Com a crescente valorização dos smartphones, está cada vez mais habitual vermos aparelhos com preços absurdos que se multiplicam a cada geração. Em consequência a isso, cada vez mais usuários tem optado pela importação de smartphones chineses como os da Xiaomi, por exemplo, já que a marca é responsável por aparelhos baratos e altamente equipados e funcionais.
Obviamente, isso não tem sido bem vistos pelas grandes companhias e governos locais, que tem se esforçado para barrar estas ações, como foi possível observar nas medidas de aumento dos impostos sobre a importação em nosso país. Outro país que decidiu seguir pelo mesmo caminho foi a Rússia, que planeja frear o crescimento da chinesa no país a qualquer custo.
Em uma medida extrema, o governo Russo passou a cobrar impostos de 200% sobre os modelos vendidos pela Xiaomi em suas vitrines. Além disto, está enviando cartas comunicando a proibição das ações de importação de smartphones para aqueles que tem repousado os olhos em outras opções fora do país. Estas ações surgiram após o inicio da comercialização de smartphones por parte da marca local “Smart Orange”.
Na internet, as ações tiveram grande repercussão entre os consumidores russos, que sofrem com a supervalorização dos preços destes dispositivos no país. Para amenizar a situação, a Xiaomi tem oferecido descontos para os compradores que receberam a carta de proibição do governo, bastando apenas provar que obtiveram o código de rastreio e documentos da alfândega, comprovando a aquisição.
Ainda que as decisões sejam alarmantes, não tem havido muita divulgação do caso por parte da mídia russa. Não houve pronunciamento oficial da Xiaomi sobre a sua posição quanto aos impostos no país, uma vez que os altos custos em seus aparelhos resultante das medidas podem danificar a imagem da companhia no país. Já pensou se o Brasil decide seguir a moda?
9 Comentários
Não é só no Brasil que os governantes aos invés de proporcionar melhores condições para os fabricantes e vendedores locais competirem com os produtos importados preferem aumentar as taxas e impostos pra dificultar a compra desses produtos.
Viva o socialismo e seu desejo de deixar as pessoas burras
nossa, que cara cult, pena que só lê histórias de 80 e não do século atual
Queria comprar um OP3T, mas o que me deixa pensando é a garantia, nunca precisei dela, mas vai que eu compre da um mes e de problema o celular? Complicado
Custo brasil e muito caro.
Tem seguro de carga seguro de vendas
Quem rouba carga sai lucrando
Porque quem paga essa conta e sempre o consumidor final
O preço do produto vai la em cima por isso
E por vendas a prazo que no caso de quem nao paga
Outro paga de uma forma indireta que nao percebemos.
Quem compra avista hj ta pagando ainda sim duas vezes o valor do que vale. Caso o varegista sofra com inadiplencia de outros clientes … E quem compra a prazo e paga certo suar parcelas ate o final ta pagando três produtos praticamente.
Por isso sou a favor de compra direta para aqueles que merecem o real preço justo de uma mercadoria.
Infelizmente isso pode gerar muiito desemprego para os funcionários logistas das redes de lojas aqui.
Mas nao e justo eu e vc pagar pelos erros alheios.
Esse pais e uma vergonha.
Um salario mínimo la fora de um mes da para o trabalhador mobilhar 1/3 do seu imóvel
Aqui pra vc comprar um celular parrudo tem que ser dividir em suaves prestações de trezentos conto
Russia deveria se isolar do mundo, união soviética moderna agora kkk
Lacra 13 e confirma.
Verdade ainda tem idiota que acredita ,que eles vão melhorar alguma coisa.se não estragar mais ja está ótimo
acredito que outras marcas famosas também estão colaboarando com o governo pra fuder com os produtos chineses