Faz alguns dias que a Motorola liberou o catálogo que lista os modelos da marca a serem atualizados para a próxima versão do sistema do Google. O problema é que muitos usuários ficaram revoltados quando souberam que seus modelos comprados por quase R$5.000,00 não foram listados para receberem o Android 13.
Um dos relatos que recebemos foi do Gabriel Alexandre que comenta em um post na comunidade de ajuda no Facebook (Meu Motorola Brasil), que enviou um e-mail diretamente para a Motorola querendo saber do porquê seu aparelho tão caro, com hardware potente não receberia o Android 13.
Nós anexamos o print abaixo e você pode clicar e ampliar para ter uma melhor leitura do texto:
Em seu texto Alexandre diz:
Como a Motorola pode matar o Moto G200 5G, um aparelho excelente e com bom desempenho no Android 12? Estou decepcionado com a Motorola. Pelo menos mais uma atualização, não é? Estou desistindo aos poucos da marca por conta das atualizações que são pouquissimas.
A resposta dos representantes da Motorola é a seguinte:
Agradeço pelo contato e compartilhar um pouco sobre sua experiência. A Motorola está constantemente trabalhando para trazer a melhor experiência para os nossso smartphones e por isso estuda todas as possibilidades de melhorias de software. O Moto G200 está com uma versão recente do Android e continua a receber atualizações de segurança, mas pode deixar que repassarei o seu comentário ao time responsável.
É inevitável que situações como esta deixa qualquer usuário decepcionado, não porque as atualizções trarão uma funcionalidade indispensável, mas porque as atualizações do Android são importantes para que o aparelho não se torne super desvalorizado em um curto período de tempo.
Nós realmente não entendemos como a Motorola quer concorrer diretamente com grandes fabricantes de celulares sem priorizar atualizações do sistema. Marcas como Xiaomi e Samsung tem ganhado muita relevancia no mercado justamente por priorizar as atualizações. Exemplo: O Redmi Note 9S lançado em 2020 recebeu a MIUI 14 recentemente e aparelhos da sul-coreana como o Galaxy A33, A53 e A73 foram lançados em 2022 com promessa de receberem quatro novas versões do Android.
Lista dos modelos que recebem o Android 13
- Edge 30 Ultra
- Edge 30 Pro
- Edge 30 Fusion
- Edge 30
- Edge 30 Neo
- Edge 20 Pro
- Edge 20
- Edge 20 Lite
- Moto G82
- Moto G72
- Moto G62
- Moto G52
- Moto G42
- Moto G32