Não há duvidas que a linha Moto é a queridinha dos brasileiros, tornando a forte presença da Motorola no país algo extremamente confortável para a Lenovo, que ainda assim, busca aos poucos inserir alguns modelos da sua própria linha no país, mostrando certo êxito como o Vibe K5, A7010 e C2e Vibe B. Mas parece que a Lenovo anda meio desorientada sobre manter tantas linhas de smartphones em produção.
De acordo com uma conversa na rede social Weibo, foi revelada uma informação interessante – o ZUK Z3 não será lançada, porque a divisão ZUK Mobile está fechando suas portas. Analista Pan Jiutang admitiu que a Lenovo vai encerrar a série de smartphones para desafiar seus concorrentes no mercado chinês com outra proposta.
Essa notícia reforça a informação de que o vice-presidente da Lenovo, Alex Chen Yu, nos informou: “para que sua empresa possa competir melhor com as empresas nacionais, talvez eles precisem oferecer em seus dispositivos interfaces de usuário mais personalizadas como MIUI, EMUI e Flyme” – deixando claro que mudanças drásticas estão prestes a acontecer.
A Lenovo já anunciou que começará a marcar todos os seus novos telefones com o “Lenovo Moto” depois de ter encontrado problemas para lucrar em outras linhas. Os planos iniciais eram de unir as divisões Moto e Lenovo sob um novo nome. ZUK Mobile é a mais nova unidade móvel da Lenovo e encerra suas atividades após apenas 23 meses de existência. No seu curto período de tempo, foram lançados 5 dispositivos , sendo o último o ZUK Edge no final de 2016.
O único sobrevivente desta ação é a ZUI da empresa – que de acordo com o vice-presidente, a interface de usuário deve ser levada para futuros dispositivos da linha Moto.
36 Comentários
Ai fica a dúvida, vão fazer smartphones na linha do zuk ou manterão a linha Lenovo na China? Pois a linha zuk para usuários foi que mais chamou a atenção, tomara que venha um Lenovo moto por aí com snap 635 por um baixo preço
Nem cogita o Zen3?
Vou de Moto G mesmo.
Uma triste noticia, já que a linha Moto não esta agradando nada em seus preços…
Pretendia comprar um Zuk Z2 no fim do mês, mas agora vou ter que analisar outras possibilidades.
A única coisa ruim de importar é: autorizadas em caso de pequenos defeitos que geralmente acontecem quando mais estamos precisando dos Smartphones !!
Pra quem vai importar, nunca é bom comprar no primeiro lote e também, estudar o celular após três meses de lançamento.
Impressão que fica é que a Lenovo pensa pequeno demais. Pelas matérias que estou lendo no Meu-Smartphone, eles visarão o mercado chinês, meio que tirando uma força em outros mercados para ir com tudo na China (?).
Estão colocando o Brasil nessa nova política? Se vim com Androide modificado no futuro, provavelmente nós brasileiros que gostamos de um Androide mais limpo, vamos ficar sem opções de Androides.
Isso, mas é porque o mercado chinês é um dos mais importantes do mundo…
Mês que vem pegarei o Moto G5. Umas das coisas que me fez querer ele, é o Androide quase puro. Se no futuro vim modificado, não darei opção para a Moto.
Bomba.
Não parece ser exatamente isso. Parece q eles irão fazer isso no mercado Chinês onde a concorrência é muito acirrada, mas nos mercados onde eles tem relativo sucesso devem manter os Motos como estão. Pois eu tbm acho q se mudarem o Android dos Moto “brasileiros” pode ser q eles mais percam do que ganhem com isso
Com certeza a Motorola/Lenovo brasileira pensa como você.
A linha de celulares da Motorola é diferenciada pelo seu Androide puro. Só queria uma coisa, eles poderiam deixar totalmente puro, 100% Androide, hahahaha! No meu gosto pessoal, prefiro assim. Aquela bola que mostra as horas no Moto G5/Plus é feio, alguns devem ter gostado.
“Aquela bola que mostra as horas no Moto G5/Plus é feio”
Também achei….. kkk
Mas Android totalmente puro eu acho um pouco difícil. Até pq [nunca usei e só sei do q leio aí] o totalmente puro é literalmente puro em termos de algumas funcionalidades nativas que a Google não sei se intencionalmente deixa para dada OEM implementar ou não nas suas versões. o q as vezes é bom, mas em muitos casos acaba sendo uma poluição exagerada.
E pra ter Android só mesmo com Nexus e agora os Pixel que infelizmente aqui no BR só importando.
A esperança é mesmo a Nokia cumprir o q está prometendo em trazer o Android puro em seus aparelhos e que os venda oficialmente aqui no Brasil. Pq quanto as as outras empresas dificilmente veremos isso acontecer tão cedo.
