Para o hacker Ben, instalar o Windows 10 em dispositivos ARM, como um Microsoft Lumia 950 XL , foi necessário ter que desenvolver um carregador de inicialização personalizado da Unified Extensible Firmware Interface (UEFI) no telefone. Afinal, o Windows 10 requer um ambiente de inicialização seguro para funcionar corretamente.
O hacker realizou todo o processo desde o mês passado, e hoje ele twittou imagens e até mesmo vídeo do seu Lumia 950 XL executando a versão ARM do sistema operacional em questão.
Caso não se lembre, o Lumia 950 XL foi lançado em novembro de 2015, e é equipado por um chipset Snapdragon 810, contendo quatro quatro núcleos Cortex-A53 Cortex-A57 e, saiu de fabrica rodando o Windows 10 Mobile, que era totalmente voltado para dispositivos móveis.
— Ben | imbushuo (@imbushuo) 3 de maio de 2018
A promessa de tornar um dispositivo móvel capaz de desempenhar a função completa de um computador tem sido um dos maiores desafios que a Microsoft tem abraçado nos últimos anos. Contudo, devido as limitações de hardware e software, o Continuum não foi capaz de apresentar esta inovação de forma atrativa ao consumidor, pelo menos no seu primeiro momento.
A execução ocorre de forma similar ao que hoje acontece quando tentamos rodar programas x32 em processadores x64. Para os aplicativos da plataforma universal não precisará haver nenhuma tradução especifica de software, já que eles já são de fato adaptados para processadores ARM.
2 Comentários
Tenho um Lumia 640, e funciona muito bem
Mas se torna inútil sem apps necessários