Memória do celular cheia é algo que causa dor de cabeça em muitas pessoas, afinal não é todo mundo que pode investir em um modelo com dezenas de gigas.
Por outro lado, nem sempre a liberação de espaço tem o resultado esperado, algo que é muito comum de ser visto em diversos smartphones, incluindo os da Xiaomi.
Há quem faça limpeza de cache, formate e, independente de qualquer método, a quantidade de memória continua em falta após a restaurar todos os aplicativos e arquivos.
Daniel Panta, seguidor do “Meu Smartphone” estava percebendo esse problema e, para acabar de vez com a dor de cabeça, resolveu usar um método diferenciado para ter mais memória no Redmi Note 8 dele.
O problema
Daniel adquiriu um Redmi Note 8 para uso pessoal e, depois de alguns dias de uso, percebeu que estava tendo problemas com a capacidade de memória do smartphone e que estava ficando cheio com apenas pouquíssimos apps de pouca capacidade instalados.
Outros conteúdos de mídia, como vídeos, músicas e fotos, ele deixa no cartão microSD, algo que ajuda a manter a memória interna equilibrada, uma vantagem para quem tem celulares com 32 GB.
Em alguns casos, o uso de cartão de memória, mesmo para armazenamento de fotos e vídeos, pode influenciar na usabilidade do smartphone, já que nem todos analisam a qualidade do produto antes de plugar no celular.
Todavia, mesmo deixando sem o cartão de memória, não apresentava melhoras, até mesmo prejudicando o uso de alguns apps nativos, algo que poderia indicar um problema de fábrica.
A solução estava no próprio celular
Ao utilizar o aplicativo de limpeza nativo da Xiaomi para fazer um rastreamento mais profundo de qual poderia ser o problema, Daniel encontrou diversos arquivos de imagens, jogos e pastas que ele já havia deletado anteriormente para evitar que a memória ficasse cheia.
Após deletar os arquivos pelo programa de limpeza, foi possível ter a liberação da memória novamente, conseguindo mais de 20 GB de espaço, para que a performance pudesse voltar ao normal sem a necessidade de formatar.
Ainda não há uma informação oficial da razão para a Xiaomi manter os arquivos no celular por tanto tempo, se é uma espécie de backup ou não, mas acaba sendo algo que suga a memória do celular e muitos não sabem como resolver na prática.
Se você passa ou já passou por esse problema, comente aí se funcionou para você!