Importe um Huawei, instale o Lineage OS e seja feliz.
Agora tá difícil importar até uma lanterna, quem dirá um smartphone
Lineage OS já implementou motor de temas nativo, ou seu launcher nativo ao menos suporta Icon Packs já?
Se a resposta for não, a Lineage OS tem suporte para OMS (Substratum Theme Engine) implementado?
Até onde sei o suporte oficial aod temas virou história na versão 13 do sistema. Parece que estavam trabalhando para implementar novamente isso mas não sei te dizer ao certo se já tem.
Já vi o substratum implementado na 14, mas achei que lagou demais.
Obrigado pela informação. Fiquei sabendo que a Custom ROM Resurrection Remix 5.8.3 (Android 7.1.2) já tem o Substratum implementado, e atualiza mensalmente OTA com as mudanças diretamente do AOSP.
Uso RR há alguns meses e nem tinha reparado nisso. Não costumo customizar nada, apenas instalo o Nova Launcher e uso praticamente tudo default.
Baixei ontem o 5.8.3, mas ainda não instalei. Essa ROM é show demais.
RR é muito show mesmo, tem tantas funções que dispensa até o uso do Xposed Framework. Já usei na época do Marshmallow e naquela época não precisava do Substratum porque ela usava Theme Engine da CyanogenMod.
Ela tem suporte OMS mas pra você gerenciar a tematização na RR precisa instalar o Substratum que pode ser baixado na Play Store.
https://play.google.com/store/apps/details?id=projekt.substratum&hl=pt_BR
Os únicos aparelhos que tenho vontade de importar são esse ZUK e o O+ 3, mas o que me evita comprar é a palavra “IMPORTAR”
Não existe nenhum bicho de 7 cabeças, as importações estão durando no máximo 30 dias, todos os meus pedidos chegaram certinho…
Importar não é gosto de todos. Eu prefiro dar apoio aos que estão aqui. Mas como você trabalha com essas coisas… (é que fiquei sem o que dizer mesmo).
Não é o meu também, mas tu faz isso uma vez e acaba viciando, experimenta…
O bom é que importando, você está sendo menos roubado. Sabe como é! Pagamos pelos smartphones mais caros do mundo por causa do “custo-Brasil”.
Não só o “custo-Brasil” é o problema. A ganância aqui é generalizada. As empresas tbm praticam margens lucro muito maiores do que em outros países.
Não diga bobagens!
Por que bobagem?
Pior que é verdade, infelizmente empresário de porte grande aproveita. Mas a política brasileira ajuda muito para que isso aconteça. Pois a burocracia para atuar aqui é enorme e no mercado brasileiro não tem competividade, assim o consumidor brasileiro não tem opções para comprar o melhor e mais barato. Na Europa, EUA, Canada e Colômbia é diferente, lá tem muitas fabricantes de celular que não tem aqui. Aquela ZTE por exemplo, melhor que Xiaomi mas infelizmente nem chegou perto do Brasil.
Lá no EUA por exemplo, fiquei sabendo que tem cerca de 15 operadoras móvel (não lembro quantos exatamente) enquanto aqui tem apenas 6, Nextel, Vivo, Oi, Tim, Claro e a outra nem sei quem é.
Não temos opções e eles sabem disso, independentemente de ser caro e ruim, é o único que temos, então vai nesse mesmo.
E já sofrem para atuar aqui, acabam querendo taxa o preço a mais do que nos outros países por estes motivos.
Moralmente eles estão agindo muito errado, mas a política ajuda para que essas coisas aconteça.
Sim, é uma reação em cadeia. Um conjunto bem complexo de fatores que levam ao consumidor a pagar muito mais caro pelos produtos.
Q custo Brasil?
A carga tributária no Brasil. Os impostos que pagamos não volta para a população de forma completa e eficiente. Isso obriga muitos, mas muitas pessoas a usarem serviços privados e com isso é menos dinheiro para o brasileiro.
Exato o meu medo nao é a demora e sim a garantia, se chega aqui quebra e dai? Vc vai aprender a falar chines pra lugar pros caras? NAO OBRIGADO
Fico pensando se der problema como aconteceu com iPhone 7, Google Pixel, Note 7 e Moto G5 Plus. Aí você sabe, dinheiro perdido com celular danificado.
Compra no ML que tenha pronta entrega, vai pagar mais caro mas não irá importar… Ai é contigo
O oneplus ta saindo de 2-2,5 no ML nem a pau pago isso num cel, se for pra pagar esse valor prefiro comprar um iPhone que tem garantia “infinita”