Durante o evento WinHEC 2016, a Microsoft não só anunciou o suporte à plataforma ARM de processadores para o Windows 10. Mas também enfatizou uma nova realidade que ainda não estamos vivenciando, que é o suporte ao eSIM e redes 5G para o futuro dos dispositivos. Agora, a Gemalto, uma líder mundial em segurança digital, está firmando parceria com a Microsoft para ativar a Conectividade On Demand e a tecnologia eSIM aos dispositivos Windows 10.
A solução de gerenciamento de assinaturas On-Demand Connectivity da Gemalto, juntamente com o suporte eSIM nativo do Windows 10 , permitirá aos consumidores gerenciar sem problemas a experiência de conectividade de seus dispositivos.
O que é isso?
O eSIM funcionaria como uma espécie de cartão SIM virtual/eletrônico projetado especialmente para telefones que sem serem removíveis. Mas em contrapartida, teríamos a possibilidade é claro, de podermos alterar planos e de operadora com apenas um clique. Além disso, o eSIM vai ser muito pequeno com o comprimento de aproximadamente 4 mm de largura. Com esta tecnologia, os fabricantes poderiam vender dispositivos sem slots para o clássico cartão SIM, abrindo janelas para torna-los ainda mais finos.
Roanne Sones, Gerente Geral de Estratégia e Ecossistema Windows e Dispositivos da Microsoft disse:
A tecnologia eSIM continua a ser um investimento importante para a Microsoft, pois procuramos criar ainda mais oportunidades de computação móvel. Como um componente chave para a experiência Always Connected Windows, trabalhamos em estreita colaboração com a Gemalto para desenvolver uma solução que atenda às novas diretrizes da GSMA.
Vamos continuar trabalhando em estreita colaboração com a Microsoft e a GSMA para promover esses avanços, protegendo a segurança dos usuários finais, que dependem de seus dispositivos móveis para facilitar a vida diária.
A Microsoft já nos prometeu os dispositivos que suportam a tecnologia eSIM ainda este ano. O SIM incorporado (também chamado de eSIM ou eUICC) é um novo cartão SIM virtual seguro e puramente regravável concebido para gerir remotamente vários operadoras e planos de rede móvel. Ele é na verdade, uma parte do hardware do dispositivo integrado durante a fase de fabricação.
- Baixe nosso App na Windows Store para acompanhar novos artigos do site
- Baixe nosso App na Google Play para acompanhar novos artigos do site
Parece que estamos voltando a era do CDMA, só que de uma forma melhorada, o que você está acha disso?
18 Comentários
Isso pode ate trazer mais segurança na questão de perdas e furtos facilitando a inutilidade dos aparelhos e seu rastreamento.
Bem colocado seu pensamento.
Ué mas a microsoft não tinha desistido do mobile, pra que ficar fazendo parceria para segurança em dispositivos móveis?
https://uploads.disquscdn.com/images/6a5a97b0ee0c54cc32c0d3674c211402aac8edfe86f02e6f7e65adfa2e4ef265.png
“O smartphone morreu!” — Marcelo, WindowsTeam.
Assim como os apps hahahaha
Kkkkkkk…. mas se alguém falar que o W10M morreu, é #techguru. O MVP que sabe mais que Nadella e Bill Gates baixou a regra!
Não sou extremista de ficar defendendo qualquer dos lados e por mais que goste do Windows o Marcelo exagera, mas no geral acho que o w10m vai ter que ir por aí mesmo como está a estratégia hj.
Eu também não sou extremista. Na verdade, brinco com algumas posturas do pessoal do WindowsTeam (menos o Alexandre), mas nunca afirmei que o W10M está morto. Sério, eu gostava bastante do WindowsTeam, mas eles perderam totalmente a noção da realidade e a capacidade crítica em relação à Microsoft (coisa que tinham no passado).
Sobre a estratégia da Microsoft no mobile, é fato que ela deu errado. Terceirizar o SO para outras OEMs, algo que fez no passado e não deu certo, foi um erro e rendeu perda de participação no marketshare. Ela saiu do caminho certo, que era ela vender hardware (Lumia até então), e foi para o caminho errado. Para piorar, deu um gap year que reprovaria qualquer estudante de administração se propusesse isso em prova. Acho, e isto é corroborado por várias análises feitas tanto por sites de tecnologia quanto por especialistas de mercado (de alta credibilidade), que o W10M já era; não tem mais jeito. A salvação seria investir no W10 full adaptado para a interface mobile, daí sim unificando o SO. Seria verdadeiramente um PC de bolso, e não uma tentativa de colar algo que não é (o que está sendo com o Continuum, que, apesar de ser bom, é uma experiência limitada). E largar essa bobagem de nicho corporativo, pois é uma idéia ultrapassada (era bom lá em 2007, 2008). Hoje qualquer aparelho mediano serve para o corporativo, bastando ter aplicativos (que é o mais importante de tudo, e onde a Microsoft deve focar também). Ah, e de quebra, reincidir o contrato de boa parte dos MVPs, pois estes estão dando uma noção errada de mercado para a Microsoft… kkkkk
Ops, acabei escrevendo um textão! Desculpa… kkkkkkkkkk
Cara minha família tem uma micro empresa e sei como é, as vezes menos é mais não adianta o seu market share subir se vc já está subsidiando a venda (sim venda com prejuizo é subsidio) pq se aumentar a venda aumenta o prejuizo.
