A fragmentação da distribuição das atualizações do sistema Android ainda é responsável por fazer com que você ainda se pergunte se o smartphone que você comprará vai receber alguma atualização e quando isso de fato acontecerá. A equipe do Android tem conhecimento desse problema. Até porque se tem uma coisa que os fabricantes tanto se questionam, é qual a razão do processo ser tão demorado e caro.
Com o Android O, a equipe de desenvolvimento trabalhará em estreita colaboração com fabricantes de dispositivos para tomar medidas para solucionar esse problema. A solução virá com o Project Treble: a maior mudança na arquitetura de baixo nível do sistema Android até agora.
Atualmente, o Android é atualizado da seguinte forma:
- A versão de código aberto do sistema é liberada;
- As fabricantes de chips usados em dispositivos Android modificam a versão para cada hardware;
- As modificações são enviadas às fabricantes de smartphones e tablets. A versão é alterada novamente, dessa vez para essas empresas, conforme necessidade do dispositivo.
- As fabricantes de smartphones trabalham em conjunto com as operadoras para testar e certificar a nova versão;
- Em seguida, a versão é disponibilizada ao usuário final.
O Project Treble tem a missão de re-arquitetar o Android para tornar mais fácil, mais rápido e menos oneroso para os fabricantes atualizar dispositivos para uma nova versão do Android. Neste caso, será eliminada a necessidade de as fabricantes de chips modificarem as versões a cada atualização. A “skin” aplicada pelas empresas ao sistema operacional poderá permanecer a mesma, enquanto o Google consegue atualizar o núcleo do sistema independentemente.
As fabricantes de dispositivos podem optar por entregar uma nova versão do Android aos consumidores apenas atualizando a estrutura do sistema operacional sem qualquer trabalho adicional exigido das produtoras de chips”, como afirma o Google. Isso agiliza e muito o processo de distribuição das atualizações.
O Project Treble estará chegando a todos os novos dispositivos lançados com o Android O ou superior. De fato, a nova arquitetura do Project Treble já está sendo executada no Developer Preview do Android O para telefones Pixel e Nexus.