Apesar de todo o avanço tecnológico e da facilitação no acesso às informações, o “mercado cinza” de celulares segue alcançando e enganando milhões de usuários pelo mundo. Segundo o IDC, cerca de 3,8 milhões de aparelhos ilegais foram vendidos em território nacional no ano de 2020.
Desde 2017 a Anatel trabalha no bloqueio de celulares que não possuem o IMEI regularizado – os famosos celulares piratas. No entanto, o comércio desses aparelhos ainda atua no país encontrando formas de burlar os bloqueios e as fiscalizações. Por isso, nós resolvemos trazer algumas dicas que vão te ajudar a descobrir como identificar se um smartphone é original ou não:
Verificação do IMEI;
IMEI é o número internacional de identificação do aparelho (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, na sigla em inglês), com ele o usuário pode verificar se há algum tipo de ocorrência por roubo ou furto diretamente no site da Anatel, basta acessar a página do Celular Legal.
Além disso, é possível conferir também se o IMEI bate com as características do aparelho registradas no sistema através do imei.info. Vale lembrar que é possível descobrir IMEI do smartphone digitando o código *#06# no teclado de discagem.
Informações de hardware;
Outra forma bastante eficaz de averiguar a situação de um smartphone é através de apps como o CPU-Z e o AIDA64, que disponibilizam informações sobre o hardware do aparelho. Com esses dados, o usuário pode estar fazendo uma comparação entre a ficha técnica disponibilizada pela fabricante e os componentes presentes no dispositivo.
No mais, se atentar a detalhes como construção, média de preço e a presença do selo da Anatel na caixa do aparelho pode ajudar no momento da compra. Importante lembrar ainda que muito desses aparelhos são vendidos por valores “tentadores”no OLX.
Mas e aí, já teve algum problema desse tipo? Nos acompanhe para mais notícias!