Sabemos que além dos diversos smartphones de marcas como os da Xiaomi, Umi e Meizu, que os brasileiros andam importando países afora, existem outro conjunto de dispositivos móveis que sequer tem algum tipo de registro por algum órgão regulamentador. Esses de fato são os xing-ling, que não possui um IMEI (identificação única do telefone) e funcionam de forma irregular.
Dito isso, a Anatel decidiu nesta quarta, 24, que a partir do segundo semestre do ano os celulares do gênero, que geralmente são contrabandeados, sem certificação de agência, sem número de IMEI e sem registro no banco de dados da GSMA (Associação global de operadoras móveis) que se conectarem às redes das operadoras de telecomunicações serão bloqueados, isso é, depois de um período de 75 dias após terem recebido um aviso prévio, emitido pelas operadoras.
O alerta vai para aparelhos chineses de segunda categoria, com marcas pouco conhecidas ou até mesmo sem marca, mas que são facilmente encontrados à venda por preços muito abaixo da média, esses são smartphones sem procedência. No entanto, se você costuma importar smartphones como os da Xiaomi, Huawei ou outras (que a propósito possuem IMEI), fiquem tranquilos, pois esse aviso não é para vocês.
A notícia vem depois que a telecom registrou cerca de 1 milhão de celulares desse tipo sendo adicionados mensalmente à base das operadoras, ou seja, quando recebem um chip. Em 2016, por exemplo, foram mais de 13 milhões de dispositivos nas mesmas condições, somente no Brasil. A decisão foi tomada pelo conselho administrativo, mas ainda não foi publicada, segundo o Teletime.
42 Comentários
Bem feito para aqueles pobres idiotas que compram ORRO imitando Samsung e o temido HiPhone imitando o smartphone da Apple. Chega de contrabando no Mercado Livre!
Legal
Até os Xing Lings venderam 13 milhões de aparelhos no Brasil.
E isso pq os smartphones estão mortos!!!!!!!!!!
Não é que eles nao tenham um IMEI, eles tem, mas ele não esta cadastrado no banco de dados da Anatel. Isso é bom pois impede que telefones vagabundos, fora de especificação caguem a rede (como se ela fosse boa sem os xing-ling), mas isso é um problema para outras coisas que conectam na rede como por ex. módulos gsm.
Se nao me engano, dá para trocar o imei de aparelhos que usam mediatek, que é um padrão entre os xings. Então daria para pegar seu telefone antigo e usar o imei dele.
OFF: Alguém poderia me confirmar se o Lumia 640 XL é compatível com o Carregador Wireless ?
Não é não
Marcelo já tá fazendo terrorismo lá na Seita Teen… Kkkkkk
Note que esse folder ainda é da época do governo Dilma, já que lá em baixo aparece Brasil, um país de todos. https://uploads.disquscdn.com/images/5df73ef15573cf5e7b68f17ed6fe2a676bd75c7755c0d08dad83f71163244b41.png
Se o país é de todos, por que o Joesley Friboi não depositou uns 2 milhões na minha conta também? kkkkkkkkkkk
Só que aparelhos da xiaomi huaewei asus e Microsoft estão no padrão da Anatel
Cara! Se eu fosse vcs parava até de esquentar a cabeça com eles.
Até pq quem acompanha esse site são fanboys da MS. Logo, não é tanta gente assim. Eu depois de umas coisas que andei lendo por lá quase nem acesso o site. E quando o faço é só pra dar uma olhada bem rápida, por causa do costume adquirido. rsrs
Vc só vai saber o que é site pra fanboy, quando for no WC e no WT, lá que vc vai ver o que é fanboy.
Bom, acho que foi isso que eu pelo menos tentei dizer… =D
Me divirto. Kkkkkkkk
Sadista!!!! kkkkkkkk
Uai, o bufão não diz que gosta de se divertir com o haters? Vamos lá, ele escreve em um blog sobre a Microsoft, ele se auto intitula o mvp credenciado e gênio da informática, apesar de nunca bater de frente com o Márcio por exemplo, seus comentários no blog nunca são pra ajudar usuários, o que um mvp deveria fazer, ele só sabe provocar e ofender e diz gostar de atacar os mimizentos, ou seja, ele se diverte com isso, eu me divirto com as mentiras e idiotices dele.
O problema de tudo foi juntar os fãs da Nokia com os da Microsoft. Quem era fã dos Lumias gostava do sistema e do aparelho em si, e estava pouco se fodendo para o que a Microsoft fazia fora da parte Mobile. Azure, Xbox, Office, foda-se, pra que eu quero saber disso?
