Nos últimos anos temos nos deparado com diversos casos de aparelhos celulares explodindo ao redor do mundo, e infelizmente, na última semana o site 91mobiles nos trouxe a informação de que mais um caso ocorreu na Índia.
Segundo o portal, o incidente aconteceu na cidade de Bhagalpur, em Bihar na Índia, onde o usuário Sanjeev Raja explicou ter deixado o smartphone na cama enquanto preparava um chá, e ao voltar se deparou com o smartphone soltando fumaça pela região traseira e consequentemente explodindo.
O 91mobiles ainda divulgou fotos e a gravação feita por Sanjeev onde é possível ver o Xiaomi 11 Lite 5G NE soltando fumaça e sem nenhum acessório ou carregador conectado ao dispositivo:
Ao tentar contato com a Xiaomi sobre o caso, o 91mobiles obteve a seguinte declaração:
“Após nossa investigação, a causa deste infeliz incidente foi identificada como adulteração física do dispositivo. O dano foi causado devido a marcas de perfuração na bateria e, portanto, isso é classificado como ‘dano induzido pelo cliente’. Estamos em constante contato com o cliente para orientá-lo no processo de resolução. Além disso, na Xiaomi Índia, temos uma forte rede pós-venda de mais de 2.000 centros de serviços autorizados Xiaomi que trabalham incansavelmente para fornecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, aos nossos fãs e clientes. Solicitamos aos nossos clientes que evitem abrir seus dispositivos ou aplicar pressão externa e visitar os centros de serviço autorizado da Xiaomi se precisarem de assistência.”
Xiaomi em declaração ao 91mobiles
Nos últimos meses vimos casos semelhantes acontecerem no Brasil, como o aparelho que explodiu dentro de um clínica em Paranavaí (PR) no último mês de janeiro, e também, em outubro de 2022, quando um morador de Campo Grande (MS) teve parte de sua casa queimada após um celular pegar fogo enquanto carregava na cama.
Para a prevenção de acidentes como estes, o Meu-Smartphone.com traz alguns cuidados que devem ser tomados com seu dispositivo:
- Utilizar carregadores originais nos aparelhos;
- Realizar manutenções apenas em assistências autorizadas;
- Evitar deixar o aparelho carregando em superfícies que atrapalhem a dissipação de calor;
- Não utilizar o smartphone conectado na tomada;
Fonte: 91mobiles