A PROTESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) apontou recentemente que grande parte dos aplicativos para economia de bateria na maioria das vezes não funcionam como deveria. A associação testou 16 aplicativos nas principais plataformas móveis do mercado, Windows Phone, Android, iOS e reprovou 7 entre os Apps analisados.
Os apps testados foram:
iOS
- Battery HD+
- Bateria Cheia
- Battery Life Magic
- Battery Doctor – Must Have
Windows Phone
- Lumia Battery
- Battery Pro+
- Doctor Bateria
- Battery Advisor
Android
- Battery Defender
- Battery Widget Reborn (versão gratuita)
- Juice Defender
- DU Batery Saver
- Battery Doctor Saver
- Battery Guru
- Avast Batery Saver
- Batery Saver (Boot & Clean)
Quase a metade dos aplicativos acima foram reprovados por conta do péssimo desempenho proporcionado por eles, nenhuma destas aplicações informaram quais softwares estão consumindo a bateria do dispositivo. De acordo com a fonte em questão, a falta de updates é o grande empecilho para o bom funcionamento dos serviços. Como exemplo temos o Battery Life do iOS que foi atualizado 3 anos atrás, já no Android a coisa piora um pouco mais, o Battery Defender não é atualizado há mais de 4 anos.
Em alguns casos alguns aplicativos realmente funcionam, mas não como deveriam. No Windows Phone o Lumia Battery conseguiu aumentar a duração da bateria em 15,7%, no Android a duração chegou a 52,6% a mais, e no iOS O Battery Doctor – Must Have conseguiu aumentar a duração em 35,8%.
O que você faz para economizar a bateria do seu smartphone?
Fonte: Olhar Digital