A grande falha da Microsoft no mercado de smartphones rende assunto e comentários até nos dias atuais. Há apenas algumas semanas atrás Bill Gates deu um entrevista onde chegou a admitir que a perda do Windows Phone para o Android foi o “maior erro de toda história da empresa“.
Entretanto, Gates disse que a má administração em que ele se envolveu fez com que a Microsoft não fosse o que o Android é hoje e que se a Microsoft tivesse vencido a guerra, a empresa teria um adicional de US $ 400 bilhões em receita geral. Agora, em nova entrevista Gates volta a tocar nesse mesmo assunto.
De acordo com os registro cedidos pelo New York Times , Gates afirma que os problemas antitruste ou má administração da Microsoft foi a principal razão pelo qual o Windows Mobile ficou em decadência.
“Se estivéssemos mais focados na criação do sistema operacional, em vez de usar o Android hoje, você provavelmente estaria usando o Windows Mobile. Estávamos tão perto, porém eu me distrair na hora errada. Eu estraguei tudo por causa da distração.”
Os esforços em desenvolver smartphones próprios da empresa não conseguiram atrair desenvolvedores para sua plataforma, e essa foi uma das principais razões por trás da derrota final do Windows Mobile. Além disso, Gates revelou que naquela época a Microsoft ainda teve a chance de lançar o Windows Mobile em um dos principais lançamentos da Motorola:
“Estávamos apenas três meses atrasados em um lançamento que a Motorola usaria em um telefone, então sim, é um vencedor que leva todo o jogo.”
Não fica claro aqui de qual smartphone o Gates estaria falando, mas levando em consideração o lançamento da Motorola de 10 anos atrás, poderíamos presumir que este fosse talvez aqueles da linha Droid. Foi o esforço da Verizon e da Motorola nos EUA que ajudou o Android a ter sucesso na época, enquanto o Windows Mobile lutava para perceber isso.
Vale ressaltar que o Google adquiriu o Android por US $ 50 milhões em 2005. Mas enquanto o Symbian dominava o mercado, o ex-CEO Eric Shmidt admitiu anteriormente que o Google estava “muito preocupado com o sucesso de estratégia móvel da Microsoft“.
Meus comentários finais
Levando em consideração a tamanha diferença do Windows Mobile / Windows Phone com relação ao Android daquela época, não podemos dizer com certeza sobre se o sistema da Microsoft faria tamanho sucesso, visto que enquanto o Windows Phone sempre foi um sistema mais fechado, o Android dava total liberdade ao usuário com sua uma plataforma Open Source. Via
O que você tem a comentar sobre isso?
6 Comentários
Até hoje, eu considero o Windows Phone um sistema bem melhor do que o Android, exceto é claro pelos aplicativos. Recursos recentes do Android como tema escuro, apenas para citar alguns, já estavam presentes no WP há muito tempo. Mas enfim……
Galera, fiz a besteira de usar o Recovery Tool no meu Lumia 930. Isso fez voltar para o Windows Phone 8.1.
Agora não consigo sequer entrar na loja pra baixar o Supervisor de Atualização para mudar o Lumia para o Windows 10.
Peço ajuda dos colegas pra saber saber se há outro meio de fazer o update.
Pelo que me lembro o suporte ia até 16 dezembro de 2019…não sei porque não consigo mais entrar na loja.
🙁
O suporte do Windows Phone 8.1 terminou faz tempo, e é por isso que você não consegue mais entrar na loja. O suporte ao W10M que termina em dezembro agora. Se você não conseguir via PC, acho que não existe mais como você atualizar…
Obrigado pelas informações, amigo.
Ainda da tempo de recuperar. Eu ainda utilizo o win 10 mobile.
A Microsoft tinha que devolver o valor que os
otáriosusuários investiram. A única utilidade que o meu celular antigo está tendo é de escora pra porta.Mas enfim, isso nunca vai acontecer. Eles lançaram o Windows 10X, mas quem garante que ela não vai fazer o mesmo que fez com o Windows RT? Ou o Windows 10S (Nunca mais ouvi falar nele)? Ou os reboots do Windows Mobile?