Ao contrário dos editores do site acho o Nadella brilhante e como todo líder toma e assume decisões difíceis e agora está fazendo uma retirada estratégica para apagar o fiasco que foi o WP e preparar a Microsoft para o futuro onde não terá devices tão entroncados como hj. Isso é facilmente visto pelas frentes que abriram como o IoT, cloud, ARM além das home pro, xbox e mobile
Então, não entenda o que vou falar como argumento de autoridade (porque não sou!), mas além de atualmente eu ser micro-empresário, trabalhei por uma década como analista de mercado, sendo um dos focos o setor de tecnologia. De certa forma, entendo como as coisas funcionam.
Primeiramente, tem um fato que pouca gente fala (até mesmo porque não é muito noticiado) que é a situação da Microsoft no mercado de ações (principalmente Nasdaq). Sabe o que tem mantido o preço da ação acima de US$ 60? Engenharia financeira! Plano de recompra de ações (ano passado na ordem de US$ 40 bi) e aumento de retorno de dividendos. Ou seja, uma situação artificial! Ela não está com o valor da ação neste patamar por causa dos resultados, ou do que ela tem apresentado ao mercado.
É porque digo isto? Porque IoT, cloud, Xbox, ARM, Surface ou qualquer outra coisa não tem capacidade de segurar a Microsoft no mercado de ações! Se não fosse a engenharia financeira que ela vem fazendo, o preço das ações iria continuar caindo, e ela iria se ver com problemas financeiros. Ela tem se valido de suas reservas finceiras para sustentar uma situação virtual para o mercado, enquanto seus resultados não são muito bons e ela tenta arrumar a casa.
Se ela não fizesse essa engenharia financeira, esse gap year do setor mobile (retirada estratégica, como você afirma) teria derrubado o preço das ações. Some isto ao fato do Surface Book não vender bem, do Windows 10 não ter chegado nem perto da meta, do Xbox estar apresentado queda nas vendas, do Bing ter baixo acesso e outras coisas a mais, e a empresa já teria perdido muito valor de mercado. Você acredita que ela iria se sustentar com Office 365 e Azure? Com visões ideárias que no futuro tudo vai dar certo? Não, não ia: metade das coisas que a Microsoft está fazendo seria cortado, pois iria cair cada vez mais sua capitalização de mercado.
Enfim, esse papo chato é para demonstrar o seguinte: a Microsoft não tinha que apagar o WP. Até porque esse não era fiasco coisa alguma: vendia até 4 vezes mais aparelhos com WP do que W10M. Chegou a vender mais de 10 milhões de dispositivos em um trimestre, enquanto em 2016 a Microsoft e todas outras fabricantes somadas venderam 6,1 milhões de dispositivos o ano inteiro. Fiasco seria o W10M e a atual estratégia da empresa.
É aquilo: a empresa pode se valer do fato de ser bilionária, mas até quando isto vai se sustentar? Sabe quem fez isto no passado? Nokia! E quase faliu…
Sim cara wp vendia bem mais que o w10 nas dava lucro? EU ACHO que não se descobre um santo para cobrir outro tem varios casos de falencia assim. Mesmo com a recompra de ações tem havido tbm aumento de receitas que em minha opinião é mais importante que o valor da ação em si, claro que houve um choque de gestão mas com o tempo e claro esforço se arruma a casa.
Vejo esta medida como uma comodidade e não como segurança porque facilitaria a vida das operadoras. Para mim as baterias dos celulares deveriam ser fixas e nao ter chips. O numero deveria ser atrelado ao aparelho para evitar o roubo. desta forma ele poderia ser inutilizado, por que so conseguiria tirar o numero na operadora e com autorização do proprietario do aparelho.
Não, pelo contrário, antigamente era assim, os famosos celulares de linha, e para mudar era simples, era só você resetar o aparelho é depois dar um novo número pra ele com o auxílio de um PC, isso de segurança não muda nada.
Os SIMs são removíveis justamente para poder trocar de número e/ou de celular quando quiser.
Duro é aqui no Brasil, mal chegou o 4G que é uma Mer…..! Agora o 5G vai demorar uma eternidade kkkkk, seria bom se as empresas ao invés de cobrar caro pelos planos de internet pagos, dessem um jeito de melhorar as convecções.
E quando chegar, vai fazer planos super caro.
Melhor demorar uma eternidade, do que nem demorar por não chegar nunca.