Quem tem hoje pelo menos 25 ou 30 anos deve ter alcançado a época em que os celulares Nokia dominavam todo o mercado de telefonia ao redor do mundo. Isso porque a fabricante era referência quando se tratava de dispositivos bem construídos, resistentes e com design exótico e único. Além disso, seus aparelhos embarcavam um sistema operacional móvel (Symbian S60) que tornavam os telefones não apenas um objeto de fazer ligações e enviar SMS, mas também porque oferecia funções avançadas que elevavam esses aparelhos a um nível mais alto para serem chamados de smartphones.
Muitos desses telefones completaram 20 anos desde o seu lançamento ao decorrer de 2003 e, nós decidimos listar pelo menos 10 dos mais conhecidos aqui. Fiquem a vontade para comentar e sugerir outros modelos que poderiam estar na lista em questão.
1. Nokia 1100
Lançado em 2003, o Nokia 1100 foi o celular mais vendido de todos os tempos e até hoje nenhum outro telefone superou a quantidade de unidades vendidas. Foram mais de 250 milhões para se ter uma idéia. O 1100 era muito conhecido como celular lanterninha já que tinha uma lanterninha integrada no topo dele e isso era novidade naquele tempo. Era só dá um duplo toque na tecla “C”para acioná-la e fazer o mesmo para desligar.
Tinha os clássicos ringtones da Nokia, os joguinhos como Snake II e Space Impact + que era febre entre os jovens e adultos.
Mas acredito que ele tenha sido bastante vendido por causa do seu design moderno, pois as pessoas estavam acostumadas com os tijolões – celulares grandes e grossos. Ele era muito mais fino e moderno. Dava para remover facilmente a carcaça para trocar por outra de uma outra cor, funcionava como a case de proteção que compramos hoje para nossos smartphones.
2. Nokia 2100
Lançado em 2003, o Nokia 2100 foi lançado no mesmo ano do 1100 e do 3100. Não foi lançado como um sucessor, mas estando em uma categoria acima do 1100. Exemplo: tinha mais espaço para SMS e lista telefônica, mais tempo de conversação, mais jogos instalados. Era basicamente esse o diferencial.
Na traseira dele tinha um compartimento para colocarmos um foto 3×4 e o design dele era bem legal e atraente para aquela época.
3. Nokia N-gage clássic
Esse aqui foi o primeiro celular gamer do mundo. Se parecia mais um video game do que um celular de fato. O Nokia N-gage tinha um formado bem incomum para um celular. Não vendeu tanto por causa do seu formato, só os amantes de jogos se interessavam por ele e por isso acabou sendo um dispositivo voltado a um público específico.
Você poderia comprar os jogos com mídia física separadamente que na verdade era um memory card e inserir na traseira dele. O problema é que toda vez que você fosse inserir e retirar, precisava remover a bateria. Mas isso se tornou uma relíquia hoje em dia, pois foi uma grande invenção apresentada pela Nokia em 2003.
4. Nokia 8910i
Esse aqui era chique demais pois tinha um mecanismo deslizante que precisava ser acionado todas as vezes que você queria ter acesso ao teclado alfanumérico. Foi um dos primeiros a ter uma tela colorida, tinha mais espaço para guardar contatos, SMS, registro de chamadas e suporte a toques monofônicos. Esse foi uma edição limitada por ter partes de sua construção feitas em titânio.
5. Nokia 2280
Também lançado em 2003, o 2280 estava equipado com a tecnologia CDMA e era vendido exclusivamente pela operadora Vivo aqui no Brasil. O que isso significava? Bom! Você não podia por um chip de operadora pois ele não era GSM. Mas isso não era um problema, pois o celular era bom do mesmo jeito.
Já se conectava a rede GPRS de internet, tinha 5 jogos instalados (o meu favorito era Trail biker) e um design bem atraente, moderno e menos espesso que os demais. O charme dele era a anteninha rsrs necessário levantar todas as vezes que fosse atender ou fazer uma ligação.
6. Nokia 3650
Esse aqui era um bem exótico e que também foi apresentado em 2003. Um dos primeiros a rodar o sistema Symbian S60, uma versão do sistema da Nokia para celulares mais caros. Ele incluia suporte a multitarefas, que permitia aos usuários deixar apps abertos em segundo plano. Tinha tela maior e colorida. O invocado nele é o formato do teclado que creio eu que deixava a galera bem bugada para encontrar as letras e números.
Suportava instalar apps java e Symbian, tinha infra-vermelho, bluetooth, câmera VGA integrada e o mais essencial na época, suporte para cartão de memória.
7.Nokia 6600
Eu apelidei ele de gorduchinho por causa do formato. O Nokia 6600 também chegou a ser um dos celulares mais vendidos de todos os tempos, chegando a vender mais de 150 milhões de unidades.
Apareceu no filme “um grito de socorro” e era considerado não somente um celular, mas também um smartphone por causa dos recursos avançados, sistema operacional com multitarefas e as diversas possibilidades de instalar apps e jogos de modo off-line, suportava toques monofônicos, bluetooth, infravermelho e claro a câmera VGA integrada.
8. Nokia 3205
Vendido exclusivamente no Brasil pela Vivo, o 3205 foi um dos primeiros a surgir no mercado com tela colorida, câmera VGA integrada, toques polifônicos e tinha bastante espaço para armazenar SMS, registro de chamadas e contatos telefônicos. Ah! tinha infravermelho e rádio FM também.
Trazia uma tecla que dava pra acionar a lanterninha que ficava na parte inferior. A construção era muito íconica, pois permitia ao usuário personalizar com molduras feitas por conta própria. Dava apra trocar a moldura traseira e frontal.
9.Nokia 7250i
Esse eu apelidei de celular caixão justamente por causa do formato parecido com um caixão. Trazia basicamente as mesmas características do 3205, como tela colorida, câmera VGA integrada, toques polifônicos, rádio FM, acesso a internet via GPRS e infravermelho. A carcaça dele poderia ser trocada facilmente arrancando a traseira e a frontal e colocando uma de uma cor de sua preferência.
10. Nokia 6225
Vendido exclusivamente na Vivo por causa da tecnologia CDMA, onde o usuário ficava preso a uma única operadora, o grande diferencial neste aparelho é apenas o design em comparação ao 7250i e 3205, pois os recursos internos eram os mesmos como mais espaço para armazenar SMS e contatos, tela colorida, acesso a internet via GPRS, infravermelho, câmera VGA integrada, toques polifônicos e rádio FM.