Uma autoridade Italiana que está relacionada a Concorrência e Mercado (AGCM) abriu oficialmente uma investigação contra a Apple e a Samsung sobre a questão do desempenho em dispositivos móveis mais antigos. Quando apontamos para a Apple, sabemos que isso não é um assunto novo, mas a Samsung também está sendo colocada nesse pacote, apesar de afirmar publicamente que não diminui o aceleramento dos seus dispositivos com atualizações.
A AGCM recebeu relatórios de consumidores alegando o contrário. Os relatos dizem que essas duas empresas estão reduzindo o desempenho de produtos antigos para incentivar as pessoas a comprar novos modelos. Isto tem sido feito alegadamente através de uma atualização de software que não informa adequadamente o consumidor das conseqüências.
Isso faz um pouco de sentido, pois não é raro ver usuários fazerem comentários aleatório sobre a lentidão de seus aparelhos, especialmente após receber determinadas atualizações de software. A propósito, os telefones Samsung são conhecidos por terem degenerado mais rápido que a sua concorrência. Já a Apple, bem, isso só está sendo evidenciado a partir das últimas semanas.
Dito isso, o órgão regulamentador realizará investigações separadas e colaborará juntamente com a Unidade Especial Antitruste. Não está claro quais dispositivos Samsung estão envolvidos nisso. Sabe-se mais sobre o caso da Apple, Tim Cook prometeu que uma futura atualização do iOS permitirá aos usuários escolherem priorizar o desempenho ou a duração da bateria.
9 Comentários
640XL 1GB voando aqui, smartphone de 07/2015
Logico que avoa, num teim app. O celular só roda o sistema, aí é facil fica rapido. Queria de ve com os 70 app que eu tenho aqui. Por causa disso que comprei o OnePlus 5T com 6 gigas, roda liso tudo
Interessante o seu precisa de 6x fogo a mais para voar enquanto o meu não :/ , Que também tem 70 Aplicativos (exceto o do SO).
Faz a mesma coisa e custou 6x menos, que o extraordinário top OnePlus 5T <3.
O meu voou também.
Sim, as atualização de software estaria incentivando
O problema da Samsung com as major updates não é o desempenho como um todo.
E sim ou a demora para entregar essa atualização, ou a estratégia de entregar versões defasadas ou do Android ou da Samsung Experience, por já se pensar na geração futura desse modelo.
Por exemplo: o Galaxy J7 Prime (SM-G610) demorou para receber o Android Nougat, e quando recebeu, foi a versão 7.0 com a SE 8.1. No entanto, ela acabou de lançar o Galaxy On7 Prime (SM-G611), que é exatamente o mesmo aparelho, mas com Android 7.1.1 Nougat e SE 8.5, e ainda com a possibilidade de receber o Android Oreo, diferente do modelo original.
Problemas de desempenho em aparelhos Samsung Galaxy depois de uma grande atualização é difícil de encontrar relatos a respeito.
O que acontece mais é problemas na gestão da bateria.
Como o poder aquisitivo na Europa e EUA é muito superior se comparado outros países, isso é óbvio que venha acontecer.. Agora aqui no Brasil, isso não surtiria resultados, até pelo povo consumir mais dispositivos intermediários e ter por hábito tocar seus aparelhos a cada dois anos..