Sabe quando você compra um celular e ele vem com aquelas transições suave, carregamento de aplicativos rápido? Eu me arrisco a dizer que você está com a oitava maravilha do mundo em suas mãos.
Sabemos que com aparelhos Android basta tirar algumas fotos, instalar meia dúzia de apps e jogos pronto… O problema começa a aparecer, e foi-se a oitava maravilha do mundo. Aí você clica no ícone de um aplicativo na novela das 7 e ele vai abrir na novela das 11. Enfim, a lentidão é muito desagradável.
Mas mantenha a calma! Eu exagerei um pouco, eu sei. Os problemas de fato ocorrem, mas nada que alguns truques não resolvam e o melhor é que a maioria das dicas que nós iremos passar aqui, não precisa instalar nenhum tipo de aplicativos de terceiros. Se liga!
1 – Limpe o cache
Os aplicativos do Android são mestres em salvar dados, e esses arquivos ficam armazenados na memoria interna do dispositivo chamado cache. Esses arquivos são salvos para que quando você for abrir um determinado aplicativo o processo ocorra mais rápido, mas com certo tempo essas informações vão se acumulando e deixando seu smartphone Android um pouco mais lerdo.
Então, para se livrar dessas engasgadas vá até as Configurações – Aplicativos e abrir o menu. Nele, há a opção limpar todo o cache de aplicativos. Selecione Limpar cache e veja quanto espaço extra você consegue. Provavelmente um monte!
2 – Remova aplicativos desnecessários
A regra é simples e lógica, quanto mais aplicativos instalados, mais espaço será consumido. E claro, sempre tem aquele app que você instalou só por curiosidade e acabou esquecendo ele na sua bandeja de aplicativos.
Remover apps inúteis libera um bom espaço na memória, ainda mais considerando que, se o aparelho está muito lento, você certamente não vai usar estes serviços de qualquer maneira. Então, abra sua gaveta de aplicativos e apague todos aqueles que você não usa.
3 – Desligue ou diminua animações
Preste atenção, para realizar este processo é necessário ativar o modo desenvolvedor. E para desativar ou diminuir as animações vá às configurações, Sobre (o telefone), e, em Informações do Software, toque sete (7) vezes em Número da versão. Volte à tela inicial das configurações e vá a Opções do desenvolvedor, novo item no menu. Procure pela parte de Desenho e diminua as escalas de animação que quiser.
Após diminuir ou desativar as animações do sistema, é interessante você colocar apenas papeis de paredes estáticos. Além de melhorar o desempenho do seu smartphone, a bateria do seu dispositivo vai te agradecer muito.
4 – Coloque as fotos na nuvem e não na memória interna
Outra ótima dica é você eliminar as fotos e os vídeos que estão armazenados na memoria do seu telefone para coloca-las todas na nuvem. Existem ótimos aplicativo para realizar tal feito como: Dropbox, OneDrive e até mesmo o Google Drive que vem instalado em seu smartphone por padrão.
O problema de fazer isso é que seu plano de dados pode não dar conta se você ficar acessando as imagens caso não esteja conectado à uma rede Wi-Fi. Mas a memória extra certamente vai melhorar o desempenho do dispositivo, em alguns apps existem a opção de visualização off-line.
5 – Restaurações de fábrica
Para finalizar, os usuários do Windows para smartphones conhecem bem essa forma de melhorar o desempenho dos seus aparelhos. Lembre-se, é sempre bom ativar o backup para que seus arquivos e aplicativos não sejam perdidos caso ocorra alguma falha. Após ativar o backup vá às configurações e selecione fazer backup & redefinir, e então escolha Configuração original.
Após ter finalizado esses truques no seu aparelho, eu espero que você passe um bom tempo sem ter dor de cabeça quando o assunto for o desempenho do seu smartphone Android. Até a próxima.