Primeiro é preciso ter conhecimento de que seu sucessor, o POCO X5 Pro, já foi apresentado e já atrai um publico bem significativo fazendo muitas vendas atualmente. Outro ponto é observar a diferença de valor entre um e outro. Obviamente não valeria a pena comprar o X4 Pro sendo que com menos de R$200 se pode comprar o X5 Pro que traz um processador ligeiramente superior ao Snapdragon 695 do X4 Pro.
Pois bem! Acabei de fazer isso: pesquisei o valor do POCO X4 PRO no Aliexpress e fiz uma comparação com o valor do POCO X5 PRO e a conclusão é que a diferença acaba não valendo a pena ter o modelo mais antigo. A mesma coisa acontece em lojas que vende esses aparelhos no Brasil, como a Amazon Brasil. Mas vamos lá para a introdução caso você encontre o X4 Pro com um valor irresistível internet a fora.
INTRODUÇÃO
Bom! O POCO X4 PRO o que podemos chamar de intermediário com 5G por causa do processador dele (Snapdragon 695) que não é tão poderoso e limita um pouco o desempenho em tarefas mais pesadas e limita em gravação de vídeos em 1080p que é o famoso fullHD, mas tem 6GB de RAM que ajuda muito permitindo muitos apps abertos simultaneamente e isso é importante nos dias atuais que mexemos com tantos apps ao mesmo tempo.
Por outro lado, tem características interessantes que normalmente só se vê em aparelhos mais caros, como a tela AMOLED de 120Hz de resolução fullHD+ e proteção Gorilla Glass 5. Já vem pronto para a MIUI 13 baseada no Android 12, bem como a MIUI 14 com o Android 13. Assim que eu tirei ele da caixa e configurei, ele estava na MIUI 12.5 baseada no Android 11 e atualizei e está tudo certo aqui. Curti a modificação da central de ações que deixa o controle de brilho e volume muito parecido com dos iPhones.
CONSTRUÇÃO
A construção dele é de vidro tanto na frente quanto na traseira e o aro lateral é feito em alumínio para passar um ar de produto premium. O aparelho é bem grande para caber em mãos pequenas como a minha e, você pode ver ali o gigantesco módulo de câmera que mostra como a Xiaomi gosta de chamar atenção.
CÂMERAS
Pois bem, a câmera principal é de 108MP, mas a variante indiana vem com 64MP (é o caso aqui), tem câmera ultra wide de 8MP e uma macro de 2MP. A frontal é de 16MP. Já que estamos falando de câmeras, vou mostrar agora os resultados que obtive fazendo fotos através dessas câmeras. Os resultados ficam por conta do que é mostrado no vídeo abaixo.
Um coisa que gosto muito de fazer com as câmeras dos aparelhos Xiaomi é fotos das estrelas, que exige um pouco de esforço para isso, pois você tem que sair no meio da noite, estar em local completamente escuro e levar um tripé, senão não vai dar certo e a foto não vai ficar legal.
BATERIA E CARGA
A bateria é um ponto forte por causa da sua capacidade de 5.000mAh que chega a fazer mais de 12hs de tela e traz um carregador de 67W de potência que carrega o aparelho completamente em menos de 1 hora, especialmente com ele desligado.
EXTRAS
Não podemos esquecer de seus alto-falantes estéreo, conexão NFC, Bluetooth 5.1 e suporte a rádio FM. O aparelho traz uma certificação IP53 para resistir a respingos d’água para situações de pegar uma chuva leve, por exemplo.