Aí vem o Nadella e praticamente mata o sistema, e não tem como aturar fanboy bobalhão como André Buss e Marcelo Pachecho e o rebanho que acompanha os dois elogiando tudo que a porra da Microsoft faz. Tem que ir tudo à merda esses caras mesmo.
kkkkkkkkk
Eu quando comecei a acompanhar o blog até gostava dele. Achava os vídeos dele engraçados e tudo. Mas com o tempo, com as besteiras que a MS fez no Mobile parece que ele foi ficando cada vez mais irritado. Não sei se é o sentimento de ter sido enganado, mas não querer ter dar o braço a torcer. Eu parei até de ver os vídeos dele…. E semana passada ele mandou uma prum pessoal que depois dessa pra mim acabou. Tava rolando uma conversa lá entre algumas pessoas e ele simplesmente chegou com a frase “se vc tivessem metade do meu conhecimento em TI não estavam no Brasil”. Arrogância pura!!!! Como vc disse, ao invés de tentar instruir as pessoas, simplesmente vem com ironias e arrogâncias.
Trabalho no ramo de informática a mais de 20 anos, não tenho formação na área, mas o conhecimento que tenho serve pra eu ter um padrão de vida muito bom. Conheço profissionais da áreas que são muito, mas muito ricos sem precisar sair do Brasil e nem precisar humilhar ninguém. Tenho um amigo que tem uma empresa, eles desenvolvem sistema pra uma cooperativa gigante aqui em Maringá, no interior do Paraná, chama Cocamar, ele só desenvolve pra ela, começo do ano comprou uma Land Roger zero km, e poderia passar a noite falando de profissionais bem sucedido no ramo de TI que eu conheço. Enfim, isso pra mim foi o atestado de charlatanismo dele.
Vivo, Oppo, Alcatel, Multilaser, Mirage, Huawei, HTC, ZTE são certificados pela Anatel.
Orro eu não sei…
Que marca ruim cara xD, Orro
Só vi ela no Mercado Livre, não cheguei a testar em casa…
Não é só a marca, o modelo deve ser homologado.
Agora no Mercado Livre eu pergunto primeiro se é homologado. kkk
De ORRO eu CORRO por que eu não moro no MORRO.
Celulares sem IMEI não precisam ser bloqueados. Eles simplesmente não ingressam em rede nenhuma, em nenhum país. Na verdade, o projeto é bloquear celulares não homologados. Se as coisas não mudaram, celulares da Xiaomi e Huawei que nunca foram homologados no Brasil, correm o risco de ter problemas. Do jeito que este país é burocrático (uma verdadeira nação-cartório), não duvido que usuários destes aparelhos terão que fazer uma homologação pessoal do aparelho, a exemplo do que ocorre com os Drones…..
não duvido que usuários destes aparelhos terão que fazer uma homologação pessoal do aparelho, a exemplo do que ocorre com os Drones…..
Quem faz a homologação é a fabricante junto a Anatel.
Quanto aos “drones”, não precisam ser homologados, o que precisa é o piloto ter registro pra evitar que qualquer mula acabe machucando alguém pq foi um irresponsável voando em cima da cabeça dos outros sem autorização.
Hoje, se você monta ou importa um Drone, tem que homologar usando um processo de homologação pessoal. Isso independe da autorização de voo, são coisas diferentes.
É bom pra quem mandou importar
Eu importei o 950, tem dois IMEI, qual o problema? Ah, ainda paguei imposto, sendo assim, se acontecesse de bloqueá-lo, oque é impossível, eu entraria com recurso, pois paguei imposto.
Uma falta de respeito da Anatel com os brasileiros mas parece que nós não seremos atingidos eu espero
Seu aparelho não será bloqueado pois ele tem registro no bando de dados GSM mundial… Obs: Seu aparelho é homologado pela Sutel.
Ahhh o Estado…
É ruim pra quem importa da china de marcas que nunca venderam aqui
Não, são aparelhos sem procedência, mas a Xiaomi e outras não estão nesse meio…
Capaz que as Custom ROMs entrem nesse bloqueio, pois elas não são registradas/certificadas em órgãos regulamentadores.
não cara kkkk são aqueles aparelhos contrabandeados ou sem registro de IMEI, eles nem precisa ter sistema, acredito eu
ashuashuashua
Tomara que não mesmo… Porque muita gente vai ter que se virar só no Wi-Fi se as operadoras brasileiras bloquearem Custom ROMs.
É o esperado já que quem está pra defender é o primeiro a não defender e criar cada Lei que só se lasca o consumidor de baixa renda
Se o modelo do aparelho não for homologado pela Anatel, pode ser até da Sony que será passível de bloqueio.
Orro, HiPhone e companhia limitada, todos esses lixos vendidos no Mercado Livre. O sujeito paga 400 reais em um Orro imitando S7 mas não paga o mesmo valor em um aparelho original homologado pela Anatel.
Mais uma forma das operadoras e da Anatel ganhar dinheiro das fabricantes que dormia o mercado BR