Após alguns dias utilizando o Redmi Note 11 Pro+ 5G em 2023 estou aqui para contar aos leitores o que de bom esse aparelho da Xiaomi pode nos oferecer. Este que é o aparelho mais barato da marca com carregador de 120W de potência, apesar da versão indiana vir com 67W. A propósito, este é o maior destaque do modelo já que a fabricante promete carga completa em até 20 minutos, o que acho algo muito relevante para os dias atuais onde as pessoas só vivem com pressa para fazer tudo e carregar o aparelho rápido demais é bem interessante.
Bateria e Carga
A propósito, quanto tempo consegui completar a carga do aparelho enquanto a bateria de 4.500mAh estava completamente descarregada? Olha, não é uma tarefa fácil descarregar a bateria desse aparelho porque aguenta tranquilo até o final do dia, fazendo mais de 10 horas de tela. Nos primeiros 10 minutos eu consegui entre 50 a 60% da bateria, isso com o aparelho desligado.
Detalhe que para o aparelho usar toda potência do adaptador de carga, é necessário ativar um recurso de software, indo no aplicativo de Segurança> Bateria e Desempenho> Bateria> Acelerar velocidade de carregamento. Esta funcionalidade vem por padrão desativada e isso acontece porque a própria Xiaomi não recomenda usá-la sempre para não aumentar o desgaste da bateria tão precocimente. Use somente quando estiver com mais pressa para a carga se completar.
Câmeras
O processador MediaTek Dimensity 920 entrega bom desempenho no pós-processamento de imagens para as câmeras são ótimas para fotos, especialmente para a principal de 108MP. Agora, em termos de vídeo ele fica limitado a gravações em 4K a 30fps na câmera principal e fullHD na frontal e ulta grande angular. Até testei a captação de áudio dele e achei satisfatória, mas não temos aqui um microfone tão eficiente para gravações de shows, por exemplo.
Em termos de fotos, só dá para tirar todo proveito das câmeras se você instalar o GCAM. A câmera nativa em fotos na frontal deixa a desejar em alguns aspectos. Gosto de usar a câmera nativa para fazer fotos do céu a noite e nisso ela funciona perfeitamente.
Display
O display dele é um ponto muito forte, já que temos uma tela AMOLED com 120Hz de taxa de atualização, onde o preto realmente será preto, você tem recursos de tela sempre ativa mesmo com ela desligada, a taxa de atualização é legal para rodar jogos quando se for usar a sensibilidade da tela em todo vapor. Essa função pode ser usada no automático ou permanentemente na taxa mais alta, que também consome mais bateria, então não use o recurso sempre.
Processador e desempenho
Falando em rodar jogos, o processador e os 8GB de RAM do aparelho promete rodar tudo tranquilaço, mesmo no limite em qualidade gráfica. Essa quantidade toda de RAM ainda pode ser expandida, graças ao recurso do sistema que te permite usar parte do armazenamento interno como RAM, isso é, 2, 4 ou 6GB a mais.
Sistema e MIUI
Quando recebi o aparelho, ele veio com a MIUI 12.5 baseada no Android 11 e demorou um pouco até receber a MIUI 13 baseada no Android 12, hein. Fora isso, é uma boa modificação do Android com diversos recursos implementados nativamente, que vai dispensar a necessidade de baixar outros aplicativos. Tem muitos recursos de personalização, fora os temas que podem ser baixados na loja de tema da própria Xiaomi.
Acessórios
A capinha que vem com ele é aquela de silicone bem vagabunda diga-se de passagem, desculpem a expressão, é que ela fica muito encardida depois de um determinado tempo de uso. Por isso, já te recomendo encomendar uma case mais decente já que a Xiaomi não inclui uma nem com os modelos mais caros.
Som
Um detalhe muito importante nele que não pode passar batido. Ele possui alto falantes duplos estéreo sincronizados pela JBL, meus amigos – isso só está presente na versão global e não na indiana. Pois é. Na prática, eu até esperava um pouco mais dele, mas está aí, são duplos e tem saída no topo e na parte inferior. Detalhe: a saída da parte superior é mais baixo do que a de baixo.
Resumindo: é um aparelho que recomendaria sim e na Amazon ele sai por um pouco menos de R$1.900,00 , já no Aliexpress, importando, você paga menos de R$ 1.500 dependendo da variante, se de 128 ou 256GB. É o menor valor para se ter um aparelho da Xiaomi com carregador de 120W. Deixaremos links confiáveis de compra na descrição do vídeo.