Com as vendas de PCs em baixa, a Microsoft e suas parceiras estão colocando no mercado seus produtos 2 em 1, ou seja, tablet e computador em 1 só dispositivo. Muita vantagem, não acha?
De acordo com a empresa analista australiana Telesyte, mostrou algumas estatísticas do mercado antipodean, que sugere que a estratégia de colocar híbridos no mercado pode estar dando certo. De cordo com seus numero de vendas de tablet com Windows, as vendas mais que duplicaram entre 2014 e 2015 e terminou o último ano com respeitáveis 15,6% de share mundial.
Para você ter uma ideia, as vendas de tablets com Android caiu cerca de 35% e os iPads com iOS tiveram uma queda de 15%. Porém, as vendas de tablet como um todo continua diminuindo, no total a queda foi de 18%, mas a receita aumentou 2% devido os dispositivos caros como os Surfaces da Microsoft e do iPad Pro da Apple.
A análista ainda informa que as vendas de tablets intermediário caíram, apontando que os consumidores estão comprando os mais caros para substituir o notebook ou o computador de mesa. Os tablets intermediário detinham 48% do mercado em 2014; depois 35% em 2015 e provavelmente 26% em 2016. Como eu disse, os consumidores estão optando por algo que dure mais e forneça uma experiência mais próxima de um computador tradicional.
A Telsyte disse ainda:
A Microsoft está atingindo a meta de vender tablet com Windows, produzindo seus próprios Surfaces e também dando a chance de empresas como a Samsung, Dell e Lenovo carregarem seu sistema e obterem sucesso no mesmo ramo.
A analista disse que o Google precisa de um tablet top de linha e de sucesso.
O grande volume de lançamento de tablet Android será incerto no futuro, e a falta de um dispositivo de potente do Google e de sucesso limita o grande potencial de um tablet Android.
A companhia de análise acredita que só os dispositivos híbridos com Windows serão capazes de retomar as grandes vendas de tablets.
Apesar de que esse é o segundo ano seguido que as vendas totais do mercado de tablets declinam, acreditamos que esses dispositivos voltarão a crescer novamente em 2016 graças aos tablets híbridos que se comportam como computador ou tablet dependendo da exigência do consumidor.
Com o Windows 10 e a Windows Store começando a se tornar um loja madura, tablets com Windows deverão se tornar mais baratos e competitivos. Numa era de phablets, será que os tablets ainda terão seu espaço no mercado tenológico?