreendentemente houve pouca latência quando ele moveu o mouse sobre a tela ou digitou algumas palavras no teclado.
Uma conexão sem fio é preferível em muitos aspectos, e é ainda mais importante para um teclado e mouse. No entanto, Guo disse que as portas ainda não estão prontas para serem conectadas no Snap. Ainda assim, três portas USB são mais do que suficientes para conectar os periféricos essenciais se você está escrevendo um relatório, jogando ou fazendo uma chamada de videoconferência.
OneComputer X Continuum
Em relação ao Continuum da Microsoft, o modulo da Motorola tem vantagens e desvantagens.
No lado positivo, permite o uso da multitarefa completa e também é possível abrir janelas lado a lado, isso oferece uma experiência mais parecida com um computador de verdade.
Outra grande vantagem é o uso de toda Google Play, loja de aplicativos do Android, que no Continuum da Microsoft além de ter uma loja limitada – Windows Store – só é permitido usar os aplicativos universais.
Por outro lado é evidente que a implementação da Motorola é ainda um conceito bastante difícil e que está longe de ser maduro. A solução da Microsoft é muito mais bem pensada.
Para usuários de desktop Windows, a interface da Microsoft será muito mais familiar em comparação com Android com um mouse e teclado e a Microsoft espera aproveitar o grande numero de usuários de desktop Windows 10 para fornecer os aplicativos de desktop UWP, que faria com que o conceito fizesse sentido.
Apesar de o OneCompute ser simplesmente um conceito, os usuários do Windows Phone aguardam sua chegada, pois isso pode criar uma rivalidade com a Microsoft, fazendo com que ela busque evoluir e retirar as limitações do Continuum.
É bom a Microsoft se preparar para enfrentar uma ameaça muito maior, já que o Google fundiu o ChromeOS e o Android, permitindo que cada usuário Android transformasse seu sistema operacional em um desktop apenas conectando-se em uma tela, isso pode fornecer uma ameaça existencial para Windows em si.
Fonte: MSPowerUser
42 Comentários
Não sei se as pessoas que acompanham e interpretam as noticias reparam de como está sendo a visão da Microsoft, ela já sabia que isso seria copiado logo, mas ai vem a sua carta na manga …. o Visual Studio. Ele tem as ferramentas necessárias e ainda fazer os apps para qualquer plataforma usando praticamente o mesmo código, e como o Android é feito em código aberto, será muito fácil eles adaptarem e utilizarem os app´s universais feitos no Visual Studio. A Microsoft foi muito esperta em fazer o mais rápido possível o continuum e o Visual Studio 2015 e uma vez o próprio Nadella falava que outras plataformas deveriam fazer suas “versões” do Continuum, pq ai os desenvolvedores iriam correr atrás e qual programa está pronto pra isso? O Visual Studio, logo publicarem na Windows Store um App que é pronto pra loja ficaria mais fácil ainda, os Desenvolvedores não teria desculpas para não publicarem seus app´s na Windows Store.
Isso não significa que a irá dominar o mundo dos smart´s, mas com certeza deixará sua plataforma totalmente fortalecida com app´s atuais e dinâmicos, Dentro da briga de melhor sistema operacional.
A ideia da Ms é promissora mas parece que ela está mais preocupada em lucrar com patentes do que em disponibilizar o serviço para usuários, a motorola e outras marcas vão disponibilizar o serviço certamente mais rápido e estável enquanto isso ficamos apenas ” a ver navios” usuários antigos já conhecem essa história.
minha mulher acabou de abandonar o wp disse que nunca mais volta,reclamava que os apps fechavam na cara dela o facebook todo bugado ela disse que a experiência foi horrível difícil de achar as coisas e de pouca personalização. ela pegou um moto g4 plus e eu confesso que to desanimado com a Microsoft ta todo mundo tentando me tirar do Windows e eu to quase saindo so não troquei por que nenhum aparelho vendido no Brasil me agrada mas eu to quase importando um htc
Eu consigo usar. Alias. So uso ele… Esta usando versão insider ou a versão final?
Incrível… Achei impressionante o desempenho… Agora… No brasil isso custaria uns 6 rins? E um coração…
A Microsoft até passou a impressão de ter sido a inovadora nessa ideia de Continuum, embora não seja, ela apenas aprimorou bem um conceito que já existia. Mas do jeito que a MS é lenta (ou lerda), capaz de perder boa parte hype pra outras que com certeza já estão pensando o mesmo e não estão pra brincadeira. Li que a Lenovo, inclusive, anunciou que sua novidade chegará no Brasil na mesma data de lançamento em outros países.
