Ao iniciar a pesquisa pelo candidato ideal para ser o seu novo smartphone, você certamente irá se deparar com diversos modelos de diferentes processadores da Qualcomm ou da Mediatek. Em alguns casos, é possível encontrar um mesmo dispositivos com uma variante equipado com um processador de cada empresa, aumentando ainda a dúvida do consumidor. Mas então, qual devo escolher?
Tudo se baseia principalmente, em questões de arquitetura. Com filosofias diferentes, é notável que os conjuntos oferecidos nos chipsets da Qualcomm possuam focos e direcionamentos divergentes aos da Mediatek. Deste modo, é comum encontrar a maioria dos processadores Snapdragon com um conjunto Quad-core e Octa-core, enquanto a rival comumente apresenta solução deca-core.
De fato, a Mediatek costuma colocar um maior desempenho bruto nos seus processadores, porém, ao contrário do que se pode esperar, isso não significa uma vantagem.
Quantidade não é qualidade
Mais núcleos geralmente significa mais poder e melhor multitasking, mas isso irá depender do conjunto de microarquiteturas (que compõe GPU, modem, decoders de áudio e vídeo, sensores). Além disso, quanto maior for o conjunto de núcleos, mais energia será necessária para faze-los funcionarem, o que resulta quase sempre em um aumento de temperatura e bateria utilizada.
Não é incomum encontrar modelos potentes equipados com processadores Helio X10 e X20, mas que facilmente esquentam e drenam bateria em grandes quantidades. Em contraparte, os processadores Snapdragon costumam ter uma arquitetura mais bem pensada, com menos núcleos e mais potentes, entregando um resultado quase sempre mais coeso.
Outro ponto que tende para o lado da Qualcomm é o processamento gráfico. Com uma competente GPU, os processadores da companhia sempre aparecem um ou dois passos a frente dos seu concorrente, mesmo quando falamos dos modelos intermediários. Caso você realmente curta o divertimento através de games mobile, considerar um processador Snapdragon intermediário poderá ser uma escolha acertada.
Então, temos um vencedor?
Ao contrario do que possa parecer, adquirir um smartphone com um chipset Mediatek não será uma má escolha, em alguns casos. Por possuir um custo bem menor, diversas empresas (principalmente asiáticas) costumam optar pela adoção destes exemplares, já que assim são capazes de oferecer aparelhos com desempenho muito próximo aos modelos mais parrudos através de faixas de preço intermediárias.
Assim, ao importar um intermediário com um Mediatek, você pode estar levando um processador com alto desempenho em um aparelho de médio custo, enquanto as opções com o Snapdragon para aquela faixa demonstram baixa ou média potência. Tudo irá depender da sua capacidade de analisar as opções.
19 Comentários
Cómo bem o poste disse, MediaTek não e snapdragon e nem snapdragon é MediaTek, e todo depende da configuração do aparelho. Supor vc ter um processador i7 com 2 Giga de memória e outro com i3 mas com16 giga de memória, i3 tem 2 núcleo já o i7 possui 8 núcleo. Neste caso o i7 perde na memoria e o i3 ganha. Mas então temos i7 com 16 giga de memoria. E lógico que neste caso o computador com i7 + 16 giga de memória ganha longe do computador que tem i3 + 16 giga. Então vamos concluir assim, vc tem um smartphone com snapdragon de 4 núcleo porém com 2 Ram somente. Enquanto o outro tem um MediaTek con 8 núcleo más 6 ram. Quem e melhor a final? RS RS. Entendeu… Media tek e snapdragon são processadores de marcas diferentes e cada uma delas tem suas versões, dependendo da versão uma pode ganhar da outra.
Quer pagar barato num aparelho para face e WA pode aceitar um mediatek, agora quer um aparelho melhor que vai ficar por um bom tempo, usar apps mais pesados ou busca um top de linha de verdade negócio é snapdragon
Tive aparelhos de entrada com Qualcomm e MediaTek, atualmente uso o primeiro LG K10, sinceramente tive melhor experiência com o MediaTek, realmente seu consumo de energia pode ser um pouco maior, mas senti melhor desempenho e esquenta menos. A Qualcomm deve realmente ser superior nos processadores tops mas acho que nesses smartphones mais baratos a Mediatek apresenta melhor desempenho e melhor custo benefício.
É possível notar o desempenho em um intermediário da LG Só que trava que só ele mesmo
nem sempre é ocasionado pelo hardware
Ja nem comento as matérias como essa nesse site.
Muito pelo contrario. Precisamos de mais informativos assim no dia a dia
Snap wins com adreno(ex amd) é fato. A mediatek se baseia em manter os custos baixos. Isso reflete um usar gpu arm mali e muitos núcleos a53 superclockados (p e x) mais a72. Daí o consumo ligeiramente maior. Fora que quase nulo uma atualização desse chip visto a imensa gama de processadores e falta de apoio pelos desenvolvedores (xiaomi talvez colabore). Famílias snap 200, 400, 600 e 800. Mediatek p, x e os mtk65xx 67xx etc. Agora ambos valem a pena (linha p e x e excluem os outros mtk)… Vai da opinião de cada um…um x27 contra um 821 vai abrir os apps coisa de milésimos após, vai gerar menos fps nos jogos, mesmo assim vai ser jogável. Acho q cada um escolhe o que mais agrada. Utube tá aí cheio de comparativos. Quero ver meio do ano o x30 com power vr e 7nm como será o desempenho e se baterá com o sd835. Somente por curiosidade nesse x30, já que o sd625 me agrada o suficiente.
90% das pessoas nem sabe o que é Mediatek ou Qualcomm,sabe que é Samsung ou Láoquefor.
então diga aí o que é mediatek
Não sei dizer.
Ainda vou de Snap
Pra mim que não rodo nada pesado, Mediatek é vantajoso.
MediaTek = AMD
Qualcomm = INTEL
Qualcomm não é Samsung ?
MediaTek: Quando a OEM te deixar preso naquela versão antiga do Android, só lhe resta lamentar.
Snapdragon: Quando a OEM te deixar preso naquela versão antiga do Android, Lineage OS nele!
Kirin 950/960, tbm são ótimas opções.
Sendo fluído e me servindo bem, tanto faz.
Snapdragon e mais nada