Em um evento em Pequim, China, a Xiaomi finalmente revelou a nova versão de sua interface de usuário personalizada – MIUI 9. Isso é, baseada no Android 7.1.1. Inicialmente, a empresa apresentou os quatro recursos principais: busca de imagens, Tela dividida, assistente inteligente e iniciador de aplicativos inteligentes.
Busca de imagens
Este recurso é algo completamente novo para os dispositivos Xiaomi, mas você provavelmente já viu ele no aplicativo Fotos do Google, no qual te permite pesquisar por imagens através de palavras-chave como “selfie”, “face” e “azul”.
Tela dividida
Finalmente a empresa está integrando esta funcionalidade típica do Android 7 na MIUI 9. Então, agora os usuários poderão utilizar dois aplicativos simultaneamente na mesma tela. Você poderá assistir a um vídeo no Youtube enquanto responde mensagens no Whatsapp, por exemplo.
Smart App launcher
O próximo recurso executa um aplicativo, com base nos conteúdos da tela. Você pode simplesmente abrir o Google Maps se você estiver falando sobre ir a algum lugar ou pode ajudá-lo a ler mais sobre um determinado assunto.
Assistente inteligente
Gostaríamos de compará-lo com o Google Assistant, mas isso acontecerá uma vez que a ROM Global estiver disponível, já que o MIUI 9 está atualmente disponível apenas na China.
Xiaomi também disse que o tempo de execução dos aplicativos é “mais rápido do que nunca”. A melhoria foi feita graças a uma aceleração específica da CPU com melhorias no retorno háptico. Se você estiver usando um aplicativo, ele terá prioridade nos recursos do sistema para garantir um desempenho prioritário.