O primeiro dispositivo verdadeiramente flexível da Samsung vai de um smartphone para um tablet e estará disponível em 26 de abril. O futuro dobrável finalmente chegou, e é chamado de Galaxy Fold. Contudo, a Samsung mostrou na última quarta-feira o novo telefone dobrável durante seu evento Unpacked, em San Francisco.
O Galaxy Fold é um smartphone compacto quando fechado e um tablet mais expansivo quando totalmente aberto. O dispositivo tem uma tela de 4,6 polegadas quando dobrada e uma tela completa de 7,3 polegadas quando desdobrada em um tablet.
Os aplicativos fazem a transição perfeita entre os tamanhos de exibição, permitindo que você pegue no tablet de onde parou no smartphone. Quando o dispositivo é desdobrado, você pode usar três aplicativos ativos por meio de algo que a Samsung chama de Multi Active Window (Janela Múltipla Ativa).
Na conferência de desenvolvedores, a Flipboard, parceira antiga da Samsung, mostrou um aplicativo projetado para o telefone dobrável. Quando o telefone está fechado, você vê um único painel de informações no aplicativo Flipboard, muito parecido com o que você normalmente vê na versão do smartphone. Quando você desdobra o telefone, você obtém um painel maior, que exibe o que você estava vendo na tela menor e o suporte para várias janelas.
Quase toda a indústria de telefonia está experimentando dispositivos dobráveis. Eles são vistos como o próximo grande salto no design e uma maneira de nos interessar novamente pelos telefones. As pessoas estão segurando seus smartphones por mais tempo do que antes, e está ficando mais difícil justificar uma atualização cara, dado os pequenos ajustes feitos a cada ano. A esperança é que os dobráveis possam mudar isso e introduzir uma nova maneira de interagir com os telefones.
A maioria dos grandes fabricantes de telefones Android, e até startups desconhecidas, estão trabalhando em dispositivos dobráveis. A Google disse que está comprometida em fornecer suporte ao Android para designs dobráveis. Até mesmo a Apple registrou patentes para projetos de telefones desse gênero.
Galaxy Fold – especificações:
- Display: Visor em modo tablet: 7,3 ”QXGA + AMOLED dinâmico (4,2: 3)
- Visor em modo Smartphone: HD de 4,6” + Super AMOLED (21: 9)
- Tela medida diagonalmente como um retângulo completo sem contabilizar os cantos arredondados*
- Câmera: Câmera tripla traseira: Câmera 16MP Ultra Wide, F2.2 – Câmera grande angular de 12MP, AF Pixel Duplo, OIS, F1.5 / F2.4 – Câmera Telefoto 12MP, PDAF, OIS, F2.4, zoom óptico de 2X
- Câmera tripla frontal: Câmera 10MP Selfie, F2.2 – Câmera de Profundidade RGB de 8MP, F1.9 – Câmera Selfie de 10MP, F2.2
- Processador: Processador Octa-core de 64 bits de 7nm *sem mais especificações*
- Memória: 12GB de RAM, 512GB de Armazenamento
- Bateria: Duas baterias totalizando 4.380mAh, com carregamento rápido com e sem fio.
- SO: Android 9.0
Preço e disponibilidade
O problema de todo conjunto da obra é o seu preço: um custo inicial de US $ 1.980, o que já é um valor bem alto. De qualquer forma, o dispositivo chega em quatro cores: Cosmo Black, Space Silver, Marciano Verde e Astro Blue.