Aproveitando o seu retorno ao Brasil, a Xiaomi inaugurou sua primeira loja oficial em território nacional. A loja, que está localizada no Shopping Ibirapuera na cidade de São Paulo, levou diversos consumidores e fãs a conhecerem de perto os mais variados produtos da gigante chinesa.
Apesar de operar de forma legal no Brasil, alguns produtos disponibilizados na loja oficial poderiam estar sendo vendidos de forma “ilegal“.
Segundo o site MundoConectado, os produtos vendidos na loja não estão respeitando algumas das normas da Anatel. Isso porque fotos enviadas ao site mostram os produtos sem o selo da agência reguladora, o que impossibilita de serem comercializados, pois é um item obrigatório em produtos vendidos no mercado brasileiro. O selo do Inmetro é outro que também não aparece nos produtos.
Chequem algumas imagens
Mais problemas também foram constatados, com uma balança e lâmpadas de LED que, apesar de receberem o selo de homologação, aparecem como não registrados no banco de dados da Anatel.
Estes são problemas que não afetam os smartphones lançados no mercado nacional. Todos estão devidamente homologados e podem ser comercializados legalmente. Mas será que a loja estaria vendendo produtos sem certificação local e fazendo proveito de produtos importados para comercialização direta ao consumido?
Ainda não há um pronunciamento oficial da Xiaomi, nem da DL Eletrônicos que é a responsável pelo retorno da empresa ao país. Aguardaremos por novas informações sobre estes problemas com homologação.
8 Comentários
Serve pra anda esse selo.
Eu penso que a Anatel é a Agência Nacional de Telecomunicações, responsável por regularizar, por exemplo, aparelhos de telecomunicação. Uma balança, fone de ouvido ou lâmpada, não necessitam registro em tal agência governamental.
Seria as baterias também.. Mas eu também não vejo sentido…
Se eles transmitem sinal de radiofrequência, é necessário sim a homologação da Anatel. No caso, eles possuem Bluetooth, por isso deveriam ter homologado antes de colocar à venda.
E pelo que parece, não está fazendo muita diferença em questões de preços dos smartphones comercializado no Brasil.. Porque os aparelhos mais top por exemplo, está mais baratos importar do que comprar aqui na loja da própria no Brasil..
Natural… Esses importados não paga uma pancada de impostos de importação além de todo custo Brasil.. Tipo FGTS, INSS, iss, Icms, salário de funcionários aqui no brasil, além de toda rede de suporte e marketing
Deixa os caras fazerem o paranauê
kkkkkk