Um estudo feito pelo instituto de pesquisa IDC, revelou que as vendas de smartphones caíram 13,4% em 2015 em relação ao ano de 2014. Segundo Leonardo Munin, (Analista de pesquisa do IDC) essa queda deve-se também ao aumento do dólar frente ao real e também a um “ano muito difícil para a economia”.
Tudo indica que os consumidores passaram a investir em celulares mais caros e melhores. Mas apesar das quedas nas vendas, o faturamento no setor de smartphones cresceu em 1,2%. Porém o IDC prevê uma nova queda no fim deste ano, de 13%.
Em contraste com os anos anteriores é notável que no segundo trimestre de 2014, o mercado brasileiro de smartphones havia crescido 56% em relação ao ano anterior, 2013.
Ao que parece, o que se tem como explicação é a mudança de hábitos do consumidor como passar a usar películas de vidro, um dos fatores que colaboram na intervenção contra rachaduras na tela do smartphone, o que consequentemente evita gastos extras. Obviamente a crise econômica em vários países, inclusive no Brasil, que é outro fator que vem contribuindo com o desemprego em nosso país.