Os navegadores da Web estão criando uma nova maneira de você se conectar, anunciada hoje pelos órgãos de padrões do W3C e da FIDO Alliance. O novo padrão é atualmente suportado na versão mais recente do Firefox e terá suporte nas próximas versões do Chrome e do Edge, que serão lançadas nos próximos meses.
Em termos leigos, os navegadores em questão trarão um recurso que eliminará de vez o uso de suas senhas. A funcionalidade incorporará um novo recurso chamado WebAuthn, que permite acessar os seus serviços web com segurança, através de um pendrive.
Com ele você poderá utilizar a digital através do seu smartphone ou um dispositivo USB, funcionando como sensores biométricos, para repassar as credenciais de acesso a qualquer site ou rede social. Um serviço parecido com o que vimos nos “Tokens” utilizados para efetuar pagamentos.
Por enquanto, o único navegador que já possui este recurso, é o Firefox, os demais, Google, Microsoft, cogitam adicionarem em breve, a Apple ainda está em processo avaliativo, porém por fazer parte do desenvolvimento é provável que traga para o Navegador Safari o quanto antes.
Ainda não sabemos ao certo como utiliza-se o WebAuthn, mas espera-se que assim que divulgarem o recurso para utilização, sairá um manual de como proceder. Porém, o recurso funcionará de forma semelhante ao internet banking, o processo de autenticação que funciona e que remine muito o tempo dos usuários, trazendo acessibilidade e agilidade.
2 Comentários
Gente! Atualização do Android 8.1 no Nokia 6 liberado! Atualizei o meu aparelho ontem
Caraiw isso tudo é uma previa do chip implantado na pele,
Vao inventar esses negocio de biometria mas vao achar que esta dando muito trabalho ficando vc precisando de um periférico que lê a digital. A dai mais pra frente vao modernizar para o biochip … Sera mesmo o sinal da besta?
E outra como um deficiente vai ter digital sem ter os dedos mais um motivo para colocar o chip na pele da pessoa