2014 foi um ano de muitas frustrações para os fãs da plataforma Windows Phone. Isso porque foi o ano em que o novo CEO da Microsoft assumiu seu cargo e começou a matar o sistema, cancelando diversos produtos e limitando o desenvolvimento do sistema. Um desses produtos foi o sonhado Lumia 1030 (McLaren).
A Nokia e a Microsoft estavam trabalhando em um novo smartphone top de linha, que não chegou a ser lançado devido aos novos planos da Microsoft. O Lumia McLaren seria o sucessor do Lumia 1020 – passando a ser chamado de Lumia 1030 – smartphone com incríveis 41MP em sua câmera principal.
Agora, o assunto voltou a receber um tanto de atenção depois que a vice-presidente da Microsoft, Laura Buttler revelou pequenos detalhes do dispositivo.
No vídeo acima, a representante da Microsoft revelou que o Nokia McLaren teria uma câmera ainda melhor do que as já conhecida pela comunidade, e que o recurso 3D Touch seria outro grande destaque do aparelho, pois apresentaria excelentes resultados em digitação. Ela também fala sobre o recurso de pré-toque como forma de visualizar o conteúdo de e-mails, por exemplo (recurso levado aos dispositivos Apple com o 3D Touch).
Além do Lumia 1030, a Microsoft já estava projetando o sucessor do queridinho Lumia 1520, que suportaria o modo paisagem, teclado Bluetooth, permitindo que o dispositivo fosse usado como um Pocket PC.
De todo jeito, o que vemos hoje é a grande falta de uma terceira opção de sistema operacional móvel no mercado. Mais ainda, vejo também muitos antigos fãs do Windows Phone sentindo falta do sistema e de suas únicas Live Tiles, algo muito inovador para smartphones da época.
Assim como o Lumia 1020 fez tanto sucesso, o Lumia 1030 certamente faria muito a cabeça das pessoas com suas tecnologias inovadoras. Mas será que há alguma chance do sistema ser ressuscitado ainda?
10 Comentários
Tive um Lumia 920. Foi um dos melhores smartphones que tive antes de migrar para um Iphone 6s. O grande problema era a absurda baixa quantidade de aplicativos disponíveis. Meu sonho era um 950 XL, mas o sonho foi assassinado pela própria Microsoft, que nunca estimulou desenvolvedores e matou definitivamente o sistema em 2014.Ainda tenho um 535 da minha filha em alguma gaveta aqui em casa. Kkk
Com o Windows on ARM, pode ser que novos dispositivos apareçam com Windows 10 completo. É isso que os hackers estão fazendo com o Lumia 950 / 950 XL
Para voltar e continuar a sofrer? Prefiro sofrer com o Android e permanecer vivo.
Enquanto o WP não retorna, vou matando a saudade no Redmi Note 5 com a Microsoft launcher.
Precisando atingir uma marca absurda de aplicativos (iOS e Android tem mais de 2 milhões), resgatar a confiabilidade do consumidor e se consolidar no mercado, não é difícil imaginar que a MS não iria se arriscar em lançar um novo Windows Phone. Talvez se a MS apresentasse primeiro uma plataforma (inclusive loja) totalmente voltada ao 5G, dando uma nova experiência voltada ao consumidor e aos desenvolvedores de aplicativos, ela teria alguma chance. Mas não vejo muita notícia sobre a MS estar empenhada nisto…
Ainda uso meu 640XL enquanto tiver atualizações de segurança, já começo a ficar triste pois em dezembro encerra, então vou ver para uma marca de credibilidade.
Pode até voltar..
Mais ter fãs como antes.. Nunca mais… Eu mesmo só volto para Windows Phone, Mobile ou qualquer coisa do gênero quando estiver consolidado…
Certeza absoluta q se voltasse eu usaria, não aguento mais Android e IOS
Sem sombra de dúvidas se o WP voltasse eu voltaria a usar, achava um sistema muito bom, usa seu potencial ao maximo,
Penso da mesma forma…