Off: Alguém consegue usar o Edge no W10 Mobile? Pqp no meu ta quase impossível. Alguém indica um bom navegador?
fico com o Continuum…
Em que aparelho?
lumia 650
Então a MS é o lixo, por que a ideia partiu da motorola com os Motorola Atrix..
Nem ela nem a Motorola, apenas fui irônico com este comentário.
As duas são lixo: https://www.youtube.com/watch?v=073OiyXnUT0
A Microsoft pensava possuir um componente exclusivo, apenas esqueceu que a detentora da ideia inicial através da Lenovo poderia retornar. E agora Microsoft como fica o seu exclusivo Continuum. Ainda bem que mudei para a Lenovo. Adeus Windows Phone Lumia, adeus Microsoft.
Bem vindo caro irmão
1 Tem app
2 é mais bonito
Já ganhou
1* Tem app
2* é mais bonito
Já ganhou
OBS.: Olhar o ano do vídeo.
Concordo.
Só pra lembrar, com o continuum podemos rodar qualquer programa do Windows, não apenas os universais. Isso é feito pela nuvem, o programa roda em um local remoto e é exibido no continuum. Esse concorrente da motorola vai poder fazer isso? Não.
Que grande vantagem, me empolguei tanto.. Muita gente vai usar, SQN. Ninguém quer rodar programa em local remoto, pra isso melhor usar controle remoto tipo Teamviewer…
É remoto de um servidor da Microsoft, tem um app do continuum que instala o programa no servidor. Não é como tu tá pensando, se a microsoft quer fazer do celular um computador, tu acha que ela ia fazer um ‘TeamViewer’?
Sim, eu sei que não é como Teamviewer, mas a finalidade é a mesma. Por isso muitas empresas já usam virtualização por ai. Além de manter seus dados dentro da empresa, já existem sistemas de banco de dados bem mais complexos, tipo SAP R/3…
Isso daí é só firula computacional, igual aos apps modernos.
Ta vendo MS, continua babando eles e esquece dos usuários, daqui a pouco tudo se tornará nada… Abre o olho MS.
Isso que da ficar cagando pro usuário e so servir de promessas, nao cumpridas ainda por cima.
O grande problema é ter que depender de desenvolvedores mesquinhos e egoístas para o sistema ganhar os apps universais..
Com essa lerdeza da Microsoft pra tudo, daqui a pouco todos estão com esse conceito funcionado, menos ela, assim como o Windows 10 mobile. Aos bitolados por aí, Android 6.0 num smartphone competente e puro está rodando de forma impecável.
Se Microsoft fizesse de tal maneira se o dock é a ponte que realiza o continum pois bem faz da Dock o seu potencializador fazendo um código dentro do Windows assim talvez a dock tivesse o poder de fogo alternativo ao invés não sei só depender do hardware do cell. Uma transferência desse poder para Dock junto como um kit continum teclado e mouse sem fio.
Resta a Microsoft mostrar pra que veio. Pois acho que se a Lenovo já começar assim a evolução deles vai ser bem rápido e a aposta da MS vai ficar mais difícil de tomar mercado…
Ola Android sempre imitando microsoft agora vao cria ate um pc so falta chupa ovo nessa terra eo que mais tem
Será?
A MS que copiou o conceito dos Motorola Atrix, do ano de 2010…
Cara, eu acho que ta meio estranho isso dai, pelo que percebi, ele projeta o que ta na tela do aparelho, nao existe uma segunda tela, o aparelho nao pode fazer duas coisas ao mesmo tempo. Nao se pode usar o telefone como touchpad… Isso tem que ser melhorado
vdd.
Kk com Android não dá
E com windows 10 dá? Nao tem app que preste nem pra facebook,
Da e muito, o que o continumm do windows oferece é bem mais do que o android. Android só em smart msm, em computadores deixa pra quem sabe.
Acho que não Microsoft e única
Cara, esse “Continuum” é nada mais nada menos que o Android expandido, a ideia do Continuum só é relativa com a unificação do sistema já que a exibição e funções são alteradas, coisa que o Windows (pela primeira vez) está a frente.
Inclusive já foi mostrado que pode até a emular certos apps x86
Inclusive vc pode usar o celular, ou seja, duas telas distintas. Agora esse daí, sei não
Nada se cria, tudo se copia.