As coisas não andam nada bem para a Apple Brasil. De acordo com uma reportagem da Folha de S.Paulo, alguns números nada animadores foram divulgados relacionados a venda de iPhone’s em nosso país.
Com base em dados da empresa de consultoria Gartner, as vendas de iPhones durante o primeiro trimestre de 2016 caíram drasticamente chegando a 40% abaixo em relação ao mesmo período do ano passado — isso somam cerca de 498 mil unidades do smartphones da Apple.
No entanto, devemos levar em consideração também a queda geral do mercado de smartphones no Brasil, com o fim da lei do bem que afetou todas as fabricantes – foi uma queda de mais de 25% no geral desde o primeiro mês do ano.
No final das contas, quem se deu melhor foi a Samsung, que teve queda também, mas “apenas” 15% e só vem aumentando cada vez mais o seu market share no Brasil — enquanto a empresa lidera com 42%. A Apple, por sua vez cai para um índice que há muito tempo não era visto em terras brasileiras – apenas 5% do mercado nacional de smartphones.
Diego Silva, analista de mercado da Gartner, acredita que os números do mercado de smartphones devem voltar a crescer no segundo trimestre, isso porque a Apple apenas lançou seu novo smartphone , iPhone SE, no segundo trimestre do ano, dados pelo qual ainda não há relatórios.